24 de dezembro de 2014

RESENHA: O PÂNTANO DAS BORBOLETAS - Federico Axat (Ed. Tordesilhas)



Bom dia, queridos.

Nessa véspera de Natal vou falar de um livro que ganhou meu coração: O PÂNTANO DAS BORBOLETAS do FEDERICO AXAT, lançado pela editora TORDESILHAS.

O Pântano das BorboletasO PÂNTANO DAS BORBOLETAS
FEDERICO AXAT
Editora: TORDESILHAS              
Ano: 2014                  
Nº págs: 416
Gênero: Drama, Sci fi, Aventura

SINOPSE: Sam e Billy têm 12 anos e moram na pequena Carnival Falls. Amigos inseparáveis, eles percorrem o bosque de bicicleta e preparam-se para terminar a construção da sonhada casa na árvore. Compartilham tudo, inclusive a paixão por Miranda, a menina rica que acaba de se mudar para a cidade. Juntos, os três vivem as descobertas e as transformações típicas da idade e desvendam o mistério que assombra a vida de Sam: o paradeiro de sua mãe. Com esses ingredientes e doses generosas de lirismo, Federico Axat escreveu uma história admirável sobre a delicada passagem da infância para a adolescência e desta para a vida adulta.Mas não só. Romance de crescimento e suspense com incursões pelo fantástico, O pântano das borboletas reserva uma desconcertante reviravolta final: um segredo que, revelado, arremessa o leitor em um torvelinho de emoções e confere à trama um sentido totalmente novo.

Antes de falar do livro, preciso dizer mais uma vez que sempre que pego um livro da TORDESILHAS para ler fico bastante impressionada. Isso porque a editora lança poucos livros, mas TODOS parecem ser escolhidos a dedo, pois TODOS são excelentes e causam furor durante a leitura.

Dito isso, preciso dizer que a princípio não dei nada por O PÂNTANO DAS BORBOLETAS, e que comecei a ler achando meio chatinho. Parei a leitura e fui ao Skoob conferir as notas, poucas leituras, mas notas sempre excelentes, então pensei “esse livro deve ter algo de bom para ter essa nota tão boa”. E estava certa! Apesar de ter demorado a emplacar na leitura, O PÂNTANO DAS BORBOLETAS me cativou de uma forma mágica, e se no início a leitura estava lenta, não demorou para que o lesse de forma ávida!

A história já começa nos revelando o acidente que tirou a vida da mãe de Sam. Por causa disso, Sam foi viver com um casal que adotava várias crianças. É em meio a esse mundo que vamos vendo essa criança se desenvolver e passar por alguns momentos terríveis, principalmente no que se refere ao assombroso e detestável Orson, um menino daqueles bem malvados e valentões que tentam se impor pela força.

AXAT explora de forma linda todas as tragédias que aconteceram na vida de Sam, mas nem por isso torna O PÂNTANO DAS BORBOLETAS um livro triste, pelo contrário, com a ajuda dos amigos Billy e do primeiro amor, Miranda, vamos acompanhando diversas aventuras desse trio e vamos ficando cada vez mais conectados a essas crianças tão especiais. Pelo fato de AXAT narrar sem pressa, vamos tendo uma visão do pleno desenvolvimento dessa história e dos mais profundos e arraigados detalhes, até que chegamos onde a história deveria realmente nos conduzir, a trágica morte da mãe de Sam, que jamais teve seu corpo encontrado.

A partir daí, passei a ficar ainda mais impressionada com o enredo, pois se o autor já estava sendo incrível ao criar um suspense fantástico envolvendo essa tragédia, fez a história crescer ainda mais ao inserir o mote extraterrestre no enredo. Sério, fiquei IMPRESSIONADA com a forma como AXAT consegui inserir esse assunto no livro, pois pode até parecer desconexo falando pra vocês na resenha, mas quem tiver a oportunidade de ler o livro vai entender que são passagens bastante pertinentes e que nos deixam bastante instigados. Simplesmente AMEI ver que o autor conseguiu conduzir de forma magnânima o mote da ficção científica em meio a uma tragédia tão misteriosa.

Não vou negar que o enredo possui alguns furos, algumas situações mal ou pouco explicadas, contudo, mesmo essas passagens não são capazes de diminuir a grandiosidade das revelações que começam a aparecer. Contudo, confesso que por causa delas estava disposta a dar 4 estrelas para o livro, isso até chegar ao epílogo, onde uma revelação mais que grandiosa foi feita. Foi impossível ficar indiferente e não assombrada com o que AXAT deixou para revelar aos 49 min. do segundo tempo. Diante disso, tive que dar merecidíssimas 5 estrelas para O PÂNTANO DAS BORBOLETAS, e confesso que só não peguei o livro para reler após descobrir esse fato porque tenho muitos atrasados, do contrário, teria feito uma releitura imediata, pois foi surpreendente e interessante demais o final. 

Para quem gosta de sentir um misto enorme de emoções durante uma leitura, O PÂNTANO DAS BORBOLETAS é mais que recomendado, é obrigatório!



Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Saber que tem extraterrestres no meio dessa história me deixou ainda mais curiosa, Mari. Preciso ler. Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Comprei esse livro.. Agr só esperar chegar e começar a ler... Adorei

    ResponderExcluir
  3. ainda estou em estado de graça...livro maravilhosooooooo

    ResponderExcluir
  4. ainda estou em estado de graça...livro maravilhosooooooo

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.