27 de dezembro de 2014

RESENHA: EVE & ADAM - Katherine Applegate (Ed. Novo Conceito)



Oi, gente.

Hoje vou falar de mais um livro atrasado da NOVO CONCEITO: EVE & ADAM, do MICHAEL GRANT & KATHERINE APPLEGATE. Fiquei bem curiosa e bem ansiosa desde que o livro chegou, mas só agora arrumei tempo para ler. Infelizmente, foi uma decepção TOTAL!

Eve & AdamEVE & ADAM
MICHAEL GRANT & KATHERINE APPLEGATE
Editora: NOVO CONCEITO
Ano: 2014                  
Nº págs: 272
Gênero: Sci Fi

SINOPSE: Filha única da poderosa e fria geneticista Terra Spiker, Eve fica entre a vida e a morte depois de sofrer um acidente de carro. O processo de cura no misterioso laboratório Spiker transcorre com uma rapidez impressionante, o que desperta a curiosidade da menina. Antes que Eve estreite os laços com Solo, um rapaz que compartilha segredos com a corporação, a Dra. Spiker lhe propõe um desafio: Eve terá a chance de testar, em primeira mão, um software desenvolvido para manipular gens humanos. Ela poderá criar um namorado sob medida!
Mas brincar de Deus tem consequências, e agora Eve vai descobrir até que ponto existe perfeição.

Nesse ano de 2014 li alguns sci-fi bastante interessantes, justamente por isso a sinopse de EVE & ADAM me atraiu tanto. Achei-a interessantíssima e não via a hora de começar a leitura. Foi bastante empolgada que iniciei e muito decepcionada que terminei de ler esse que deve ter sido uma das maiores decepções do ano.

Tirando a ficção científica que envolve o livro, absolutamente nada mais me atraiu, e é bem complicado ler um livro quando nenhum personagem te instiga. Para que isso aconteça, o enredo deve ser verdadeiramente excelente, o que também não foi o caso. Só não abandonei a leitura porque queria ver o que seria do final, e mesmo assim, OMG, que chocho ¬¬.

Mas meu maior problema com EVE & ADAM foram os personagens. Eve, a protagonista, é completamente rasa, sem profundidade e apesar do acidente parece se vitimizar por tudo. É o famoso 'pobre menina rica'... Tenho uma birra tremenda dessas meninas que tem tudo e sempre acham algum motivo para se queixar, como se a vida delas fosse bastante difícil. Difícil é a vida de quem não tem o que comer ou onde dormir, mas humanidade passa longe desse tipo de personagem, éca.

Aliás, porque agora praticamente TODOS os livros contam com personagens adolescentes. Gente, uma criança de 16 anos não tem uma história de vida ou um aprofundamento grande para expor, mas os autores têm uma mania terrível de querer dizer o quão sofredor é um aborrecente ¬¬.

Um dos motivos de Eve sofrer tanto é pelo fato de sua mãe ser uma megera. Se ela de fato o é, não sei, pois como disse, não há aprofundamento em nenhum dos personagens. Em relação ao campo de trabalho ela é, sim, uma mulher bem enérgica e até insuportável, mas em relação à filha suas criticas são mais voltadas a sua amiga, Aislin, a quem a mãe acha meio piranhosa e bêbada. E vejam bem, não é uma implicância de mãe, a menina é realmente assim! Não consegue ver um garoto em sua frente e não fazer um comentário sobre sua “gostosura” e até quando visita Eve, que está recém operada, dá um jeito de arrumar uma bebidinha. Não bastando, ela ainda namora com um sujeito chamado Maddox, um desses que estão na moda nos NA de hoje em dia: machista, boboca, sem conteúdo e no caso dele, pior, bandido, pois está sempre às vias de ser preso, e Eve, claro, acha tudo normal e que ele e a amiga fazem um casal perfeito ¬¬. Sério, sinto NOJO quando leio esses livros que estimulam as meninas a se envolverem com esse tipo de homem por acharem que elas vão poder ser a salvação deles e fazê-los mudar. Pé no chão, gente, por favor!

Não bastando tudo isso, Aislin ainda fala mal da mãe de Eve e ela ainda acha graça! Pois para ela a mamãe é realmente ruim e não entende sua amiga que é o máximo. Sinto muito aos que tem mente aberta, mas se eu fosse mãe também daria um chilique se minha filha tivesse uma amiga dessas, ainda mais com um namorado desses a tira colo.

Mas o pior de tudo foi Eve falando: “Quando você está no ensino médio, analisando os garotos, e você descarta todos aqueles que procuram a garota perfeita, todos os infantis, bobos, chatos, malvados ou obcecados por sexo, não sobra muita coisa”. Agora vejam a discrepância da coisa, Eve acha os garotos que procuram uma garota perfeita fúteis e nada inteligentes, mas quem é que está criando o cara perfeito através de um programa de computador? Não é engraçada a forma como a protagonista usa um tom pejorativo para falar dos garotos que se preocupam mais com a aparência das garotas quando ela mesma também se preocupa com isso? Desculpem, mas achei MUITO ridículo ela desdenhar dos meninos por fazerem isso e se achar no direito de fazer o mesmo. Foi boçal.

O único personagem mais ou menos interessante foi Solo, que tem um passado que é explorado no livro, mas mesmo assim não achei grande coisa e esperava mais.


O fato de ter um envolvimento amoroso no livro também me incomodou muito, pois me pareceu que os autores perderam o foco, que deveria ser apresentar um sci-fi, não um romance adolescente, e, por fim, foi exatamente isso e SÓ isso que EVE & ADAM foi, um romance adolescente igual a uma infinidade de outros que estão aparecendo. Primeiro volume da série lido e com certeza descartado, não continuo lendo nem amarrada. Esse vai para a lista de Não Recomendo!


Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.