17 de dezembro de 2014

RESENHA: LEVIATÃ - A MISSÃO SECRETA - Scott Westerfeld (Ed. Galera Record)



Hei, gente!

Estamos quase nos despedindo do nosso Especial do Grupo Record L Para finalizar esses dias dedicados à editora, vou falar de uma trilogia que me deixou de queixo caído: LEVIATÃ do SCOTT WESTERFELD, e hoje falo sobre o primeiro volume dessa trilogia maravilhosa que a GALERA RECORD lançou, e que dá nome a série: LEVIATÃ – A MISSÃO SECRETA.

Leviatã: A Missão SecretaLEVIATÃ: A MISSÃO SECRETA (vol. 1)
SCOTT WESTERFELD
Série: Leviatã
Editora: GALERA RECORD              
Ano: 2012                 
Nº págs: 368
Gênero: Steampunk

SINOPSE: Scott Westerfeld, autor da série Feios, reinventa aqui a Primeira Guerra Mundial em uma narrativa steampunk. Em lados opostos, mekanistas lutam com aparatos mecânicos movidos à combustível e darwinistas usam imensos animais geneticamente fabricados, e adaptados para a batalha. Alek Ferdinand, príncipe do império austro-húngaro, está sem saída. Perdeu seu título e o apoio do povo, restando apenas um imenso ciclope Stormwalker e um grupo leal de homens. Por outro lado, Deryn Sharp é uma jovem plebeia que se disfarça de homem para ingressar na Força Aérea Britânica. Os caminhos dela e de Alek se cruzarão de maneira inesperada, levando-os a bordo do Leviatã para uma viagem que mudará suas vidas.

Desde que LEVIATÃ – A MISSÃO SECRETA foi lançado, fiquei doida para ler, e apesar de ter o livro há um tempão, resolvi que só iria ler essa trilogia quando ela chegasse ao fim, afinal, não queria passar anos esperando as sequências. Quando GOLIAS foi lançado, finalmente tomei vergonha na cara e comecei a ler a série, e meu Deus!, foi muito melhor do que as opiniões hiper positivas que havia lido!

LEVIATÃ me conquistou logo de cara por trazer o famoso disfarce dos sexos. Foi tão shakespeareano que foi impossível não morrer de amores por Sharp logo na primeira página em que ela/ele apareceu. Essa coisa de uma mulher se passar por homem por estar muito à frente de seu tempo, querer conquistar o seu lugar e mostrar que pode ser tão boa quanto um ser barbado, é o tipo de coisa que atrai o leitor imediatamente, e obviamente fez isso comigo. Se li LEVIATÃ de forma vertiginosa foi por causa das passagens dela e também da doutora, afinal, poucas mulheres se sobressaíram nessa época de guerra.

Aliás, a guerra é outro ponto que me deixou assoberbada com a obra. Apesar de temas ligados a 2ª Guerra serem meus preferidos, SCOTT explorou a 1ª Guerra de forma tão magnânima que foi impossível não ficar em êxtase com o que ele ia relatando. Adoro quando os autores vão mesclando realidade e ficção e nos fazem ter o trabalho de recorrer ao Google para buscar mais informações sobre o tema, e foi exatamente isso que fiz em muitas e muitas passagens, pois queria conferir o que era real e o que era invenção. Para deixar isso ainda melhor, ao final do livro o próprio autor vem esclarecer os fatos reais que reproduziu em LEVIATÃ e quais se sentiu com liberdade para transformar em ficção. Se já tinha amado o livro até chegar ao final, ver o cuidado e zelo que SCOTT teve com a obra fez com que ela tivesse um significado ainda maior.

O livro ainda conta com um outro personagem de grande destaque, Alek, mas confesso que apesar de o garoto ter vivido grandes momentos de tensão, não consegui achar ele um grande personagem nesse primeiro volume. A realidade é que Sharp me conquistou de forma tão voraz, que tudo o que Alek fazia, ou por todo perigo pelo qual passava, parecia minimizado, simplesmente porque outra personagem parecia ser maior na trama.

Obviamente, o que mais me fascinou em LEVIATÃ foi o fato de ser um steampunk. Já li alguns livros do gênero e em todos eles fiquei deslumbrada com o maquinário e as invencionices criadas, mas confesso nunca ter visto nada tão grandioso quanto ao que WESTERFELD criou. O próprio LEVIATÃ é uma criatura que desperta desespero, tão minuciosamente detalhado que foi. Fiquei meio assombrada em ver a grandiosidade dessa criatura e de todas as outras que ela englobava, mas tive um choque ainda maior ao ficar imaginando como a mente do autor conseguiu criar um mundo em guerra tão rico dividido entre makanistas e darwinistas.

O livro também conta com diversas figuras, o que nos leva a ter uma imagem certeira do que o autor criou, e nos faz ficar ainda mais chocados com a enorme criatividade desse homem! 

Desde que LEVIATÃ – A MISSÃO SECRETA foi lançado, li diversos elogios, mas nem em mil anos poderia imaginar que seria assim tão excelente e tão grandioso. Só não dei 5 estrelas porque ao escrever essa resenha já encerrei a leitura do segundo e terceiro volumes, e eles foram ainda melhores e mais surpreendentes que o primeiro, portanto, deixei a introdução com 4 estrelas, mas hoje já adianto que tudo só melhora! <3 Não percam a resenha de BEEMOTE – A REVOLUÇÃO amanhã ;) 


Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Li esse livro e me encantei com ele, nunca tinha lido nada de steampunk e com certeza amei o gênero com essa leitura. O livro todo é perfeito - a guerra, as ilustrações, os personagens, tudo me surpreendeu. E sem falar que as continuações são melhores ainda!
    Adorei a resenha, parabéns! Ficarei na espera pelas próximas resenhas de Beemote e Golias :D

    http://livrosdoespantalho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Que capa linda. Achei demais em como o autor recria a guerra, com cada aspecto diferente e criatividade. Vi que tem muitas tramas e reviravoltas, traições com certeza deve ter e muitas batalhas. Adoro livros do Gênero, fico ansiosa a cada página lida. Espero poder conhecer essa trilogia, é linda todas as capas por sinal.
    Abraços Mari,
    ThayQ.
    http://leituras-insanas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Tenho muita vontade de ler essa trilogia e com seus comentários ela só aumenta, Mari. Parece mesmo eletrizante. Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi! Tenho este livro a algum tempo mas ainda não tinha sentido vontade de lê-lo...Gostei de conferir sua resenha, despertou meu interesse na obra. É mesmo interessante acompanhar enredos assim, com personagens femininas que buscam reconhecimento se vestindo de homem. Adoro livros steampunks e deve ser incrível descobrir o mundo criado por este autor. Vai ser minha próxima leitura, com certeza. :)
    beijos ♥

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.