29 de dezembro de 2014

RESENHA: VERMELHO COMO O SANGUE - Salla Simukka (Ed. Novo Conceito)



Olá, pessoal.

Hoje vim falar de mais uma decepção literária lançada pela NOVO CONCEITO: VERMELHO COMO O SANGUE da SALLA SIMUKKA.

Vermelho Como O SangueVERMELHO COMO O SANGUE
SALLA SIMUKKA
Editora: NOVO CONCEITO              
Ano: 2014                  
Nº págs: 240                      SEM NOTA/ABANDONEI
Gênero: Suspense

SINOPSE: No congelante inverno do Ártico, Lumikki Andersson encontra uma incrível quantidade de notas manchadas de vermelho, ainda úmidas, penduradas para secar no laboratório de fotografia da escola. Cédulas respingadas de sangue. Aos 17 anos, Lumikki vive sozinha, longe de seus pais e do passado que deixou para trás. Em uma conceituada escola de arte, ela se concentra nos estudos, alheia aos flashes, à fofoca e às festinhas dominadas pelos garotos e garotas perfeitos. Depois que se envolve sem querer no caso das cédulas sujas de sangue, Lumikki é arrastada por um turbilhão de eventos. Eventos que se mostram cada vez mais ameaçadores quando as provas apontam para policiais corruptos e para um traficante perigoso, conhecido pela brutalidade com que conduz os seus negócios. Lumikki perde o controle sobre o mundo em que vive e descobre que esteve cega diante das forças que a puxavam para o fundo. Ela descobre também que o tempo está se esgotando. Quando o sangue mancha a neve, talvez seja tarde demais para salvar seus amigos. Ou a si mesma.

Vi tanta gente falando sobre esse livro nas redes sociais que estava morrendo de curiosidade para conferir. Tinha certeza de que a mistura de contos de fadas com policial seria inovadora e de tirar o fôlego, contudo, até agora me pergunto: cadê o conto de fadas e o mote policial em VERMELHO COMO O SANGUE?

O que encontrei de conto de fadas foi mínimo e dizer que esse livro é um suspense policial é praticamente uma piada de mau gosto, de MUITO mau gosto. Realmente achei que essa seria uma história promissora, mas ao ver a idade da protagonista já pensei que não seria aquela maravilha toda. Como venho criticando em muitas de minhas resenhas, não sei o que está acontecendo com os autores que só sabem apresentar personagens na faixa etária dos 16 aos 20 anos. Estou pegando uma birra tão grande que penso em incluir em minhas metas para 2015 a abolição total de livros com protagonistas nessa idade. Sério, já deu, já saturou. Não que essa idade não tenha nada para mostrar, mas ou os autores optam pelo famoso mimimi adolescente, ou meio que variam das ideias, como foi o caso de SIMUKKA com sua protagonista Lumikki, uma garota simples, vinda dos cafundós, mas que de repente se vê em meio a uma trama “policial” e consegue fugir das mais mirabolantes situações, como se fosse uma agente superfodástica com anos de treinamento.

Quero deixar claro que não sou contra os livros com protagonistas adolescentes, vide as distopias, por exemplo, em sua enorme maioria os personagens são dessa idade, mas são pessoas maduras, que não têm o mimimi, e conseguem sair das diversas dificuldades porque foram treinadas para esperar as mais diversas situações, ou, se não foram treinadas, os acontecimentos do mundo as levaram a ter uma percepção mais complexa da realidade. Mas o que temos nesse primeiro volume da trilogia BRANCA DE NEVE é uma garota que simplesmente se torna A FODONA! Ok, já ouvi várias vezes a expressão “quando a água bate na bunda a gente se vira”, mas em algumas situações apresentadas, até agentes experientes teriam dificuldade, mas claro que Lumikki não teve problema algum em resolver tudo ¬¬. Em alguns momentos achei que ela iria se apresentar como Bond, James Bond.

Sério, quando leio um livro assim, passo a acreditar que o autor me acha pouco inteligente, simplesmente porque nada parece verossímil, na verdade, nada parece sequer possível. Talvez se a autora tivesse apresentado personagens menos “sou foda” seria mais possível de a história ter algum fundamento. Mas é impossível acreditar que gente tão esperta possa ser tão burra. 

Sim, li parte do livro esperando um enredo policial, um thriller com um suspense bem intenso, e com mortes baseadas nos contos de fadas originais, talvez por isso minha decepção tenha sido tão gigantesca, pois nesse enredo não tem ABSOLUTAMENTE nada do que pensei que teria. O lado bom de não ter gostado é que não terei mais uma série a acompanhar, mas que me sinto meio enganada e bastante frustrada, não nego. Esse também vai para a listinha de Não Recomendo :S


Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Mari, terminei de ler esse livro hoje e tenho que concordar com você em tudo. Não esperava encontrar um livro ótimo, pois já tinha visto os comentários negativos, mas também não esperava me decepcionar mesmo assim. Afinal, eu não esperava que ele fosse bom. Acho que com o penúltimo parágrafo você descreveu de uma forma perfeita o sentimento que tive ao ler esse livro: a autora chamando nós leitores de burros.

    Beijos,
    Adri
    Stolen Nights

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.