9 de dezembro de 2014

RESENHA: A CONSPIRAÇÃO COLOMBO - Steve Berry (Ed. Record)



Olá, pessoal!

Dias especiais se aproximam aqui no blog \o/ Durante duas semanas teremos apenas resenhas do Grupo Editorial Record. A partir de hoje, começo a postar as resenhas da RECORD, começando com A CONSPIRAÇÃO COLOMBO do STEVE BERRY.

A Conspiração ColomboA CONSPIRAÇÃO COLOMBO
STEVE BERRY
Editora: RECORD              
Ano: 2014                  
Nº págs: 490
Gênero: Suspense, Aventura

SINOPSE: Os mistérios da descoberta da América. Uma aventura eletrizante e surpreendente. A vida e a história de Cristóvão Colombo permanecem um mistério. O famoso navegador, conhecido por ter descoberto a América, nunca deixou muitos registros sobre os seus feitos, o que sempre levantou suspeitas. Mas e se tudo o que sabemos sobre o descobrimento da América for uma mentira? E se essa mentira foi planejada para esconder o verdadeiro motivo pelo qual Colombo partiu em seu navio, em 1492? E se esse segredo guardado há mais de quinhentos anos for capaz de reformular todo o cenário político moderno? Nesta nova aventura, Steve Berry redescobre os segredos por trás dessas perguntas e revela ao mundo um tesouro há muito tempo perdido.

Meu primeiro contato com BERRY foi com O ENIGMA DE JEFFERSON. O autor me impressionou bastante, tanto pela qualidade da narrativa quanto pelo fabuloso enredo que criou. Desde então, venho colecionando os livros dele, e claro que não poderia deixar de ler A CONSPIRAÇÃO COLOMBO, que me deixou, mais uma vez, impressionadíssima com o talento desse homem.

O livro deixa bastante evidente todo o trabalho de pesquisa que o autor teve para elaborar sua história. Acho magnífico sermos inseridos nesse universo que mescla realidade e ficção e nos faz ficar de boca aberta diante tantos fatos históricos desconhecidos. Eu, pelo menos, sempre que fecho esse tipo de livro tenho a sensação de ter saído de uma maravilhosa aula de história que faltou ser dada enquanto ainda estava na escola. O sentimento fica ainda maior quando ao final do livro o autor resolve apontar o que é verdade e o que é ficção, e acho extremamente gratificante descobrir que uma passagem que podia jurar ser ficção, foi real! Foi real e está documentada em algum museu por aí! Isso me enche de satisfação <3.

Uma coisa que costumo detestar nos livros é quando eles remetem ao Oriente Médio, terrorismo, etc, mas BERRY verteu sua história com esses elementos por um caminho que adoro: o fanatismo religioso. De forma grandiosa, o autor nos insere ao judaísmo e a história do mundo que rodeou essa religião. Tudo fica ainda mais gratificante quando o autor insere o período do Nazismo. Eu, que adoro tudo o que se refere à época, cheguei a ter desespero para continuar a leitura.

Mais que uma volta ao passado, BERRY proporcionou uma volta ao mundo e um conhecimento imenso sobre diversos fatos. Foi maravilhoso acompanhar os desdobramentos do passado e ver que afetam as pessoas até hoje.

Se não bastasse BERRY ser um mestre na hora de pesquisar e nos inserir nesse universo tão misto, ele ainda se supera ao criar seus personagens, e como fiquei impressionada com os apresentados em A CONSPIRAÇÃO COLOMBO. Eles são do tipo que despertam todos os possíveis sentimentos. Tom, o protagonista, que no início desperta pena, não demora a ter uma reviravolta em sua vida e fazer com que torçamos por ele de forma incondicional. Aliás, esse homem foi o responsável por grandiosas revelações e pelo fato de eu querer “engolir” o livro, tão intensa e significativa foram suas passagens. A filha dele, Alle, faz às vezes da personagem insuportável, aquela que odiamos do início ao fim e que mesmo quando ela tenta fazer o certo já ganhou nossa antipatia. Se demorei 3 dias para ler A CONSPIRAÇÃO COLOMBO, foi porque parava nas partes dela, pois fica extremamente irritada com a burrice e cegueira da personagem.

Quanto aos vilões... Estou sem fôlego até agora! Que time! Esse é o tipo de história que, para brilhar, claramente precisa de vilões ardilosos, ambiciosos e inteligentíssimos, e foi tudo isso que BERRY apresentou na figura de Simon, o principal dos malvados. Seus capangas e “sócios” não perderam no quesito maldade, só ficaram atrás no que se referiu à inteligência e aos objetivos.

Em relação ao principal personagem da trama, que é quem dá ao título ao livro, preparem-se para conhecer coisas sobre COLOMBO que jamais tivemos contato. Esse homem, que sempre teve muitos mistérios ao seu redor, foi muito bem explorado por BERRY, possibilitando que passássemos a conhecer um pouco dessa figura que se sabe tão pouco.

Amei a leitura e fiquei ainda mais fã do BERRY. Preciso terminar logo minha coleção dele. Sempre incrível! É isso que posso garantir a vocês. Leiam!!!!!




Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Você sabe como me convencer a ler um livro, Mari. Adoro ficção histórica, e fiquei doida por essa. Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.