26 de novembro de 2014

RESENHA: OLHO POR OLHO - Jenny Han e Siobhan Vivian (Ed. Novo Conceito)



Oi, pessoal.

E vamos que vamos com nossa Semana Especial da NOVO CONCEITO. A resenha que vou postar agora é bem, bem, bem antiga. Está pronta desde 29/08/2013! 2013! Meu Deus! O tempo passou voando! Parece que foi ontem que li o fantástico OLHO POR OLHO da JENNY HAN e SIOBHAN VIVIAN.

Olho por OlhoOLHO POR OLHO
JENNY HAN e SIOBHAN VIVIAN
Editora: NOVO CONCEITO                                  
Ano: 2013                  
Nº págs: 320
Gênero: Drama

SINOPSE: Alguma vez você já quis realmente se vingar de alguém que a ofendeu? Talvez uma ex-amiga que a apunhalou pelas costas, ou um namorado traidor, ou um estúpido da escola que a humilhou desde que você era pequena… Alguma vez você já sonhou em envergonhá-lo na frente de todos? E, então, alguma vez você se uniu com outras duas pessoas para criar um elaborado esquema de destruição e revanche? A maior parte de nós não pode dizer que sim a todas essas perguntas (felizmente). Mas, certamente, todos nós somos capazes de nos identificar com muitos dos sentimentos de Kat, Lillia e Mary em Olho por Olho… No entanto, de um exercício de malícia, de uma simples brincadeira adolescente, o jogo do “aqui se faz, aqui se paga” poderá assumir proporções trágicas, em que até mesmo as leis da natureza vão se dispor, misteriosamente, a acalmar os corações ofendidos. Deixe-se levar por uma genuína história sobre o certo e o errado, o justo e o injustificável e procure entender — se possível — os verdadeiros motivos que transformaram estas três meninas. Dramático, honesto e fascinante, este é um livro que ultrapassa todas as expectativas!

Solicitei OLHO POR OLHO sem expectativa alguma. Quando li CONSELHO DE AMIGA achei o livro extremamente pobre e chato. Quis ler OLHO POR OLHO só por ler, porque tinha certeza absoluta que iria odiá-lo, afinal, minha primeira experiência com a VIVIAN não havia sido muito boa. Eis que tive uma surpresa! Uma IMENSA surpresa! Virei a noite lendo OLHO POR OLHO e não conseguia parar de forma alguma. As personagens me cativaram logo de cara e a premissa do livro me fascinou.

É impossível escolher qual das três protagonistas me agradaram mais. Adorei a forma como as autoras foram mudando de narradora, mas conectando os fatos para que uma fizesse parte da história da outra. Outro ponto que adorei foram às voltas ao passado para explicar algumas relações e alguns tormentos que as meninas carregavam. O maior suspense, e que é mantido quase até o final, foi o passado de Mary. Fiquei bastante ansiosa para ler quando começaram os indícios de que ele enfim se revelaria, e a tristeza me pegou de jeito quando se deu a explicação. Fiquei realmente com pena de Mary e do que ela passou, e achei que no caso dela a vingança deveria realmente existir.

Aliás, nos três casos entendi os motivos das garotas. A primeira situação de vingança é extremamente engraçada. Ri horrores com o que as meninas aprontaram com um rapaz. Como disse acima, achei que os motivos de Mary justificavam seus planos e, para dizer a verdade, de Kat também.

Acredito que o livro pode dar mil ideias para quem está passando por situações difíceis com pessoas insuportáveis. É claro que maioria de nós não coloca esses planos em prática, mas que muita gente merecia, ah!, isso merecia, rs.

Como o livro é voltado para jovens, tenta passar uma mensagem sobre vingança, por isso, várias coisas vão ocorrendo de forma diferente do planejado pelas meninas. Obviamente, nenhum suspense se mantém em relação a isso, nesse aspecto o livro é bastante previsível, mas, ainda sim, compensador.

Classifiquei-o com 4 estrelas. Talvez algumas pessoas achem muito, mas só pela surpresa enorme que essa nova narrativa de VIVIAN me causou, mereceu a nota, afinal, estava pronta para fazer mil criticas ao livro, e acabei ADORANDO.

O único pesar, que fez com que eu não desse nota 5, foi uma passagem muito CARRIE, A ESTRANHA. Achei uma cópia bastante descarada do livro do Mestre KING. No restante, achei tudo impecável e estou ansiosa pela continuação. Espero que não demore a chegar.

Não costumo chamar atenção para as edições, mas esse livro teve um diferencial que preciso comentar: a fonte. Agradeci imensamente a NOVO CONCEITO pela fonte do livro. Enorme, gente! Os “ceguetas” de plantão ficam muito satisfeitos ao encontrar letras garrafais que permitem a leitura por toda a madrugada ;)



Adendo sobre essa série inserido no dia 26/11...

Não pensei que já havia passado tanto tempo da leitura desse primeiro volume, mas assim que recebi o segundo corri para ler e AMEI muito mais que OLHO POR OLHO. Sério, essa trilogia é MARAVILHOSA, não vejo a hora de conferir o desfecho. Confiram!




Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Estou com esse livro há um tempão e ainda não consegui ler, Mari. Bom saber que é tão envolvente. Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adorei a ideia de ter uma semana dedicada a uma editora, :D
    Principalmente por ser a NC, que eu gosto muito. Ainda que tenha me decepcionado um pouco ultimamente, </3
    Adorei a resenha, confesso que ela mudou minha visão do livro. To até pensando em dar uma chance pra ele agora, hahahaha.

    Att.,
    Eduarda Henker
    http://blogsomaisum.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Mari! Li Conselho de Amiga da Siobhan Vivian e também não gostei do livro, então passo longe do que a autora escreve. Mas li Sem Você Não é Verão da Jenny Han e adorei, então fiquei meio na dúvida quanto a esse livro. Ele me lembra bastante Karma Club (que eu também não gostei) com essa história de juntar um grupo de meninas para se vingar e tal, mas parece ser bem melhor desenvolvido. Fiquei curiosa agora, principalmente porque você gostou mais ainda da continuação. Vou ver se consigo ele para ler :)

    Beijos,
    Adri
    Stolen Nights

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.