30 de novembro de 2014

RESENHA: A LIVRARIA 24 HORAS DO MR. PENUMBRA - Robin Sloan (Ed. Novo Conceito)



Oi, gentes.

Vamos para a segunda resenha de hoje, nessa que era pra ser uma Semana Especial da NOVO CONCEITO e acabou virando praticamente um dia NOVO CONCEITO. Agora vou postar a resenha de A LIVRARIA 24 HORAS DO MR. PENUMBRA do ROBIN SLOAN, pronta desde junho de 2013.

A Livraria 24 horas do Mr. PenumbraA LIVRARIA 24 HORAS DO MR. PENUMBRA
ROBIN SLOAN
Editora: NOVO CONCEITO              
Ano: 2013                  
Nº págs: 288
Gênero: Aventura


SINOPSE: A recessão econômica obriga Clay Jannon, um web-designer desempregado, a aceitar trabalho em uma livraria 24 horas. A livraria do Mr. Penumbra — um homenzinho estranho com cara de gnomo. Tão singular quanto seu proprietário é a livraria onde só um pequeno grupo de clientes aparece. E sempre que aparece é para se enfurnar, junto do proprietário, nos cantos mais obscuros da loja, e apreciar um misterioso conjunto de livros a que Clay Jannon foi proibido de ler. Mas Jannon é curioso…


Tem como não ficar apaixonada pelo título e capa desse livro? Diante desses dois aspectos, mais a sinopse maravilhosa, fiquei em desespero para conferir A LIVRARIA 24 HORAS DO MR. PENUMBRA, eis que encontrei algo totalmente adverso àquilo que buscava.

A expectativa em cima de certos livros é o que vem me matando ultimamente. Esperava encontrar uma história sobre uma livraria que havia conseguido sobreviver nesse mundo informatizado, que tinha um tipo de tratamento especial para os clientes, e que conseguia conquistar as pessoas por seu espaço aconchegante e acolhedor. Além disso, acreditei que a livraria iria possuir um livro secreto, que revelaria segredos e colocaria um grupo de leitores em busca de desvendá-lo. Ok, imaginei algo meio DAN BROWN, só que mais juvenil. Pensei que o livro falaria de História da Arte, de grandes escritores, etc, etc.

O que encontrei foi uma história cansativa de como a era da informática está dominando tudo. O livro até tem uma coisa de mistério a ser desvendado que está escondido nos livros da livraria, mas, em vez de termos personagens que lutam para procurar pistas e desvendá-lo, temos personagens que jogam tudo dentro dos computadores e obtêm resposta imediata para algo que alguns aficionados passaram anos procurando respostas ¬¬

Aliás, o livro poderia muito bem ser indicado para cursos técnicos de informática, tamanha são as descrições e explicações que trazem sobre as novas tecnologias. Sim, confesso que pulei alguns parágrafos, pois achei extremamente chato ficar lendo o que a máquina tal que tinha na empresa Google era capaz de fazer, como fazia, por que tinha sido criada, quais seus objetivos, e blá blá blá.

Até entendo que o autor quis criar um mundo que mescla o antigo e o novo, o inovador, mas gostaria que isso estivesse na sinopse, assim eu não teria criado uma expectativa tão grande em torno de uma narrativa que a meu ver foi tão pequena e pobre.


Não gostei L


Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Oi Mari! Nunca me interessei por esse livro, apesar do nome do livro. Mas confesso que também esperava algum mistério que acontecia dentro da livraria e que fosse ser a história do livro, ou algo assim, mas que pena que não é. Não tenho paciência para explicações demais, me cansa, teria feito que nem você, ou abandonado.

    Beijos,
    Adri
    Stolen Nights

    ResponderExcluir
  3. Oi, Mari!
    Eu me deixei seduzir pela sinopse e pela capa deste livro.
    Resultado: também me decepcionei!
    Que pena, né?

    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Esse eu li, Mari. Até achei razoável, mas as explicações tecnológicas realmente são cansativas. Fora que muitos trechos parecem um grande anúncio do Google. Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.