3 de novembro de 2014

RESENHA: O QUE RESTOU DE MIM - Kat Zhang (Ed. Galera Record)



Muito boa tarde, pessoal!

Essa semana será especialíssima! De hoje até domingo vocês poderão conferir resenhas do GRUPO EDITORIAL RECORD. Começaremos a semana com as resenhas da GALERA RECORD, depois iremos para as da RECORD e terminaremos com a da BERTRAND BRASIL.

Para abrir essa semana, escolhi começar por O QUE RESTOU DE MIM, da KAT ZHANG, lançamento da GALERA RECORD que tem uma capa divina!

O Que Restou de MimO QUE RESTOU DE MIM (vol. 1)
KAT ZHANG
Série: As Crônicas Híbridas 
Editora: GALERA RECORD              
Ano: 2014                  
Nº págs: 320
Gênero: Sci Fi, Distopia
  

SINOPSE: Addie e Eva são híbridas duas almas no mesmo corpo. Em sua realidade, todos nascem assim mas, ainda na infância, uma das almas torna-se dominante. Mas isso nunca acontecia com as duas. Considerados instáveis e perigosos, os híbridos foram perseguidos e eliminados das Américas. E quando o segredo delas é ameaçado, Eva e Addie descobrirão da pior forma que há muito mais sobre os híbridos do que os noticiários de TV e os livros de história contam.



Obviamente, o que primeiro me chamou atenção em O QUE RESTOU DE MIM foi a capa. Além de linda, essa mistura de faces me deixou curiosíssima, e após a leitura da sinopse só fiquei ainda mais.

Quando iniciei, já fiquei surpresa, pois me deparei com a narrativa super fluida da KAT, que escreve em ritmo alucinante e frenético. Diante tantos YA semelhantes, é extremamente prazeroso encontrar um que apresente algo completamente diferente; o mesmo digo em relação às distopias, pois, para mim, o livro pertence a esse gênero também. Quanto à distopia, ele foge de praticamente todos os moldes de tudo o que li até agora, e exatamente por isso me conquistou de forma ferrenha.

A história que KAT criou foi bastante original: duas almas que pertencem a um mesmo corpo, mas que até determinada idade têm que se definir e passar a ser apenas uma. Quando isso não acontece, as pessoas são consideradas híbridas e tiradas do convívio de seus familiares. Como existe certo mistério sobre o que de fato acontece com os híbridos, Addie e Eva decidem manter em segredo que ainda não se definiram, mas existe muitos nessa situação.

Claro que uma parte do enredo é bastante óbvia e sabemos desde o princípio que o segredo não será mantido por muito tempo, mesmo porque, não teríamos história se a situação permanecesse sempre a mesma. Mas a autora foi bastante feliz ao criar um laboratório muito interessante e cheio de tecnologia que analisa essas crianças dúbias.  Essas “análises” me deixaram angustiada. Sofri com as experiências a que submeteram as crianças, fiquei triste ao ver a dor e sofrimento delas aumentar cada vez mais, fiquei de coração murcho ao perceber que muitas queriam suas famílias, que algumas vezes haviam abandonado-as de vez por acreditarem que eram aberrações. Apesar de toda essa angústia, vibrei ao descobrir que no laboratório existia alguém com objetivos diferentes e que estava disposto a ajudar, alguém que mesmo parecendo em cima do muro na imensa maioria das vezes, resolveu tomar um partido. Gosto muito quando temos um personagem que parece ter consciência dos abusos e absurdos ministrados por seus superiores.

Em relação aos personagens, todos são fantásticos. E claro que admirei muito a autora por criar personalidades tão diferentes que viviam num mesmo corpo, no caso dos híbridos. Achei esses seres tão interessantes que os que não eram me pareceram comuns demais. Contudo, até mesmo esses foram bastante bem explorados e nada deixaram a desejar. Mas é claro que Addie e Eva roubaram a cena.

A princípio li O QUE RESTOU DE MIM com uma imensa dor no coração.  Foi difícil acompanhar o martírio de Addie e Eva no mesmo corpo e ambas querendo continuar presentes nele. No início fiquei meio desgostosa com Addie. Achei-a meio egoísta, medrosa e chatinha, mas quando ela venceu suas resistências e deu espaço para Eva, passei a considerá-la um pouco mais humana e menos egoísta. Mas foi só após elas terem sido levadas para testes que passei a ter uma admiração verdadeira por Addie, que mudou completamente e se transformou em uma garota destemida e cheia de vontade para enfrentar as pessoas e os perigos. Eva havia me ganhado desde o início, e permaneceu fiel à suas características do começo ao fim. Acredito que por Addie ter amadurecido e transformado a si mesma, é que acabou sendo minha favorita. Adoro personagens que mudam no decorrer da história e mostram que são capazes de se adaptar ao meio. 

Adorei esse primeiro volume de AS CRÔNICAS HÍBRIDAS e não vejo a hora de ler o próximo, pois O QUE RESTOU DE MIM terminou daquele jeito que deixa todo mundo curioso e sedento por mais. Leiam! <3


Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Nossa, nunca iria imaginar que esse livro é tão interessante, Mari. Fiquei curiosa para ler. Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.