5 de novembro de 2014

RESENHA: ÍCONES - Margaret Stohl (Ed. Galera Record)



Bom dia, pessoal.

É com tristeza que nesse terceiro dia da Semana Especial do Grupo Editorial Record vou falar sobre ÍCONES da MARGARET STOHL, lançado pela GALERA RECORD.

ÍconesÍCONES (vol. 1)
MARGARET STOHL
Série: Ícones
Editora: GALERA RECORD              
Ano: 2014                  
Nº págs: 384
Gênero: Sci Fi
SEM NOTA - ABANDONEI

SINOPSE: Após a Terra ter sido invadida por seres alienígenas misteriosos, Dol, a única sobrevivente de sua família, passou a morar em uma pacata cidade camponesa junto de seu melhor amigo, Ro. Apesar da relativa segurança, os amigos sempre suspeitaram que possuíam algo de especial, até que, repentinamente, são capturados pela Embaixada. Agora, juntos de Tima, outra prisioneira, e Lucas, filho da poderosa embaixadora e garoto por qual Dol nutre uma perigosa atração, todos perceberão que o encontro dos quatro não é mera coincidência: é uma conspiração.

Como disse ontem na resenha de INQUEBRÁVEL, sou fã das autoras por causa da série BEAUTIFUL CREATURES, que adoro, e fiquei empolgadíssima para ler os livros que elas escreveram separadamente. Se KAMI GARCIA me surpreendeu de forma extremamente positiva, STOHL me decepcionou ao máximo com seu ÍCONES. Vai ser difícil ter uma opinião completa nessa resenha, pois abandonei a leitura na página 59, simplesmente porque estava muito irritada com a narrativa e acabei sem paciência para ver o que a autora iria desenvolver a diante. Por causa disso, essa resenha será curtíssima, mas vou expor a razão que não permitiu que eu continuasse a leitura. E sim, foi uma só: a constante repetição do nome de um dos protagonistas.

Um dos personagens de ÍCONES se chama Ro, e não sei se houve um problema de tradução, se foi um problema de revisão ou ainda se foi intencional, mas o fato é que a ENORME quantidade de vezes que o nome do personagem foi repetido nas páginas me causou extremo cansaço e desanimo com a leitura. Lembram quando estávamos na primeira série e líamos livros assim:

“João correu para pegar a bola. Quando alcançou a bola João jogou-a para longe. Ao jogar a bola para longe João acertou o gol. O time todo ficou feliz com João por ele ter marcado o gol. João vibrou de felicidade. João foi um ótimo jogador na partida”.

É exatamente esse o tipo de narrativa que existe em ÍCONES. A todo instante só conseguia me perguntar o que havia acontecido com os PRONOMES, que foram utilizados minimamente. Como ler um livro que traz:

“Sei o que acontecerá agora. Alguém morrerá e não será RO. Em uma pequena arena, não importa que o Simpa esteja armado e RO não esteja. RO irá crucificar o homem.
Antes que eu sequer consiga pensar nas palavras, RO já está com a arma do Simpa caído e dá uma coronhada no rosto do soldado. O sangue borrifa nas pedras e escorre para água. RO ergue o braço para golpear de novo, mas seguro as mãos dele, obrigando-o a olhar para mim.
- RO.
Ele sacode a cabeça, mas não o solto, e nós dois nos agarramos à arma. Não posso deixar RO fazer isso consigo.” (p. 56).

São 7 ROs em um pequeno trecho, 10 na página inteira!!! Imaginem quantos ROs eu li até a página 59. Se STOHL tivesse recebido por palavras, teria ficado rica só pela quantidade de RO que usou ¬¬

Podem dizer que sou chata, que sou implicante, e admito que SOU MESMO! Não consegui levar a leitura até o fim por esse motivo e mesmo que alguém diga que a história é excelente, ótima e fantástica, não irei tentar novamente, pois peguei birra de ÍCONES.

É com grande pesar que escrevo essas palavras, pois como disse anteriormente, adoro a série BEAUTFUL CREATURES e estava bem ansiosa para ver como STOHL havia se saído sozinha. Fiquei MUITO decepcionada e acho até que traumatizada. Não sei se leria outro livro individual da autora :S ÍCONES com certeza entrou para minha lista negra de “Não Recomendo”.



 

Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Agora eu fiquei triste, Mari. Queria ler esse livro por causa do enredo, mas essa repetição de nome realmente não dá. Ótima resenha e valeu o aviso.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.