3 de setembro de 2014

RESENHA: PRIVATE: LONDRES - James Patterson (Ed. Arqueiro)



Ei, gente!

Estou empolgadíssima para contar para vocês tudo que achei de PRIVATE: LONDRES do JAMES PATTERSON, lançado pela editora ARQUEIRO.

Private LondresPRIVATE: LONDRES
JAMES PATTERSON
Editora: ARQUEIRO             
Ano: 2014                  
Nº págs: 224
Gênero: Policial, Suspense

SINOPSE: Quando os ricos e famosos estão em apuros, a primeira ligação deles não é para os serviços de emergência. Eles ligam para a Private. Um minuto foi suficiente para Jack Morgan falhar em salvar a mãe de Hannah Shapiro. Impotente e com medo, a jovem de 13 anos viu a mãe ser morta quando o pai não pagou o resgate aos sequestradores. Mas isso foi antes da Private. Antes de Jack Morgan ter recursos. A agência se expandiu, abrindo filiais no mundo inteiro. Com um seleto time de investigadores e equipamentos de última geração, a Private é uma rede bem-estruturada e Jack saberá usá-la para a proteção de Hannah. Para isso, ele convoca Dan Carter, responsável pelo escritório da Private em Londres, como guardião de Hannah, agora uma mulher de 20 anos, estudante de psicologia. O plano não podia dar errado - até Hannah e as amigas, incluindo a afilhada de Carter, serem atacadas em frente à universidade. Quando Hannah é mais uma vez sequestrada e sua afilhada entra em coma, Dan Carter descobre que os sequestradores são profissionais, alguém está vazando informações e a questão é pesssoal. O pesadelo recomeçou.

Quem acompanha o blog sabe que vivo uma relação turbulenta com JAMES PATTERSON. Alguns dos seus livros odeio tanto que chego a pensar “mas por que P* ele resolveu escrever essa M*?”, enquanto outros fazem com que tenha horas de absoluto prazer com a leitura. E a série PRIVATE, graças a Deus, entra nessa segunda categoria. PRIVATE: LONDRES foi o terceiro livro que li da série e fiquei extremamente satisfeita com o que encontrei.

O primeiro ponto que já me chamou atenção foi a forma de narrar: em primeira pessoa pelo protagonista, Dan Carter, e em terceira, para cobrir todos os demais eventos que iam circundando a obra. Simplesmente adoro quando as vozes da narrativa se misturam em livros policiais. É muito gostoso saber como o protagonista age e sente, assim como é ótimo não ficar às cegas quanto ao que acontece ao redor por termos apenas a visão dele. Nota mil nesse ponto.

Nota mil também para o enredo, que enreda por duas vertentes: a primeira, sobre o sequestro e vida de Hannah Shapiro, e a segunda, o assassinato de várias pessoas por um serial killer. Como muitos sabem, PATTERSON quase sempre escreve a quatro mãos, dessa vez seu parceiro foi MARK PEARSON, e não sei qual deles foi responsável por qual parte, só sei que dessa vez a parceria rendeu e que tudo foi MUITO bem! Os dois enredos foram bem explorados, me deixaram completamente curiosa e instigada, não sei dizer qual gostei mais, mas sei dizer que o sequestro de Hannah me impressionou bastante, isso porque trouxe uma trama complexa, bem elaborada e bem trabalhada, mas fiquei mais impressionada por ter trazido à tona alguns aspectos sobre o Oriente Médio, e 99% das vezes que um livro aborda esse tema, acabo por não gostar. Até mesmo com PATTERSON e seu ALEX CROSS isso já aconteceu, mas em PRIVATE: LONDRES tudo foi tão empolgante e bem conduzido que adorei até mesmo essas partes.

Uma coisa que me incomoda nos livros do PATTERSON e que fiquei feliz por não ter acontecido aqui é a pressa. Não é que reclame de ele escrever com pressa, mesmo porque já me habituei a esse estilo dele, mas sinto falta de detalhes a mais em seus livros, e em PRIVATE: LONDRES temos esses detalhes que faltam em muitas das obras do autor, e é quando é possível ver o quanto eles fazem falta e o quanto enriquecem a história.

Bem detalhada também é a vida do protagonista, Dan Carter. Da mesma forma que me habituei à falta de detalhes nos enredos do PATTERSON, acabei me habituando à falta deles em relação a construção das personagens, e fiquei bastante impressionada e animada ao ver como a figura de Dan foi bem explorada, principalmente em sua vida pessoal com a ex-esposa. Foi gratificante ler um livro do PATTERSON e não ter a sensação que foi escrito só para ser mais um na lista de vendas.

Devido a essa falta de detalhes que já citei, os livros do autor tendem a ser meio simplistas, mas PRIVATE: LONDRES também me surpreendeu nesse ponto, pois além de apresentar duas tramas excelentes e complexas, trouxe uma gama enorme de personagens. Ok, nem todos foram trabalhados de forma profunda, mas perto de alguns outros livros do JAMES, já foi uma evolução enorme. 

Para mim, esse foi o melhor livro que li da série PRIVATE, e confesso que agora estou ansiosa pelos próximos, mas temerosa também, pois não quero que a qualidade decaia. Para os que já gostam do autor, tenho certeza que vão adorar PRIVATE: LONDRES. Para os que odeiam, por causa daqueles livros “blé” dele (e tem vários), recomendo PRIVATE: LONDRES para tirar o trauma.

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Que bom que gostou do livro, Mari. E a trama parece interessante. Vou tentar dar mais uma chance ao Patterson. [rs] Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Mari, você me fez ter vontade de ler um livro dele de novo. Li Fogo Cruzado e me decepcionei bastante, e acabei nunca mais tendo coragem de ler outro livro do autor. Mas fiquei curiosa por essa série, e feliz por ver que, pelo menos esse livro, é muito bom. Vou atrás do primeiro para ler na ordem, mas já vou pensando que, mesmo se eu não gostar tanto do primeiro, tem esse na fila e que provavelmente vou gostar.

    Beijos,
    Adri
    Stolen Nights

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.