12 de setembro de 2014

RESENHA: P.R.A.T.A.: O ASSASSINO RELUTANTE - Eoin Colfer (Ed. Galera Record)



Ei, gentes!

Hoje vou falar de um livro juvenil que tem todos os elementos que adoro: mistério, ficção científica e muita aventura. Estou falando de P.R.A.T.A.: O ASSASSINO RELUTANTE do EOIN COLFER, lançado pela GALERA RECORD.

O Assassino RelutanteP.R.A.T.A.: O ASSASSINO RELUTANTE (vol. 1)
EOIN COLFER
Série: P.R.A.T.A.
Editora: GALERA RECORD 
Ano: 2014                  
Nº págs: 352
Gênero: Aventura, Mistério, Juvenil, Sci Fi, Suspense

SINOPSE: Chevie, 16 anos, era agente mirim do FBI até esse programa sair um pouco do controle. Trabalhando agora para Programa de RelocAção de Testemunhas Anônimas, enquanto a poeira do seu fracasso abaixa, ela acha que tudo o que precisa fazer é ficar de olho o dia todo numa máquina do tempo esquisita. Mas tédio é o que menos ela consegue quando, junto ao infeliz Riley, precisa fugir de um assassino em série da era vitoriana que os persegue através das épocas.


Quando solicitei P.R.A.T.A.: O ASSASSINO RELUTANTE, não sabia o que esperar do livro. Fiquei curiosa para ler por causa do autor, que escreveu a famosa série ARTEMIS FOWL (que nunca li). Como essa série tem MUITOS elogios, resolvi que era hora de ler alguma coisa do COLFER, e quando vi que P.R.A.T.A.: O ASSASSINO RELUTANTE tinha FBI no meio, não esperei um segundo, solicitei logo e me corroí de vontade de ler.

Resultado: foi uma das melhores séries juvenis que já li! Fiquei apaixonada por tudo que COLFER apresentou, mas logo de cara gamei em Chevie, a protagonistA. Sim! Quando solicitei o livro pensei que Chevie era um garoto que trabalhava para o FBI, mas vocês não imaginam a surpresa maravilhosa que tive ao ver que na verdade se tratava de uma garota! Claro que diante disso me apaixonei pelo livro e me joguei em uma leitura que foi mais que deliciosa, foi magnífica!

A mistura com ficção científica foi um dos pontos que considerei mais positivos. Adorei ter uma máquina do tempo no enredo e ficarmos variando na narrativa entre passado e presente. É quando entra na máquina e vai para o passado que Chevie passa a conhecer mais sobre essa experiência secreta do FBI e encontra Riley, um garoto que está fugindo do seu mentor, que é um serial killer.

Sim! Vocês leram certo: P.R.A.T.A.: O ASSASSINO RELUTANTE também traz um assassino em seu enredo. É o tipo de livro que não havia a menor possibilidade de eu não amar! E esse foi mais um daqueles casos em que eu simpatizei com o vilão ¬¬ Sério, Garrick é um senhor vilão! Ele é realmente mau e cruel, um assassino inescrupuloso e disposto a tudo, mas mesmo ele sendo um sujeito do mal, é impossível negar que ele foi a peça fundamental para tornar o livro tão brilhante. Sem um antagonista do gabarito de Garrick, por mais interessantes que fossem as ideias exploradas por COLFER, a leitura jamais teria sido tão empolgante e fantástica como foi.

Além de Garrick, que é o vilão principal, o autor caprichou bastante e abusou no uso de personagens com... Digamos... Desvios de comportamentos. Não faltam sujeitinhos imprestáveis, desonestos e traiçoeiros nas páginas de P.R.A.T.A.: O ASSASSINO RELUTANTE. Cheguei a ter pena de Chevie e Riley, pois parecia que eles lutariam muito para morrer na praia, tamanha encrenca que se metiam cada vez que conseguiam se desvencilhar de uma situação ruim.

E são essas situações ruins que garantiram ação e mais ação. A todo momento tem alguma coisa acontecendo, uma revelação sendo feita, um segredo sendo descoberto, algo a ser escondido, alguém a ser temido, etc. Tudo isso torna o ritmo da leitura contagiante, do tipo que é impossível largar.

As 5 estrelas que dei foram merecidíssimas e não vejo a hora de ler o próximo volume da série, que confesso não saber o que esperar, pois COLFER fechou esse primeiro livro muito bem. Mas estou curiosa para poder ler mais um livro do autor nesse ritmo alucinante que ele escreve. ADOREI!


Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Não conhecia esse livro, mas adorei o estilo!
    Com certeza vou add na listinha de leitura!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  2. Tinha ficado curiosa por causa da temática mas também com um pé atrás pelo Colfer. A única coisa que li dele foi E Tem Outra Coisa, encerramento dO Guia do Mochileiro das Galáxias, e não fui feliz. Mas com todos esses seus elogios acho que vou dar mais uma chance. Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Mari, eu não tenho costume de ler livros juvenis, mas acho que vou ter que repensar isso. Esse livro parece ser incrível, e deu para ver que você realmente gostou dele rs. Também nunca li nada do autor, apesar de sempre ouvir muitos comentários sobre a outra série dele, e pelo jeito ele merece os elogios todos, né? Vou ver se consigo esse livro para ler, parece muito bom.

    Beijos,
    Adri
    Stolen Nights

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.