19 de agosto de 2015

RESENHA: PARA TODOS OS GAROTOS QUE JÁ AMEI - Jenny Han (Ed. Intrínseca)



Boa tarde, pessoal!

Hoje vou falar de um livro que me causou ressaca literária: PARA TODOS OS GAROTOS QUE JÁ AMEI da JENNY HAN, lançado pela INTRÍNSECA.

Para Todos os Garotos que Já AmeiPARA TODOS OS GAROTOS QUE JÁ AMEI
JENNY HAN
Editora: INTRÍNSECA              
Ano: 2015
Nº págs: 320
Gênero: Drama, Romance

SINOPSE: Lara Jean guarda suas cartas de amor em uma caixa azul-petróleo que ganhou da mãe. Não são cartas que ela recebeu de alguém, mas que ela mesma escreveu. Uma para cada garoto que amou — cinco ao todo. São cartas sinceras, sem joguinhos nem fingimentos, repletas de coisas que Lara Jean não diria a ninguém, confissões de seus sentimentos mais profundos. Até que um dia essas cartas secretas são misteriosamente enviadas aos destinatários, e de uma hora para outra a vida amorosa de Lara Jean sai do papel e se transforma em algo que ela não pode mais controlar.

Sabem quando a gente se apaixona por um livro é só tem vontade de ficar repetindo “que lindo”, “que lindo”, “que lindo”? É exatamente assim que me senti com PARA TODOS OS GAROTOS QUE JÁ AMEI. Minha vontade é pegar essa resenha e escrever “que lindo” por umas 10 páginas e então postá-la. Como não posso fazer isso, vocês terão que se contentar em saber que nada do que eu disser aqui será suficiente para demonstrar o quanto amei esse livro e o quão maravilhoso ele é.

Quando a INTRÍNSECA anunciou o lançamento de PARA TODOS OS GAROTOS QUE JÁ AMEI não dei muita bola. Logo pensei que era um livro bobo, com uma menina melosa e lamurienta e que ficaria torrando o saco do leitor por páginas e mais páginas. Ao descobrir que havia uma continuação então... Afff, fiquei questionando a razão e afirmava para mim mesma que não havia necessidade alguma! Afinal, são muitos os livros que estão ganhando volumes e mais volumes a troco de não expor nada de relevante.

Então estou eu, um belo dia olhando a área do Plus no Skoob, e vi esse livro para troca. Deixei lá e nem me interessei. Alguns dias depois, parecia que meu universo havia sido tomado por PARA TODOS OS GAROTOS QUE JÁ AMEI, tantas eram as pessoas falando sobre ele. Fiquei curiosa e li a sinopse. Depois disso, desisti de vez, tinha certeza de que seria boboca e eu odiaria.

Mas, passado alguns dias, eis que o livro surge novamente no Plus. Aí eu enfezei! Solicitei e pronto. Só que foi em um impulso, pois eu não pretendia ler tão cedo, aliás provavelmente eu não iria lê-lo nunca. Só que, de repente, PARA TODOS OS GAROTOS QUE JÁ AMEI virou o livro do TOP COMENTARISTA desse mês. E como eu poderia premiar vocês com um livro que não havia lido? Seria muita cara de pau de minha parte. Então, mesmo desgostosa, resolvi ler logo e tirar esse fardo das minhas costas.

Foi então que algo bizarro aconteceu! Eu tinha lido apenas 4 capítulos do livro e estava A-PAI-XO-NA-DA! Sim! Estava enlouquecida pela história da HAN, que nem ao menos tinha começado! A mulher me envolveu tanto no universo da Lara Jean que só de imaginar o que vinha pela frente fui ficando em frangalhos. A leitura estava me divertindo tanto, que não queria de forma alguma que as cartas de amor de Lara fossem distribuídas e começasse o conflito do livro. A narrativa da JENNY foi tão mágica que não senti necessidade de acontecimentos. Para mim, se ela continuasse só expondo a vida de Lara teria achado tudo maravilhoso. Não nego que quando os garotos passaram a receber as cartas fiquei aflita e passei a gostar ainda mais do livro, mas é como eu disse, essa mulher me envolveu de um jeito tão singular em sua narrativa que não senti necessidade de NADA mais.

Mas ok, depois que Lara se viu em uma enrascada por causa das cartas de amor que escreveu, meu coração dava palpitações a cada página, pois não conseguia aceitar que aquela garota tão “fofolética” estava passando por tudo aquilo. Contudo, a cada nova situação Lara me surpreendia, ou pela sua maturidade ou pelo seu bom humor ou ainda com suas atitudes bizarras para sair de situações constrangedoras. Já me apaixonei por muitos e muitos personagens, mas Lara Jean com certeza é uma que ficará muito tempo em minha memória e em meu coração. Achei fenomenal a forma de HAN retratar essa garota como alguém nada egoísta, sempre disposta a por os outros em primeiro lugar e ainda assim não ser uma chatinha mimizenta ou uma adolescente que apenas se lamenta. Ela encarou de frente tudo que lhe aconteceu, mesmo quando alguma coisa a atingiu profundamente e a fez desmoronar.

Ao escrever essa resenha fiquei bastante dividida para dizer se gostei mais das partes das relações amorosas de Jean ou das partes com sua engraçadíssima família. Fato é que a garota é tão especial, que mesmo um chutar de pedrinhas nas ruas seriam capazes de me fazer suspirar por ela.


Fiquei impressionada com o tanto que gostei de PARA TODOS OS GAROTOS QUE JÁ AMEI. A protagonista me impressionou, seu modo de ver e vivenciar o mundo e suas experiências me impressionaram, sua maturidade para encarar situações terríveis me impressionaram, e seu bom coração me conquistou. Terminei o livro com a compreensão total do porquê ele ter tantos fãs e tantos elogios; exatamente por isso, além das 5 estrelas, também favoritei-o, pois sei que será uma de minhas leituras inesquecíveis. E sim, agora também faço parte dos leitores que estão morrendo e roendo os cotovelos pela continuação. Quero para ontem! Tenho certeza de que escolhi o melhor livro que poderia para o sorteio do TOP. Não deixem de participar e não deixem de ler essa coisa linda que é PARA TODOS OS GAROTOS QUE JÁ AMEI. Perfeito!


Comente com o Facebook:

7 comentários:

  1. Mari!
    É tão bom quando um livro nos surpreende para melhor...
    Ainda mais com u livro que teríamos lido de forma alguma.
    Adoro livros que nos fazem rir, achei que era um chick lit e adoro esse estilo.
    Na verdade, fiquei bem curiosa para poder dar boas risadas.
    “DA FELICIDADE: Quantas vezes a gente, em busca da ventura, Procede tal e qual o avozinho infeliz: Em vão, por toda parte, os óculos procura Tendo-os na ponta do nariz!”.(Mario Quintana)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  2. Já ouvi falar tanto desse livro, mas assim como você, não havia me interessado.
    Não me parecia muito atrativo, mas após ler a sua resenha, pude perceber que provavelmente estou enganada, rs.

    Até mais,
    ser-escritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu estou louca pra ler esse livro e sua resenha me deixou ainda mais ansiosa. Adoro personagens apaixonantes e bem construídos, me conquistam para sempre <3
    Outra coisa boa dele, é que sem ele, não teria descoberto o blog rsrs
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Confesso que não dei muita bola pra esse livro...foi um que vi e senti uma leve vontade de ler, mas não fiquei desesperada por ele. A resenha deu vontade de ler xD
    Não achei que fosse tão bom e fiquei curiosa agora.

    ResponderExcluir
  5. Esse livro me conquistou pela capa e estou louca para ler. Fui em um evento e deixei para comprar no final, quando voltei tinha acabado. Agora fico adiando e adianto, mas também quando pego na livraria, acho o preço muito alto muito alto e pela internet tô me proibindo de comprar se não perco o controle.
    Espero que a sequência não demore tanto para ser lançada.

    Bjs,
    http://garotasdepapel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Mary, tenho o mesmo sentimento inicial que você teve com a obra e ainda não sei se estou pronta para dar uma chance, mas vou continuar lendo a resenha e ver se você me convence! kkkkkkkk Vou ser sincera, eu nem li a sinopse ainda, e não pretendo, pq quero descobrir um pouco do que ele trás sozinha!!! MARY essa coisa de ficar em frangalhos imaginando o que vai acontecer é uma maldição para mim, parece meio angustiante quando você torce para que algo não aconteça e eu fico ansiosa até que as coisas aconteçam e espero que seja algo que não vá arrancar meu coração e jogá-lo no lixo! Já gostei da personagem, principalmente por não ser uma adolescente chata e mimizenta, ando fugindo de livros com personagens novinhos justamente por esse motivo e pelo que você descreveu Lara é uma excelente personagem, então já estou quase convencida. Só tem um problema, não sou muito boa em esperar continuações então talvez eu leia quando estiver perto de lançar o próximo!

    ResponderExcluir
  7. Caramba, tu gostou mesmo do livro!
    Eu adorei a sinceridade da tua resenha, acho que isso é sempre um ponto positivo a se considerar. Com relação ao livro, ele tem uma premissa que, a meu ver, e em partes, pode ser ligada a Os 13 Porquês, mesmo com temas diferentes.Eu amei a capa, e adoro o foco do livro, acho muito interessante essa linha misteriosa que ele segue. Além disso, depois de todos os elogios que tu fez, é claro que eu não poderia deixar de conferir essa leitura.

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.