2 de junho de 2015

RESENHA: SHERLOCK HOLMES NO JAPÃO - Vasudev Murthy (Ed. Vestígio)



Bom dia, pessoal!

Ontem vocês conferiram a resenha de JACK,O ESTRIPADOR EM NOVA YORK, que saiu pelo selo da VESTÍGIO, e hoje vocês vão poder conferir mais uma resenha da editora dessa nova linha de policiais voltados para o público jovem. Vou falar de SHERLOCK HOLMES NO JAPÃO do VASUDEV MURTHY.

Sherlock Holmes no JapãoSHERLOCK HOLMES NO JAPÃO
VASUDEV MURTHY
Editora: VESTÍGIO              
Ano: 2015
Nº págs: 224
Gênero: Policial, Suspense, Juvenil

SINOPSE: O Rei Kamehameha III, do Havaí, declara o Dia da Restauração da Soberania. A tensão entre China e Japão cresce por causa da Coreia... A fome se agrava em Bengala... Um sacerdote sênior no Templo Kinkaku-ji é encontrado morto em circunstâncias misteriosas... O Dr. John H. Watson recebe uma estranha carta de seu amigo, supostamente morto, e parte para Tóquio. No navio, seu calmo e distinto colega de cabine é assassinado a apenas uma porta de distância. Ao mesmo tempo, nas casas de ópio de Xangai e nos becos de Tóquio, homens sinistros fazem planos malignos. E o Professor Moriarty observa o mundo, elaborando um mapa para a dominação mundial. Apenas um homem pode confrontar o diabólico professor. Apenas um homem pode salvar o mundo. E esse homem sobreviveu às Cataratas de Reichenbach! Sherlock Holmes no Japão segue a tradição de muitos livros que tentam preencher uma lacuna da cronologia oficial de Holmes, após Reichenbach e antes de ele ressurgir em Londres, três anos depois. No entanto, este romance sério-cômico eleva radicalmente as apostas – com Sherlock Holmes e Dr. John H. Watson encontrando um competidor (ou competidora) à altura. Uma perseguição emocionante, que vai deixar você sem fôlego.

Alguns de vocês devem estar se perguntando por qual razão li esse livro se sempre afirmei não gostar do Holmes e ontem mesmo fiz uma crítica a ele. Respondo: sofro de amor doentio pela VESTÍGIO, e não importa o livro que eles lançam, se sai pelo selo, quero ler ;)

Confesso que não iniciei a leitura com a maior empolgação do mundo, justamente por antipatizar com Holmes, mas muita coisa nesse livro me surpreendeu. A primeira: a escrita do autor. Claro que por ser um livro voltado ao público jovem, a escrita seria simples e ágil, mas por ter Holmes na história fiquei com medo de ela ser meio “firulenta”, mas não foi. Segundo: a quantidade de personagens e as descrições da cultura japonesa. Achei a narrativa bastante rica e interessante nessas partes. Terceiro: o próprio Holmes, que muitas vezes me pareceu bem menos arrogante que seu original, e essa foi uma das maiores surpresas, porque eu realmente esperava encontrar aquele projeto de detetive, nojento, metido e apático, rs. Claro que ele ainda é Holmes, e claro que muitas vezes todos esses adjetivos são aplicáveis a ele, mas em grau bem menor do que quando é DOYLE quem escreve.

Apesar dos elogios, não consegui dar uma nota maior que 3 estrelas ao livro, isso porque foi impossível não compará-lo com JACK, O ESTRIPADOR EM NOVA YORK, que foi de tirar o fôlego e trouxe personagens extremamente interessantes. Em SHERLOCK HOLMES NO JAPÃO, senti que o autor não conseguiu aproximar tanto seus personagens do leitor, pelo menos de mim não conseguiu, o que fez com que eu mantivesse certa frieza com a leitura, apesar de tê-la achado melhor do que esperava. Mas, para quem é fã do metidinho Holmes, tenho certeza de que a leitura será extremamente gratificante. Fãs do homem, leiam e voltem para contar o que acharam.




Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Mari!
    Ao contrário de você, adoro a forma como Sherlock tira suas conclusões nos casos que participa.
    Gostaria demais de poder ler essa nova aventura de Sherlock.
    “A amizade desenvolve a felicidade e reduz o sofrimento, duplicando a nossa alegria e dividindo a nossa dor.”(Joseph Addison)
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Fiquei empolgada com este livro. Ao contrário de você,sou apaixonada pelas histórias de Holmes. Mesmo sendo uma nota três,vou me aventurar na história. Não dá pra resistir a uma boa leitura. Principalmente em se tratando de Holmes.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom quando a leitura nos surpreende e é melhor do que esperado, com muitos dos lançamentos comentados no momento o pessoal tem sentido o contrário, o que é triste. Fiquei curiosa com o livro, adoro livros policiais e não tenho nenhum problema com Holmes, kkkk...

    ResponderExcluir
  4. Você é a primeira pessoa que vejo criticar o Holmes/Doyle. Sempre em todas as resenhas, as pessoas são só elogios. Quem bom que, nesse livro, o Vasudev conseguiu dar uma "leveza" maior nessa personagem tão icônica da Literatura Policial. E a escrita dele também me parece ser bem interessante. Enfim, fiquei bem curioso pra ler.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  5. Acho que eu também leria esse livro com o pé atrás porque não gosto de toda a pomposidade e arrogância do Sr. Holmes.
    Mas, como gosto muito de romances policiais, seria bom arriscar e ver um pouco dele sob uma outra visão.

    ResponderExcluir
  6. Acho que eu também leria esse livro com o pé atrás porque não gosto de toda a pomposidade e arrogância do Sr. Holmes.
    Mas, como gosto muito de romances policiais, seria bom arriscar e ver um pouco dele sob uma outra visão.

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.