5 de junho de 2015

RESENHA: COM AMOR, A GAROTA CHAMADA ESTRELA - Jerry Spinelli (Ed. Gutenberg)



Bom dia, pessoal!

Como última resenha da Semana Especial do GRUPO AUTÊNTICA, vocês vão poder conferir o que achei de mais uma lindeza lançada pelo selo da GUTENBERG: COM AMOR, A GAROTA CHAMADA ESTRELA do JERRY SPINELLI.

Com amor, a garota chamada EstrelaCOM AMOR, A GAROTA CHAMADA ESTRELA (vol.2)
JERRY SPINELLI
Série: Stargirl
Editora: GUTENBERG              
Ano: 2015
Nº págs: 232
Gênero: Juvenil, Drama, Romance

SINOPSE: Nesta continuação de A extraordinária garota chamada Estrela, a história se passa depois que a jovem se muda da cidade e deixa tudo para trás: o Arizona, sua escola, os lugares encantados no deserto e, principalmente, Leo. Ela não para de pensar nele, e parece que seus momentos felizes estão cada vez mais raros. Ela começa uma nova vida com pessoas muito peculiares: sua vizinha Dootsie, de 5 anos de idade; Betty Lou, que está há anos sem sair de casa; Charlie, que passa as tardes no cemitério; Alvina e sua unha cintilante; e Perry Delloplane, o garoto de olhos azuis que reivindica seu coração. Em cartas para Leo, ela narra sua versão dos fatos do passado e conta as aventuras que vive no presente, nas quais reencontra a alegria de viver, conquista a todos e vai transformando a vida daquele lugar. Com amor, a garota chamada Estrela mostra que tudo o que nos faz diferentes, em vez de nos afastar, pode nos deixar ainda mais próximos uns dos outros.

Ano passado apresentei para vocês Estrela, a divina personagem de A EXTRAORDINÁRIA GAROTA CHAMADA ESTRELA, uma adolescente que com seu jeito diferente e bom humor tocou o coração de todos na escola que estudava, mas que não demorou a dar uma “mancada” com os alunos e se ver vítima de bullying.

Nesse segundo livro, a personagem continua sendo uma garota completamente especial, mas dessa vez ela está longe da escola que lhe causou alguns pesares e de Leo, o namorado que havia arrumado, pois ela mudou de cidade. Apesar da mudança, ela ainda não esqueceu o garoto, e nos conta a sua história e seus sentimentos em forma de diário datado, o que tornou a leitura bastante rápida, porém não menos intensa, poética e comovente.

Aliás, poética é o que a linguagem de SPINELLI mais é. Falei isso na resenha do primeiro livro e preciso repetir agora. A sensibilidade que exala pelo livro é tocante, e nos faz sentir aperto no peito em muitos momentos do enredo, principalmente quando Estrela usa seus "dons" para ajudar as pessoas que a cercam.

Uma coisa que muito me impressiona nessa série é a protagonista. Fico me perguntando como o autor conseguiu criar uma adolescente tão especial e ao mesmo tempo tão diferente dos muitos jovens tolos dessa idade. Tenho certeza de que a personagem irá, mais uma vez, surpreender a todos que tiverem contato com sua história, pois a forma como ela consegue modificar a todos a seu redor e torná-los especiais é incrível.


Não acho certo COM AMOR, UMA GAROTA CHAMADA ESTRELA ser considerado um livro juvenil, acho que deveria existir uma categoria chamada universal, pois esse é o tipo de livro capaz de atingir o coração do leitor de qualquer idade e de agradar a todos os públicos. É impossível ficar indiferente a essa leitura! Leiam o primeiro, leiam esse segundo e se apaixonem por essa garota tão diferente em tudo e de todos. Lindo, lindo, lindo!





Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Oi Mari, tudo bem?
    Adorei sua resenha, vou comprar os dois volumes!!
    Um beijo.
    Garota do Livro

    ResponderExcluir
  2. Mari!
    Não conhecia o livro, depois vou lá ler a primeira resenha.
    Agora acho bom um livro adolescente com personagens mais maduros, fica uma leitura mais atraente.
    “A amizade desenvolve a felicidade e reduz o sofrimento, duplicando a nossa alegria e dividindo a nossa dor.”(Joseph Addison)
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Fiquei encantada com seu comentário sobre este livro. Nem pensava em ler antes.Mas agora,com certeza vou tentar. Pois a trama me envolveu.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Pela sua resenha, dá pra perceber o quão esse livro te agradou. Já tinha lido algo em relação ao primeiro livro, e não sabia que ele era apenas o primeiro volume de uma série. Acho legal saber que o autor conseguiu continuar com o alto nível alcançado com o anterior. Se tiver oportunidade, vou dar uma conferida.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.