17 de junho de 2015

RESENHA: PRIMEIRO E ÚNICO - Emily Giffin (Ed. Novo Conceito)



Olá, pessoal.

É com tristeza que hoje vou falar sobre PRIMEIRO E ÚNICO, novo livro da EMILY GIFFIN, lançado pela NOVO CONCEITO.

Primeiro e ÚnicoPRIMEIRO E ÚNICO
EMILY GIFFIN
Editora: NOVO CONCEITO              
Ano: 2015
Nº págs: 448
Gênero: Drama

SINOPSE: Shea tem 33 anos e passou toda a sua vida em uma cidadezinha universitária que vive em função do futebol americano. Criada junto com sua melhor amigas, Lucy, filha do lendário treinador Clive Carr, Shea nunca teve coragem de deixar sua terra natal. Acabou cursando a universidade, onde conseguiu um emprego no departamento atlético e passa todos os dias junto do treinador e já está no mesmo cargo há mais de dez anos. Quando finalmente abre mão da segurança e decide trilhar um caminho desconhecido, Shea descobre novas verdades sobre pessoas e fatos e essa situação a obriga a confrontar seus desejos mais profundos, seus medos e segredos. A aclamada autora de Questões do Coração e Presentes da Vida criou uma história extraordinária sobre amor e lealdade e sobre uma heroína não convencional que luta para conciliá-los.

Para mim, é uma tristeza imensa ler um livro dessa mulher (que tanto amo) e dar apenas 3 estrelas, mas não posso negar que PRIMEIRO E ÚNICO passou bem longe de me agradar, como alguns dos outros livros da autora fizeram.

O livro é bonito, traz uma história de amor de forma gradual, conforme gosto, mas, para mim, não foi além disso, sem contar que a história pareceu estagnada em muitos momentos.

Desde o começo me senti um pouco incomodada com a leitura, isso porque Shea, a protagonista, mostrou uma adoração exagerada pelo treinador Clive, pai de sua melhor amiga, e pelo futebol americano, principalmente pelo time que ele treinava. O futebol foi o que mais me incomodou na leitura, pois ele tomou muitas e muitas partes do livro. Não houve uma pitadinha sobre o esporte, foi muito, em demasia, algo que tornou a escrita tão dinâmica da GIFFIN em uma leitura arrastada e ao mesmo tempo chata.

Outra coisa que não me deixou satisfeita foi a forma como todos pareceram dar palpites na vida de Shea e ela aceitar. Eram palpites sobre suas roupas, seu jeito, seu cabelo, seu namoro, seu namorado, sua carreira. Por vezes pensei que a protagonista era uma personagem de 14 anos, não 33, pois não deixavam que ela se comportasse de acordo com sua idade e cometesse seus próprios erros. Fiquei impressionada com a quantidade de pessoas que achavam certo que ela fizesse isso ou aquilo, mas fiquei ainda mais chateada quando a protagonista mudou suas atitudes e mesmo assim continuou não agradando. Ok, ela tomou uma atitude meio “forte” em relação a sua vida amorosa, e apesar da personagem ser encantadora e nos conquistar mesmo com suas fraquezas, é impossível não se compadecer da reação de uma outra personagem diante das decisões românticas de Shea. Não que tenha sido um choque, pois a narrativa nos leva a esse caminho desde o primeiro instante.

Depois disso passei a gostar mais do livro, o romance cresceu de forma gradual e intensa, etc. Mas o maldito do futebol não parava de aparecer! E isso foi meio que me enjoando de continuar a leitura. Confesso que só não abandonei porque é um livro da GIFFIN e eu estava curiosa sobre o destino final das personagens, mas achei que ela pesou muito a mão no quesito esportivo. Foi uma boa leitura, mas para GIFFIN bom é muito simplório. Faltou falar menos sobre o esporte para que fosse mais tocante. Ainda assim, recomendo para todos os fãs da autora. Eu mesma teria lido se tivesse visto 100 resenhas com nota 1.



Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Oi Mari,
    Juro que estou com medo de ler esse livro, por isso lerei um ou dois capítulos por vez. Uma pena que as vezes os escritores errem a mão, mas creio que ela seja como Nora Roberts para mim, até quando ela não é boa, ele é boa pra mim. Pensando melhor, acho que não vou comparar, porque você pensou em abandonar a leitura e eu não abandonaria um Roberts...sahsuahu...pelo menos até hoje de tudo que li. Obrigado pela resenha. Beijos Elis.

    http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.