5 de junho de 2015

RESENHA: A CAÇA - Jussi Adler-Olsen (Ed. Record)



Muito boa tarde, pessoal!

Vamos encerrar nossa Semana Especial da RECORD com um livro policial maravilhoso que eles lançaram: A CAÇA do JUSSI ADLER-OLSEN.

A CaçaA CAÇA (vol.2)
JUSSI ADLER-OLSEN
Série: Departamento Q
Editora: RECORD              
Ano: 2015
Nº págs: 462
Gênero: Policial, Suspense

SINOPSE: Ao retornar das férias, o detetive Carl Mørck, do Departamento Q, encontra em sua mesa os arquivos do caso Rørvig. Que estranho. O caso não havia sido encerrado? O assassino dos dois irmãos mortos na casa de veraneio não se entregara nove anos depois do crime? Quem teria colocado aqueles arquivos ali? Alguém parece querer que o caso seja reaberto e Carl Mørck morde a isca. As pistas que encontra levam o detetive à alta-roda, ao mundo do mercado de ações, da indústria da moda e da cirurgia plástica. E também às sarjetas mais imundas e sinistras de Copenhage, onde conhece Kimmie, uma moradora de rua atormentada por vozes e que precisa roubar para viver. Kimmie parece estar sempre fugindo. E de fato está. Três poderosos homens estão atrás dela e não medirão esforços para encontrá-la, pois Kimmie parece saber algo capaz de ameaçar o futuro deles. Algo que pode ter a ver com o caso antes encerrado, mas que, infelizmente para os três, acaba de ser reaberto pelo incansável detetive Mørk. 

Fiquei doida pelo OLSEN e sua série DEPARTAMENTO Q após ler A MULHERENJAULADA, o primeiro da série. O livro foi ótimo, cheio de reviravoltas e escrito de forma extremamente inteligente, fazendo com que eu ficasse curiosa do começo ao fim. A adaptação também foi bastante digna e fiquei muito satisfeita. Desde então, espero pela sequência dessa série, que, sim, pode ser lida fora de ordem. Se no primeiro livro o detetive Mork resolveu um caso incrível, em A CAÇA ele resolveu um surpreendente.

A diferença do primeiro e segundo livro fica no quesito suspense. Enquanto o primeiro teve o já conhecido jogo de gato e rato para tentarmos desvendar culpados, em A CAÇA isso não existiu, pois desde o início somos apresentados ao crime e aos criminosos. O que houve aqui foi um plano de vingança muito bem executado. E quem não gosta de histórias de vingança? Eu AMO! Justamente por isso que favoritei o livro.

Uma das coisas mais impressionantes nessa leitura é o quanto a história cresce. Tudo começa com a investigação não resolvida do assassinato de dois jovens, e então percebemos que o crime é muito maior que esse. Aliás, os crimes, pois são TANTOS os envolvidos, tantas situações desesperadoras reveladas, que é impossível soltar o livro e não ficar meio absmado. Cada vez que pensei em fazer uma pausa, uma sordidez era acrescentada ao enredo e eu ficava ainda mais fisgada por ele.

A capa traz os dizeres “A criatividade de Jussi Adler-Olsen para cenas de violência é inigualável” e, realmente, a frase não traz nenhum exagero. Não teve uma só cena sobre os crimes que não me impressionou e não me deixou chocada com a nudez com que o autor descreveu-a, não são apenas as cenas de violência que chocam e fazem o estômago revirar, o que provoca essas reações são as descrições do prazer que os agressores sentem ao cometer tais atos.

Outro ponto forte do livro, e que pode ser considerado o melhor dele, são os personagens. O detetive e seu grupo são brilhantes e fascinantes, mas, principalmente, os agressores. Todos eles são muito bem explorados e não são poucas as vezes em que nos deixam enojados com suas atitudes e pensamentos. Mas o que glorificou OLSEN nesse livro foi um dos personagens do grupinho violento, que ao mesmo tempo em que nos faz sentir desprezo, faz com que sintamos pena e até simpatia em alguns momentos, e simplesmente ADORO quando um autor consegue tornar um personagem tão profundo a ponto de despertar sentimentos tão díspares no leitor, principalmente quando sofremos pelo que está acontecendo com o personagem no presente, mas achamos que ele merece por suas atitudes do passado.

A CAÇA foi uma leitura extremamente gratificante, pois é o tipo de livro policial que não nos incita a bancar os detetives e tentar descobrir algo sobre o enredo ou personagens, mas sim refletir sobre atitudes. São poucos os livros do gênero que levam o leitor a algum tipo de reflexão, e A CAÇA sem dúvida é um  exemplo capaz de fazer isso, pois é impossível lê-lo e ficar indiferente à maldade humana, que já surpreende quando se manifesta em um ser, imaginem o quão fatal ela pode ser quando pertence a um grupo, um grupo que não mede esforços para atingir seus objetivos,  não pensa nas consequências de seus atos e se diverte com o sofrimento alheio. 

A CAÇA pode ser um livro policial, mas indico para os que não são fãs do gênero também, acredito que esse seja aquele livro capaz de agradar a muitos e fazer com que vários períodos de reflexão pairem em suas mentes. Vale a leitura! Confiram! 


Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. Tô louca pra ler esse livro mais ainda após ler a sua resenha e saber que o livro nos faz refletir... Gosto desses livros que depois que acabamos de ler ainda fica o eco das suas palavras em nossa mente...
    Também adorei A mulher enjaulada, devorei o livro pq não me aguentava de ansiedade, depois de terminar a leitura descobri que havia um filme e corri pra procurar, ele se chama O guardião das causas perdidas ele é bem fiel mas o livro é bem mais interessante...
    bjus
    http://reticenciasliterarias.blogspot.com.br/
    Página Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dea!
      Também assisti ao filme e adorei, mas achei que ele é um filme para quem já leu o livro mesmo, meu namorado assistiu sem ter lido e ficou perdido em alguns momentos. Achei que deixaram muitas lacunas, mas gostei de ver que temos que ler o livro para termos uma compreensão completa do filme.

      Sabe se vai ter filme desse segundo livro?

      Bjs

      Excluir
  2. Esta série parece ser muito boa !

    bomlivro1811.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi, Mari!
    Gosto bastante de livros desse tipo, pois não tenho muita paciência pra ficar tentando descobrir os culpados hahaha
    Já que os criminosos já são "jogados na nossa cara" fica mais fácil acompanhar a leitura, sem a ansiedade de descobri-los.
    Vingança é um prato que se come frio :p

    Beijos,
    Duas Leitoras

    ResponderExcluir
  4. Ainda não conheço esse autor, mas pelo que você descreveu, me deu vontade de conhecer suas obras. Gosto desses enredos que descrevem as situações mais cruamente.

    Zona de Conspiração | Facebook da Zona

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.