Olá, pessoal!
Hoje trago para vocês a resenha de CONTOS
DE IMAGINAÇÃO E MISTÉRIO do EDGAR
ALLAN POE, lançado pela editora TORDESILHAS.
EDGAR ALLAN POE
Ano: 2012
Nº págs: 424
Gênero: Contos, Terror, Horror, Suspense
SINOPSE: 1917. O exímio artista irlandês Harry Clarke se encarrega de um dos
trabalhos que determinariam sua fama: a ilustração do clássico de Edgar Allan
Poe, "Contos de Imaginação e Mistério". Preparada pela editora Harrap
e publicada em Londres em 1919, a edição foi reconhecida imediatamente como uma
das joias bibliográficas da época. Desde Então, os desenhos de Clarke
continuam exercendo um estranho magnetismo, fruto de uma bela e trabalhosa
execução que honrou as histórias sublimes que a inspiraram. Essa edição
lendária é retomada aqui com o prefácio de Charles Baudelaire sobre o autor.
Antes de qualquer coisa, preciso dizer que essa edição da TORDESILHAS está lindíssima e de encher
os olhos. Poucas vezes vi uma edição tão caprichada. Do POE então... Não temos muita sorte por aqui, pois tudo que nos é
oferecido do autor são edições de bolso ou edições com a obra completa em papel
bíblia. A TORDESILHAS de fato
caprichou, e para ficar melhor, só falta lançar mais volumes dessa coleção com
o restante dos contos e com os poemas também. Portanto, vamos mandar MUITOS
emails para a TORDESILHAS pedindo ;)
Dito isso, vou estruturar essa resenha da mesma forma que fiz com o livro TRIPULAÇÃO DE ESQUELETOS do KING, ou
seja, vou falar sobre os contos em forma de diário, contanto como foi cada dia
da leitura desse magnífico livro.
Então, vamos lá:
04/04/2015 –
Leitura do Prefácio e dos contos WILLIAN WILSON e O POÇO E O PÊNDULO:
O prefácio do livro foi escrito por ninguém menos que CHARLES BAUDELAIRE, daí
já podemos ter uma ideia que coisa boa e críticas ferrenhas vêm pela frente.
BAUDELAIRE abre o Prefácio fazendo uma crítica àqueles que velam como
literatura apenas a Estética Clássica, e que o discurso acadêmico diz ser
vergonhoso não obedecer tal “lei”. Esse início já chamou minha atenção logo de
cara, pois na época em que cursei Letras, tinha professores que pensavam desse mesmo jeito, e adorei ver BAUDELAIRE dando essa “alfinetada”. Aliás, não
faltaram “alfinetadas” por parte do autor, principalmente ao falar dos críticos
americanos que não reconheciam POE
como grande poeta e também não lhe davam o devido valor como crítico literário.
Diante disso, explicou como POE
aplicava a critica literária de acordo com suas três categorias. Depois de
muitos elogios ao autor gótico, fez ainda muitos mais ao gênero CONTO e o
consagrou como sendo muitas vezes superior até mesmo ao poema:
“[o conto possui] uma enorme gama de nuances de linguagem”
p.17
Mas é claro que ele não relega seus elogios a POE apenas como contista, mas lhe faz diversas observações sobre o
grande poeta que foi. O que mais gostei nesse prefácio foi a sensação de voltar
as aulas de literatura e de sentir que BAUDELAIRE deu um “cala boca” em muitos
críticos <3.
Depois de ter me apaixonado por essa introdução, mergulhei na leitura dos
dois primeiros contos:
WILLIAN WILSON
Apesar de já ler lido MUITOS dos contos do POE, não me lembrava de ter
lido esse, e creio que se o tivesse feito iria me lembrar, pois o achei fantástico!
Adoro a forma como POE explora a mente humana e suas mazelas, e esse conto fala
exatamente disso. Quando Willian Wilson começa contando sobre seu xará, já
sabemos as razões de ele existir ali, e confesso ter ficado com dó do
personagem muitas vezes, principalmente pelo fato de POE explorar a loucura de
forma tão magnânima. Mesmo sem trazer surpresa alguma durante todo o conto,
ainda assim a finalização foi deveras impressionante. Esse vai para minha
listinha de preferidos do POE, junto com O
GATO PRETO e alguns outros.
O POÇO E O PÊNDULO
Esse é mais um conto magistral em que POE retrata o sofrimento humano,
seja emocional ou físico, de forma estupenda! O narrador passa por terrores e
temores tão profundos que o final é completamente surpreendente. Já li esse
conto mais de uma vez, mas sempre me surpreendo com o final, pois o medo e a
angústia que cercam o personagem são tão genuínos que saltam das páginas e nos
atinge diretamente, fazendo com que seu pavor seja nosso pavor, e sua loucura
seja nossa loucura. Por toda maldade existente na psique dos torturadores que
se “agarram” ao narrador, considero esse um dos contos mais densos e fortes do
autor.
12/04/2015 –
Leitura de MANUSCRITO ENCONTRADO NUMA GARRAFA e O GATO PRETO
Depois de alguns dias sem ler nenhum dos contos, no domingo resolvi dar
continuidade à leitura.
MANUSCRITO
ENCONTRADO NUMA GARRAFA foi um conto soberbo, como me lembrava de ser.
Adoro histórias com navios, tempestades e sobreviventes. Além de tudo isso,
nesse conto POE também pende um pouco para a ficção científica ao falar de
outra dimensão. Ainda estou no começo do livro, mas por já conhecer esse conto
e muitos outros do POE, digo que é um dos melhores *_*.
O GATO PRETO é um conto que
dispensa apresentações. Acredito que esse é um dos mais famosos contos do POE e
por mais que eu mesma saiba que existem contos melhores que este, ainda é o meu
preferido. Costumo ler esse conto umas 3 ou 4 vezes por ano e nunca me enjoo
dele, assim como nunca deixo de me surpreender ou de achá-lo apavorante, rs.
Tenho certeza de que até terminar esse livro voltarei a ele muitas e muitas
vezes, pois não consigo pensar em POE sem imaginar imediatamente O GATO PRETO.
13/04/2015 –
Leitura de OS FATOS DO CASO DO SR. VALDEMAR
Já conhecia esse conto, por isso, sabia como iria terminar, mas isso não
influenciou nadinha meu desespero durante a leitura, que foi enorme e
angustiante ao ver o que acontecia com o moribundo. Apesar de já conhecido,
adoro esse conto e acho que é um dos melhores finais de POE *_*
12/05/2015 –
Leitura de O CORAÇÃO DENUNCIADOR e UMA DESCIDA NO MAELSTROM
Fiquei um tempão sem ler os contos do POE, mas fiquei feliz por finalmente poder voltar a ficar na companhia desse magnífico autor.
O CORAÇÃO
DENUNCIADOR é um conto bastante famoso do POE e já o li diversas vezes.
Adoro a forma como a neurose, loucura e impaciência se instalam no narrador,
fazendo com que ele seja brilhante para esconder seus atos, mas delatando a si
mesmo quando a lucidez some de seu ser.
UMA DESCIDA NO
MAELSTROM é um conto sobre morte. É fabulosa a forma como POE consegue
transformar uma aventura em algo sombrio e decadente. É um bom conto, mas não
figura entre meus preferidos ao autor.
02/06/2015 –
Leitura de O BARRIL DE AMONTILLADO, A MÁSCARA DA MORTE VERMELHA, ENTERRO
PREMATURO e O ENCONTRO MARCADO
Fiquei um tempão sem ler o livro e no dia 2 finalmente retomei a leitura.
Não gosto de ler livros de contos de uma vez e sim 2 ou 3 por dia, mas demorei demais para terminar esse livro por conta dos muitos livros de parceria.
O BARRIL DE
AMONTILLADO foi um dos contos que menos gostei. Ainda não conhecia ele e
não achei grande coisa, tirando o final, que foi magistral, mas o começo e meio
não foram tão envolventes quanto vários outros contos do POE
A MÁSCARA DA MORTE
VERMELHA é bastante conhecido e impressionante. Simplesmente adoro esse conto, a
tensão de suas páginas, a angústia que ele passa e a forma como termina. Adoro,
adoro, adoro!
ENTERRO PREMATURO é um dos contos
mais sinistros, angustiantes e perturbadores do POE. O próprio título já deixa
explicito sobre o que vai falar. É medonho e delicioso <3 E percebemos que o autor tem um fraco por esse tipo de enterro :S
03/06/2015 –
Leitura de MORELLA, BERENICE e LIGEIA
MORELLA é um conto sobre
casamento, amor (ou falta dele) e morte. Acho que não preciso falar mais nada,
rs.
BERENICE é mais um conto
sobre amor e morte, mas a ele somam-se doenças e obsessão. DIVINO!
LIGEIA é o terceiro conto
seguido que fala do amor e morte, mas considerei-o mais fraco que os outros
dois... Não sei a razão, mas ele não me atraiu tanto quanto os outros.
04/06/2015 –
Leitura de A QUEDA DA CASA DE USHER, O COLÓQUIO DE MONOS E UNA e SILÊNCIO – UMA
FÁBULA
A QUEDA DA CASA DE
USHER é um dos contos mais famosos do POE e também um dos mais assustadores, em
minha opinião. O autor gosta muito do mote do enterrado vivo e aqui ele
apresenta uma história magistral com o tema.
O COLÓQUIO DE
MONOS E UNA é mais um conto sobre a morte. POE é mestre em retratar o
tema, mas não coloco esse como um de meus preferidos.
SILÊNCIO – UMA
FÁBULA nesse conto temos a presença especial do senhor das trevas. Acho que não
preciso falar mais ^^
05/06/2015 –
Leitura de O ESCARAVELHO DE OURO e OS ASSASSINATOS DA RUA MORGUE
O ESCARAVELHO DE
OURO é um conto que mescla suspense com aventura. Considero-o diferente dos
demais por causa disso e um exemplo belíssimo dos toques enigmáticos do autor.
É bastante conhecido também.
OS ASSASSINATOS DA
RUA MORGUE acreditem, eu NUNCA havia lido o mais famoso dos contos do
POE, mas tenho um bom motivo: sempre que alguém falava do autor, eu lembrava desse
conto e, infelizmente, foram várias as pessoas idiotas que passaram por minha
vida e que deram um tremendo spoiler sobre o final desse mistério. Conclusão:
esperei que anos e anos se passassem para ver se eu me desapegava e esquecia do
final. Obviamente, por ser uma coisa tão diferente, nunca esqueci e aí tive que
ler já sabendo o desfecho ¬¬ Claro que foi uma leitura divina e obtive prazer
em cada palavra, mas não nego que teria ficado muito mais feliz e satisfeita se
não soubesse diante mão o que iria acontecer. Foi fantástico, mas queria poder
saborear o descobrimento final L
06/06/2015 –
Leitura de O MISTÉRIO DE MARIE ROGET, O REI PESTE e LEONIZANDO.
O MISTÉRIO DE
MARIA ROGET é também um dos contos mais famosos do POE, e assim como OS
ASSASSINATOS DA RUA MORGUE traz o detetive Dupin como protagonista. Eu ainda
não havia lido nenhuma das histórias com Dupin e achei essa brilhante. Fiquei
ainda mais extasiada pelo conto quando busquei informações e descobri que POE
se baseou em um caso real de assassinato pra escrevê-lo.
O REI PESTE. Morte, peste e
maldição estão presentes nesse conto do POE, que me surpreendeu do começo ao
fim. Apesar de já ter lido muitos dos contos do autor presentes no livro, eu
jamais havia ouvido falar nesse, e foi uma das leituras mais gratas de CONTOS DE IMAGINAÇÃO E MISTÉRIO.
LEONIZANDO é o conto que
fecha o livro e apesar de não perder o ar sombrio de POE é mais ameno e até
mesmo cômico. Foi bel lega, mas prefiro os contos sinistros.
Depois de mais de dois meses em companhia desse livro de contos, por fim o
terminei. O mais magnífico nessa leitura foi o fato de os contos serem narrados
em primeira pessoa, muitas vezes por um narrador não identificado, e isso me fez
imaginar que cada um desses narradores fosse a verdadeira personalidade do
enigmático POE, um autor que sempre
deixou lacunas sobre sua vida.
A edição da TORDESILHAS para CONTOS DE IMAGINAÇÃO E MISTÉRIO está
soberba! Capa dura, prefácio feito pelo Baudelaire, folhas amarelas e tamanho
de fonte excelente. É um livro magnífico! Leiam! <3
Li a maioria destes contos e quase todos achei muito bons. O meu preferido também é O gato preto, simplesmente genial.
ResponderExcluirbomlivro1811.blogspot.com.br