1 de junho de 2015

RESENHA: A CURIOSIDADE - Stephen P. Kiernan (Ed. Verus)



Boa tarde, pessoal.

Como dito pela manhã, essa semana vocês vão encontrar resenhas de manhã e à tarde aqui no blog. Pela manhã, serão as do GRUPO AUTÊNTICA, e à tarde, do GRUPO EDITORIAL RECORD. E começo hoje falando de um livro que saiu pelo selo da VERUS: A CURIOSIDADE, do STEPHEN P. KIERNAN.

A curiosidadeA CURIOSIDADE
STEPHEN P. KIERNAN
Editora: VERUS              
Ano: 2015
Nº págs: 392
Gênero: Thriller, Drama, Romance

SINOPSE: A cientista Kate Philo e sua equipe em um projeto revolucionário de criogenia fazem uma descoberta impressionante no Ártico: o corpo de um homem enterrado no gelo. O ambicioso chefe do projeto ordena que o homem seja levado para o laboratório, em Boston, e reanimado — o que é feito com sucesso. À medida que o homem começa a recuperar a memória, a equipe descobre que ele foi — ou melhor, é — Jeremiah Rice, um juiz, e a última coisa de que ele se lembra é a queda no oceano Ártico em 1906. Unidos por circunstâncias além de seu controle, Kate e Jeremiah se tornam próximos. Mas o tempo está passando, e Jeremiah percebe que sua vida está mais uma vez em risco. Muito em breve Kate deverá decidir até onde está disposta a ir para proteger o homem que aprendeu a amar. A curiosidade é um thriller emocionante, comovente e original que levanta questões perturbadoras sobre a natureza da vida e da humanidade.

Desde que li a sinopse desse livro pela primeira vez fiquei doida por ele. Adoro esses thrillers que apresentam essa mescla de romance e ciência, e parte científica de A CURIOSIDADE não me decepcionou de forma alguma, o que me deixou dividida em relação à leitura foi o romance.

A parte científica foi fenomenal! Bastante detalhada, cheia de informações relevantes, com muitas passagens reflexivas e diversos personagens, estes com as mais variadas personalidades, o que tornou a leitura extremamente prazerosa, principalmente quando eles batiam de frente em suas convicções filosóficas e éticas em relação ao descobrimento que fizeram.

O descobrimento, aliás, foi a parte que mais me causou ansiedade. A escrita de STEPHEN é extremamente envolvente, tanto que, mesmo já sabendo previamente que um homem seria descongelado, quase morri de desespero com a leitura dessa parte, pois não conseguia controlar minha ansiedade face a descrição da descoberta. Foi muito empolgante e gostoso de acompanhar.

O livro é contado pelo ponto de vista de diversos personagens, uns mais interessantes, outros menos, mas todos com apontamentos significativos para fazer. Porém, é preciso dizer que a “vilania”, que gosta de brincar de Deus, rouba as páginas. O personagem é um dos mais bem trabalhados, cheio de arrogância e impertinência. Um personagem fabuloso que dá ainda mais vida ao que se refere à ciência.

O que me desempolgou mesmo na leitura foi o romance. No começo até simpatizei com a doutora Kate, mas conforme prossegui na leitura passei a achar a personagem meio sem sal e chatinha, isso acabou influenciando meu julgamento na questão amorosa do livro, que apesar de bem escrita e mostrada de forma gradual, como gosto, não me arrancou suspiros ou algum outro tipo de reação. Ao contrário, quando o romance dava as caras, sentia que uma monotonia tomava conta de A CURIOSIDADE e torcia para que a parte científica voltasse com toda a sua glória e intrigas laboratoriais.


Apesar de minhas críticas ao romance, acredito que quem está mais habituado ao gênero vai gostar muito mais que eu do livro, por isso, sim, recomendo MUITO a leitura de A CURIOSIDADE. Confiram!



Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Pensa numa pessoa que está louca pra ler esse livro? Sim, sou eu mesma... hehehe
    Essa é a primeira resenha que leio desse livro e me deixou com mais vontade ainda de ler e pelo que vc disse vou adorar a parte cientifica... amo livros assim...
    obrigada pela resenha!
    Bjus
    http://reticenciasliterarias.blogspot.com.br/
    Página Facebook

    ResponderExcluir
  2. Eu amei o livro. Achei bem tocante e profundo. O que decepciona mesmo são os assuntos que eles introduzem e deixam em aberto. Podiam ter explorado mais certas questões específicas.
    Quanto ao romance, achei bem bonito. O final era previsível, mas eu fiquei com esperança de que algo de bom iria acontecer no final. :(

    ResponderExcluir
  3. Eu amei o livro. Achei bem tocante e profundo. O que decepciona mesmo são os assuntos que eles introduzem e deixam em aberto. Podiam ter explorado mais certas questões específicas.
    Quanto ao romance, achei bem bonito. O final era previsível, mas eu fiquei com esperança de que algo de bom iria acontecer no final. :(

    ResponderExcluir
  4. Eu amei o livro. Achei bem tocante e profundo. O que decepciona mesmo são os assuntos que eles introduzem e deixam em aberto. Podiam ter explorado mais certas questões específicas.
    Quanto ao romance, achei bem bonito. O final era previsível, mas eu fiquei com esperança de que algo de bom iria acontecer no final. :(

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.