16 de junho de 2014

RESENHA: DESTINO MORTAL - Suzanne Brockmann (Ed. Valentina)



Olá, pessoal.

Hoje vou falar de um livro que foi delicioso de ler apesar de ter dado vários nós em minha cabecinha devido a complexidade da obra e do que foi apresentado. Estou falando do novo lançamento da editora VALENTINA: DESTINO MORTAL, da SUZANNE BROCKMANN.

Destino MortalDESTINO MORTAL
SUZANNE BROCKMANN
Editora: VALENTINA              
Ano: 2014                  
Nº págs: 536
Gênero: Sci Fi, Suspense

SINOPSE: Expulso de um grupo de elite de forma desonrosa, o ex-Navy SEAL Shane Laughlin está com seus últimos 10 dólares no bolso quando, finalmente, consegue um emprego para participar de um programa de testes no Instituto Obermeyer (IO), uma fundação de pesquisas e desenvolvimento desconhecida do grande público e que trabalha com atividades secretas.
Logo, Shane descobre que existem certos indivíduos que têm a habilidade única de conseguir acesso a regiões inexploradas do cérebro, com resultados extraordinários, incluindo telecinesia, força sobre-humana e reversão do processo de envelhecimento. Conhecidos como Maiorais, essas raras figuras são criadas ou recrutadas pelo IO, onde, rigorosamente treinadas com o auxílio de técnicas ancestrais, conseguem cultivar seus poderes e usá-los de forma responsável.
No entanto, nas profundezas da segunda Grande Depressão dos Estados Unidos, onde o abismo social entre os que têm muito e os que não têm nada ameaça a ordem de forma definitiva, ricaços imprudentes descobriram uma alternativa sedutora na forma de um novo produto: Destiny. Trata-se de uma droga de fabricação quase artesanal, capaz de transformar qualquer pessoa num Maioral, além de oferecer a atração especial de garantir a juventude eterna para o usuário.
O cartel sinistro conhecido como a Organização começou a produzir Destiny em larga escala, e a demanda pela droga se tornou epidêmica. Poucos, porém, sabem do verdadeiro perigo da nova droga, e são ainda em menor número os que detêm o segredo sujo do ingrediente crucial para a fabricação da substância. Michelle “Mac” Mackenzie é uma das poucas que conhecem toda a verdade.

Gosto sempre de começar as resenhas contanto como tomei conhecimento do livro e como meu interesse por ele surgiu, mas, nesse caso, assumo que jamais tinha ouvido falar de DESTINO MORTAL. Só fui saber do lançamento quando a VALENTINA começou a anunciar, e nem dei bola. Foi só quando vi o livro pronto, com essa capa maravilhosa, que resolvi saber um pouquinho mais sobre ele. Diante da sinopse, fiquei curiosa, contudo, ainda não tinha entendido se era um livro policial, de ação, um sci fi, um romance hot, ou qualquer outro gênero. Resolvi então perguntar para a Carina, que é quem cuida das parcerias da VALENTINA, se DESTINO MORTAL era um policial, eis que com poucas palavras ela me convenceu: Destino Mortal é uma ficção futurista, meio X Men”. Pronto, já fiquei louca pelo livro, pois AMO X-Men! *_*

Comecei muito empolgada a ler DESTINO MORTAL e terminei mais empolgada ainda. SUZANNE escreveu uma história completamente louca e fascinante, em que algumas pessoas têm poderes porque sabem usar o cérebro mais que outras. A população normal atinge 10% dos níveis neurais, mas os Maiorais atingem 30%, 40%, 50% e até mais de 80% de capacidade, fazendo com que tenham poderes de se curar mais rápido, de telecinese, de atrair sexualmente um parceiro, mudar a própria aparência, criar um campo de força em volta de si para se proteger, ler pensamentos, penetrar na mente, etc. O mais interessante disso é que apesar de parecer (e ser) muito maluco, BROCKMANN escreve de um jeito que faz parecer que é uma realidade desconhecida, mas possível de ser alcançada, e esse foi um dos pontos que mais gostei, ser convencida que algo tão ficcional poderia ser real.

Outro ponto que gostei MUITO foram as relações amorosas. Adorei a forma como os personagens se envolveram, como tentaram se desprender do relacionamento, como tentaram não se entregar a ele, mantendo-se esquivos, tentando disfarçar. Foi bem legal acompanhar esses casos amorosos, pois cada um deles foi se desenvolvendo de uma maneira, alguns de forma mais lenta, outros mais rápidos e ainda teve um relacionamento completamente intenso e belo, protagonizado por um casal gay, que, para mim, foram as melhores partes do livro. Adorei acompanhar o florescer do relacionamento, a forma como os dois se entregaram, como se desarmaram para confessar seus medos e desejos. Esse casal foi responsável pelos diálogos mais interessantes de DESTINO MORTAL, e pela minha constante angústia e curiosidade de saber se a previsão que um deles fez se tornaria real. Acho que nunca fiquei com tanta expectativa e tão na torcida por um casal. Foi incrível! As outras relações também são gostosas de acompanhar, mas como elas são mais “comuns” (nada é realmente comum nesse livro), não saltaram aos meus olhos.

Eu já teria ficado satisfeita com DESTINO MORTAL se ele apresentasse apenas isso: romances e super poderes desenvolvidos pela mente, mas BROCKMANN é uma mulher ambiciosa e não aceitou ficar só nisso, inseriu também uma veia investigativa na obra: uma organização que sequestra jovens meninas Maiorais para retirar o sangue delas e fabricar a droga Destiny, responsável por dar poderes aos seres normais. É em torno da busca por uma dessas garotas que a parte investigativa da trama ronda.

Gostei de todo o humor que a autora trouxe para o livro, como o fato de falar que os viciados que endoidam com Destiny, coringaram. Sim, coringar vira um verbo, e é bem isso que vocês estão pensando, referência ao louco coringa do filme Batman. Outra personagem que é cheia de humor, mas esse mais ácido e negro, é Mac, que é adorável mesmo em suas crises de grosseria e mau humor. Além disso, ela tem um passado bastante triste que explica sua relutância em se deixar envolver em casos amorosos.


Adorei DESTINO MORTAL e toda a loucura que esse livro totalmente fantástico apresentou. Precisa virar filme urgentemente! Espero que a VALENTINA traga outros livros da SUZANNE, estou super curiosa para conferir mais da escrita e criatividade dela. 




Comente com o Facebook:

7 comentários:

  1. Desde o incio da divulgação, MUITO afim de ler este livro. "Série perfeita para os fãs de J.D. Robb" opa despertou totalmente a curiosidade.
    Na resenha deu para ter uma melhor noção do que esperar da leitura. E nem precisa dizer que fiquei mais ainda louca para ler. rsrsrs

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thi, comecei semana passada a ler a série Mortal, e realmente, o livro tem uma pegada que realmente vai agradar os fãs da Norah. Acho que você vai gostar.

      Bjs

      Excluir
  2. Oi Mari! Ao ler a sinopse, não tinha me interessado muito. Sei lá, gosto desse tipo de história, mas nunca chego a me interessar mesmo. Mas parece que é realmente bom, né? Adoro quando o autor te convence de que aquilo, por mais surreal que seja, pode ser real. Deixa você pensando, imaginando se não é mesmo real. É ótimo. Mas o que me interessou foi o fato de ainda ter uma parte investigativa na história, parece um ótimo livro. Não ia para os meus desejados, mas agora vai. Fiquei muito curiosa.

    Beijos,
    Adri Brust
    http://stolenights.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dri,o livro tem uma mistura muito louca de muita coisa. Acho que você vai gostar. Se conferir, depois me conta o que achou.

      Bjs

      Excluir
  3. Descobri esse livro no Skoob e a sinopse já me deixou interessada, porque a capa também me deixou com duvida a respeito do gênero. E com todos esses comentários e elogios fiquei super curiosa. Quero esse livro! Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Confesso que nunca me interessei pelo livro, mas depois da tua resenha, bateu aquela vontade de conhecer a história. Achei interessante a premissa inicial do livro, ele me parece bastante diferente das leituras que costumo fazer, e é sempre bom inovar e trocar de ares um pouco. Além disso, a capa é maravilhosa!

    ResponderExcluir
  5. Achei a sinopse meio doida mas pela resenha fiquei com muita vontade de ler parece que a mistura da autora deu certo, não sempre que juntar romance, investigação e super podres da certo.

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.