29 de abril de 2014

RESENHA: OS ASSASSINOS DO CARTÃO-POSTAL - James Patterson & Liza Marklund (Ed. Arqueiro)



Oi, gente!

Hoje vou falar sobre o último livro do JAMES PATTERSON que saiu aqui no Brasil: OS ASSASSINOS DO CARTÃO-POSTAL, lançado pela editora ARQUEIRO.

Os Assassinos do Cartão-PostalOS ASSASSINOS DO CARTÃO-POSTAL
JAMES PATTERSON
Editora: ARQUEIRO              
Ano: 2014                  
Nº págs: 304
Gênero: Policial

SINOPSE: Uma viagem para conhecer as mais belas cidades da Europa é o sonho de qualquer pessoa. Porém, o detetive da NYPD Jacob Kanon não está interessado nos pontos turísticos. Após receber a notícia do brutal assassinato de sua filha e namorado, mortos em Roma, Kanon viaja para o Velho Continente para tentar juntar pistas sobre o crime que mudou sua vida. E a onda de assassinatos está só começando: jovens casais são encontrados mortos em Paris, Copenhague, Frankfurt e Estocolmo. Os crimes parecem não estar conectados, com exceção de um cartão-postal enviado para o jornal local da cidade de cada nova vítima. Quando o repórter sueco Dessie Larsson recebe um postal, Kanon junta forças com o jornalista e partem para o novo destino para tentar capturar o serial killer.

Quem acompanha o blog sabe que vivo uma intensa relação de amor e ódio com o PATTERSON. Ultimamente, porém, nossa relação baseava-se no desgosto. Nada do que lia dele me agradava e sempre fazia mil criticas. Já estava quase desistindo de ler os livros do autor, quando a ARQUEIRO veio com a novidade de que lançaria OS ASSASSINOS CO CARTÃO-POSTAL. Como sou brasileira e não desisto nunca, resolvi que continuaria lendo PATTERSON e fui, sem expectativa alguma, ler esse novo livro.

OS ASSASSINOS DO CARTÃO-POSTAL é mais um livro policial do autor, e confesso que já estava com saudade de ler algo dele desse gênero. A fórmula dos capítulos curtos e leitura rápida continua a mesma, mas o enredo... Quanta diferença! Gostei muito do que encontrei. Não estou dizendo que esse é um daqueles livros policiais que podemos considerar incríveis e perfeitos, nem que é um livro marcante do gênero, mas, analisando ele no universo do PATTERSON, é um dos melhores do autor.

Como JAMES costuma economizar nos detalhes, fiquei satisfeitíssima ao ver o detalhamento e requinte de crueldade nas mortes. Geralmente, não encontramos esses detalhes em seus enredos, o que foi um dos pontos mais positivos que encontrei na trama. Os assassinos realmente capricham na hora de matar, e os autores na hora de descrever.

Outro ponto bastante positivo foi a elaboração do casal de assassinos, que são desnudados desde o início ao leitor, mas sempre trazem mais e mais surpresas em torno da personalidade e passado deles. Quando pensamos que já sabemos tudo sobre essas sórdidas criaturas, aparecem mais detalhes que nos deixam surpresos com eles, principalmente com a inteligência e astúcia para saírem de situações complicadas.

Mas o ponto máximo de OS ASSASSINOS DO CARTÃO-POSTAL é a mistura com História da Arte. Não que PATTERSON seja um Dan Brown, foi de forma mais singular que PATTERSON e sua companheira, LIZA, inseriram esses detalhes no enredo, mas eles tornaram a leitura mais fascinante e inteligente, mesmo com parcas passagens.

Quanto ao protagonista, o detetive americano, Jacob, fiquei impressionada! Se em muitas das obras de PATTERSON sinto que falta um aprofundamento na personalidade do protagonista, senti que em OS ASSASSINOS DO CARTÃO-POSTAL tudo o que foi passado sobre personagem me satisfez de forma magnífica. Seu passado é muito bem abordado, assim como suas motivações para sair dos Estados Unidos e perseguir os assassinos por toda a Europa. ADORO esses detetives que têm a dor e sofrimento rondando por suas vidas, mas que mantém o senso de justiça acima de tudo e são capazes de ir até o fim do mundo para alcançar seus objetivos. Ou seja, adoro os protagonistas obstinados, tudo que Jacob é.

E como todo livro policial para ser bom precisa de uma mulher inteligente ao lado do protagonista, temos Dessie Larsson que cumpre muito bem esse papel. Dessie é uma jornalista que ao lado de Jacob vai descobrir os assassinos e ter uma amizade bastante colorida com o investigador, situação que é praxe nos livros policiais, mas que nunca cansam o leitor. 

Fiquei muito feliz com a leitura de OS ASSASSINOS DO CARTÃO-POSTAL. Estava mesmo precisando de alguma coisa bacana do PATTERSON para fazer as pazes com o autor. Resta saber se toda a excelência do livro não ficou por conta da co-autora, LIZA MARKLUND, que fiquei sabendo ser uma excelente autora sueca com milhões de livros vendidos do gênero policial.  Mas, no momento, o que importa é que a dupla funcionou bem e conseguiu apresentar um ótimo livro. Dessa vez foi ponto positivo para o PATTERSON.


Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Adoro livros policiais!
    Não li esse ainda, mas já está na lista
    Bom saber que o livro é cheio de detalhes
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  2. Bom saber que dessa vez Patterson te deixou feliz. Bom saber também que o livro é surpreendente. Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Um dos meus gêneros preferido é o policial. Estou louca pra começar a ler esse livro e o meu chegou ontem!
    Estou com muita expectativa em relação a ele, pois as resenhas que tenho lido são bem positivas. Espero gostar bastante <3
    Ah, adorei seu blog e ótima resenha. Já estou seguindo.

    Beijokas!
    http://minhacontracapa.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Mari! Apesar de ter me interessado bastante pela sinopse desse livro, acabei não o solicitando para a Arqueiro porque tenho outros livros do autor em casa, e nunca cheguei a ler. Mas agora me arrependi, parece realmente tão bom quanto a sinopse mostra.
    Realmente fica difícil de determinar qual dos dois autores fez a diferença na história, mas o que sabemos é que os dois conseguiram se entender muito bem e criar uma história boa, e isso é o importante, né? Adorei a resenha.

    Beijos,
    Adri Brust
    http://stolenights.blogspot.com

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.