27 de abril de 2014

AS CHATICES DA MARI #3: Eu e Os Leitores que NÃO Leem (parte II)



Boa noite, pessoal.

Semana passada não teve AS CHATICES DA MARI porque era domingo de Páscoa e dia de comer chocolate não pode ter chatice, mas hoje vou retomar o assunto que comecei a falar na semana passada: LEITORES QUE NÃO LEEM.

Inspirada pelos acontecimentos da promoção de aniversário dos 3 anos do blog, vou aproveitar para fazer um desabafo e falar sobre:


 LEITORES QUE NÃO LEEM E AS REGRAS DE SORTEIOS.


Acredito que essa é uma situação pela qual TODOS os blogueiros já passaram. A gente vai, elabora um sorteio com todo amor do mundo, detalha cada regrinha, e a cada dia da duração da promoção é surpreendido por uma pergunta mais esdrúxula que a outra ¬¬

Foi por causa dessas perguntas e emails grosseiros que recebi durante a promoção de aniversário que acabei por mudar a política de promoções do blog. Agora, promoções, só para quem comentar nas resenhas. E promoções em conjunto, só se eu não tiver que organizar para não ter que engolir esses emails cabeludos que recebo.

Mas vou contar alguns fatos que ocorreram durante a promoção. Alguns são até engraçados, mas sempre tem um ou outro engraçadinho que a gente sente que está zoando com a nossa cara e, com todo respeito e educação, tem vontade de mandar a m****. Eu fico só na vontade, pois ainda não encontrei forma de fazer isso com respeito e educação ;)

Alguns dos problemas durante a promoção:
- Uma chuva de emails, mentios no twitter e no face, de pessoas perguntando até quando iria a promoção. Poxa vida, gente, estava nas REGRAS a data do sorteio
- No dia 1º de março recebi um email extremamente grosseiro de uma pessoa perguntando por quanto tempo eu iria ficar ENROLANDO antes de liberar o resultado do sorteio. Bem, se essa pessoa tivesse lido as REGRAS, teria encontrado que a promoção iria até dia 20 de março, e que, portanto, no dia 1º não haveria como eu deixar de enrolar para liberar o resultado, uma vez que ainda tinha 20 dias de promoções pela frente.

Após esse email TÃO doce e educado, parei de responder todas as mensagens que faziam perguntas que estavam explicadas nas regras. Supõe-se que alguém que se diz leitor perca tempo ao menos para lê-las.


Problemas após os sorteios começarem:
- O mais grosseiro deles foi um email com xingamentos. Acho educação FUNDAMENTAL! Avisei os vencedores por email, por mention no twitter e alguns até por mensagem no face. Em TODOS esses avisos informei que o prazo de resposta era de 48 horas. Mais uma vez, nas REGRAS da promoção, estava escrito que o email de contato deveria ser respondido em até 48 horas. Uma pessoa respondeu depois de 5 dias. Enviei um email informando que infelizmente havia passado o prazo, etc, e a pessoa só não me chamou de santa ¬¬
Aqui abro um espaço para AGRADECER imensamente a algumas pessoas que também perderam o prazo e que foram extremamente BEM EDUCADAS em suas respostas, e principalmente, compreensivas em relação às REGRAS que já haviam sido preestabelecidas.

Obrigada a vocês por sua educação, gentileza, compreensão e por terem participado da promoção.

- Algumas pessoas têm o facebook bloqueado, o que fez com que demorasse para sair o resultado de alguns sorteios, pois, os sorteios em conjunto com blogs parceiros tinham regras obrigatórias, e essas precisavam ser conferidas. Além do problema de faces bloqueados, mais uma vez encontrei pessoas mal educadas, que ficavam perguntando porque eu estava ENROLANDO tanto para soltar os resultados desses sorteios. ¬¬
Resposta: eu não estava enrolando, estava esperando os vencedores desbloquearem seus faces ou comprovarem de alguma forma que haviam seguido as regras obrigatórias, apenas isso.

- Recebi vários emails de pessoas perguntando: “por que não recebi nenhum email informando se ganhei algum dos sorteios?”
Resposta óbvia: se você não recebeu um email comunicando sua vitória, é porque não ganhou.

- Outra pergunta que recebi muito: “Até quando vão os sorteios?” “E o restante dos vencedores?”
Mais uma vez a resposta estava nas REGRAS:

REGRAS PARA A ESCOLHA DOS LIVROS NAS PROMOÇÕES EM PARCERIAS COM BLOGS:

- Cada formulário possui uma quantidade de livros. Irei sortear a mesma quantidade de vencedores. Após isso, o 1º vencedor irá escolher dentre os títulos do grupo dele, depois o 2º, o 3º e assim sucessivamente.

- Caso algum dos vencedores NÃO responda em 48 horas, o próximo vencedor passa a ocupar o lugar deste e o novo sorteio que será feito, será para definir os vencedores finais.Por exemplo, em um formulário com 8 livros, se o 6º vencedor não entrar em contato, o 7º passa a ocupar o 6º lugar, o 8º o 7º e um novo sorteio será feito para o 8º lugar.



Não tinha como divulgar o 5º vencedor, sem passar as 48 horas de prazo do 4º vencedor, era preciso esperar ele entrar em contato e escolher livro que gostaria de receber.

Paciência, gente, paciência. Um dom bastante necessário.


- Sobre os prazos de envio: mais uma vez, estava tudo explicadinho nas REGRAS:
   
SOBRE OS ENVIOS:

- Os blogs e editoras não se responsabilizam por eventuais extravios, roubos ou perdas dos correios.
- Cada blog fica responsável pelo envio de seus livros (a lista estará abaixo do formulário do Raffle).
- O blog pode ou não fornecer o rastreio aos vencedores. Fica a critério de cada blog.
- Alguns livros serão enviados por EDITORAS, e estas NÃO enviam o rastreio.
- Os blogs terão até 60 dias para enviar os livros (o motivo de tantos dias para envio é que a maioria dos livros serão enviados pelo blog S2 Ler, e para que não haja falência com os correios, peço paciência, rs)
- Passado esse período, se o vencedor não tiver recebido algum título, deverá entrar em contato com o blog responsável.
- Os blogs não são obrigados a reenviar os livros caso o vencedor forneça dados errados e os livros retornem ao remetente.
- Caso os destinatários encontrem-se ausentes e os livros retornem, os blogs não serão obrigados a fazer o reenvio de seu próprio bolso. Ou seja, caberá ao vencedor pagar pelo reenvio. Portanto, atenção aos correios.
- Os livros chegarão em datas diferentes, pois serão enviados por blogs diferentes


- Em relação aos livros enviados por editoras: gente, editora NÃO envia rastreio. Então não adianta mandar email cobrando sobre o código, pois eu não tenho como fornecer isso :/

- Quanto aos livros que serão enviados por blogueiros: como passei o email do vencedor para o blog responsável, fica a critério dele passar o código de rastreio.

- Sobre os livros que serão enviados por mim, blog S2 Ler, envio o rastreio no mesmo dia em que mando o livro. E sim, ainda faltam livros a serem enviados, uns 8 ainda :S Calma, demora mas chega.

Outras perguntas que recebi com freqüência:
- Como pode ter 78 vencedores em um sorteio e eu não ganhar nenhum?
R: cri, cri, cri, desnecessário responder...

- Você pode checar se ganhei algum sorteio? É que não recebi nenhum email informando.
R: cri, cri, cri, desnecessário responder...(2)


E essas foram apenas ALGUMAS situações. Agora me fala: vocês assinariam um documento sem ler? De certo não. Então por que participar de uma promoção sem ler as REGRAS, sem entender como vai funcionar o sorteio? E se nas regras tivesse: para receber o livro, o vencedor deverá doar sua orelha esquerda para os admiradores de Van Gogh? Pois é, gente, não custa ler. Afinal, leitura é o que esperamos daqueles que participam de sorteios para ganhar livros.


Ler as REGRAS de TODO e QUALQUER sorteio é fundamental! Façamos um esforcinho ;) 


Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Oi Mari! Adorei. Agora, o que dá mais raiva é a pessoa vir reclamar que não foi avisada que ela ganhou a promoção, quando nas regras está escrito bem grande que o vencedor deve entrar em contato conosco, e não o contrário. Gente, a gente avisa porque quer, se a pessoa não se dá ao trabalho nem de conferir o resultado, é porque não quer tanto assim o livro, né?
    Sobre a "demora" para liberar o resultado, como você disse, não é simplesmente sortear e pronto. Precisamos conferir se a pessoa realmente seguiu as regras e tudo o mais.
    A reclamação da demora de enviar o livro: a pessoa acha que não fazemos mais nada além de ir no correio enviar livros de graça para elas, né? Tem um prazo para enviarmos, depois desse prazo passar, tudo bem vir perguntar e tal, mas reclamar que não recebeu o livro dois dias depois de ter enviado os dados é demais, né? rs
    Adorei o post.

    Beijos,
    Adri Brust
    http://stolenights.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Muito paia quando isso acontece mesmo.. tem muita gente chata que só sabe reclamar mesmo... ¬¬
    Já reclamei uma vez, mas achei que foi sacanagem da blogueira, ela fez um concurso cultural e nas regras estava escrito que a pessoa tinha que responder a pergunta do concurso, deixar um e-mail ou o twitter pra ela entrar em contato com o ganhador, respondi a pergunta, deixei o e-mail e o twitter, depois de muito tempo descobri que tinha sido o primeiro colocado no concurso, só que ela de repente no meio da promoção decidiu que não ia entrar em contado mais com os ganhadores do blog, na minha opinião ela devia ter entrado em contato pelo menos essa última vez pq estava la nas regras, se fosse ao contrario, quando alguem deixa de seguir uma regra, por mais simples que seja o blogueiro não tem perdao e desclassifica mesmo( tá certo, se ta nas regras ele está super certo) mas nesse caso achei que a blogueira agil de má fé... =/

    ResponderExcluir
  3. Tem coisa que é rir pra não chorar. Infelizmente a internet parece deixar as pessoas sem paciência e bom senso, daí a falta de leitura das regras e as perguntas muitas vezes mal educadas. Lamentável.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.