18 de março de 2014

RESENHA: OS SETE CRIMES DE ROMA - Guillaume Prévost (Ed. Vestígio)



Oi, pessoal!

Vamos para mais uma resenha policial?

Quem acompanha o blog sabe que uma de minhas metas para 2014 é ler todos os livros lançados pelo selo VERTIGO, que agora mudou para VESTÍGIO. Estou felicíssima, pois estou quase chegando ao fim da meta \o/. Hoje vou falar sobre OS SETE CRIMES DE ROMA, do GUILLAUME PRÉVOST, o sexto livro que li do selo.

OS SETE CRIMES DE ROMA
GUILLAUME PRÉVOST
Editora: VESTÍGIO          
Ano: 2013                  
Nº págs: 256
Gênero: Policial, Suspense Histórico

SINOPSE: Roma, dezembro de 1514. A poucos dias do Natal, o corpo decapitado de um jovem é descoberto em cima da estátua do imperador Marco Aurélio. Uma inscrição feita com sangue assina o crime: "Eum qui peccat " ("Aquele que peca"). Pouco tempo depois, é a vez de um velho ser encontrado, morto e nu, pendurado numa escada no Fórum. A Coluna de Trajano revela seu fúnebre segredo e o restante da inscrição: "Deus castigat " ("Deus castiga"). A sangrenta encenação está apenas começando. Instalado há pouco no Vaticano, ocupado com seus trabalhos de anatomia, pintura e ótica, Leonardo da Vinci se apaixona pelo caso. Como interpretar os lúgubres detalhes que cercam os crimes? O papa e a cristandade estariam sendo desafiados? Com a ajuda de Guido, um jovem estudante de Medicina, o pintor tenta desmascarar um assassino que demonstra tanto inteligência em desorientar as investigações quanto crueldade em executar suas vítimas. Um romance policial diabólico que, dos mistérios da biblioteca do Vaticano aos segredos das ruínas antigas, nos arrebata num jogo de pistas eletrizante, erudito e macabro. 

Preciso ser sincera com vocês e dizer que, pelo título, esse foi o livro da editora que mais despertou meu interesse. ADORO tudo que é histórico. Quando o suspense é histórico então, nem se fala, aquela pegada DAN BROWN vem à minha mente e me fascina completamente <3. Ao ver o nome de da Vinci na capa, fui a loucura! Esperei muito para ter o prazer dessa leitura, mas, no fim, não foi tudo isso.

Alguns pontos gostei imensamente, como o fato de ser um Suspense Histórico. O autor, que é professor de História, soube nos inserir MUITO bem na realidade do século XVI. A caracterização dos personagens, o ambiente, as festas, roupas, ruas, casas, etc, todas essas descrições de fato nos levaram a uma viagem no tempo.

Da Vinci foi um personagem que ele descreveu de forma apaixonante. Intelectual, inteligente, um sábio. O personagem domina tudo: o mundo da arte, das invenções, das construções, dos estudos filosóficos, médicos e muitos outros. É um verdadeiro gênio que nos coloca no encalço do assassino.

Os assassinatos também foram incríveis. Se GUILLAUME não foi muito hábil ao escolher o culpado, que achei meio óbvio e já tinha desconfiado desde o começo, foi completamente inteligente ao descrever as cenas do crime e os corpos. Acredito que forte e chocante sejam palavras que definem bem os crimes. Extremamente detalhados, bem elaborados, e descritos até de forma cruel.

Mas o que me levou a dar apenas 3 estrelas para o livro foram três fatores: o protagonista, a investigação, e o ritmo da narrativa.

Desde o princípio pensei que o livro seria narrado por da Vinci, o que foi um erro, pois este figura como personagem. OS SETE CRIMES DE ROMA, é, na verdade, narrado por Guido, um médico apaixonado por resolver mistérios. Seu pai havia sido um homem da lei, mas já tinha falecido, por temer pela vida do filho, a mãe de Guido não quis ele na profissão de policial, então o rapaz fez medicina, mas isso não foi suficiente para afastá-lo da resolução de mistérios. Apesar de o autor trabalhar bem na imagem de Guido, ele não me agradou. Sua história de vida e sua paixão por mistérios não foram suficientes para que o personagem me cativasse, e, junto a isso, não consegui me convencer quanto à investigação. Apesar de ter adorado as mortes e achar que o assassino cumpriu seu papel na obra, a investigação e os achismos de Guido não me convenceram, fazendo parecer bastante inverossímil os avanços do personagem.

Outro ponto que me desapontou foi o ritmo de leitura. Com Vaticano, da Vinci, e uma excelente forma de narrar assassinatos em mãos, pensei que a leitura teria um ritmo frenético, dessas que só conseguimos largar o livro quando terminamos, mas a verdade é que, apesar de vários pontos positivos, a leitura foi mais lenta, mais arrastada, e nesse caso isso não me agradou, pois algumas vezes senti que dávamos voltas sem sair do lugar.


Considerei OS SETE CRIMES DE ROMA um bom livro e bastante interessante, gostei de tê-lo lido e aproveitei a leitura, mas, por conta dos pontos que citei acima não consegui elevar a quantidade de estrelas. De todo jeito, recomendo para os fãs de policial ;) só não vão com sede ao pote pensando que vão achar algo como Dan Brown. 


Comente com o Facebook:

8 comentários:

  1. Quando li a sinopse logo me lembrei da série Da Vinci's Demons e já me interessei. Pena ter tantos pontos decepcionantes. Mas se mesmo assim você recomenda, vou considerar. Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Fiquei interessadíssima neste livro. E parabéns por estar quase na reta final da meta! beijos

    ResponderExcluir
  3. A resenha é perfeita. Crimes bem elaborados, com ritmo arrastado e elementos subaproveitados, não pode dar um resultado muito bom.

    ResponderExcluir
  4. Ahhhh me decepcionei! hahahaha
    Este livro já estava na minha wishlist e agora desanimei.
    Ok, só de citar Da Vinci ele já havia me conquistado, mas agora acho que vou me aborrecer na leitura! Humpf!

    ResponderExcluir
  5. Mari,
    kkkkk desculpe as risadas, mas é que é batata, vejo uma resenha sua com três estrelas e minha vontade é passar longe do livro, ai leio suas palavras e só confirmo a minha certeza. Obrigado por tê-lo lido e divido sua opinião, assim vou atrás das títulos que te conquistaram. Beijos Elis - http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Poxa. Não imaginava que fosse tão fraco assim. Mas fazer o que né? Uma pena. Pois pelo que li na sinopse parecia interessante o assunto. Vou deixar passar esse também.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Ainda bem que você achou esse livro bom, pois, no meu caso, tendo o protagonista, a investigação e o ritmo da narrativa como os grandes problemas do livro, eu ou teria abandonado, ou teria dado uma nota bem abaixo da média.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  8. Não sei se leria. Também acreditei que seria algo com uma "pegada" mais Dan Brown. Apesar de ter as cenas de crime e estado dos corpos bem detalhados (o que eu gosto muito), não parece prender muito a atenção.

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.