24 de março de 2014

RESENHA: O FOGO - James Patterson (Ed. Novo Conceito)



Boa noite, pessoal!

É com pesar que hoje vou falar sobre O FOGO, terceiro livro da série BRUXOS E BRUXAS do JAMES PATTERSON, lançado pela NOVO CONCEITO.

O FogoO FOGO
JAMES PATTERSON
Editora: NOVO CONCEITO          
Ano: 2014                  
Nº págs: 272
Gênero: Aventura, Fantasia, Distopia, Sobrenatural

SINOPSE: Você pensou que seria um conto de fadas? Whit e Wisty Allgood sacrificaram tudo para liderar a Resistência contra o regime sanguinário que governa o mundo. O líder supremo, O Único Que É O Único, baniu tudo o que havia de bom: livros, música, arte e imaginação. Mas o poder dos dois irmãos parece estar longe de conseguir deter O Único, e agora ele executou a única família que eles tinham. Você não vai encontrar O Único aqui. Wisty sabe que o momento se aproxima. Em breve ela estará cara a cara com O Único. A sua bravura e o seu dom canalizam ainda mais poder para esse ser, que já é invencível. De que maneira ela e Whit poderão se preparar para o confronto iminente com o implacável vilão que devastou o seu mundo – antes de ele se tornar verdadeiramente onipotente? Nem sempre seremos felizes depois que acabar. No impressionante terceiro livro da série Bruxos e Bruxas, a tensão está maior do que nunca – e as consequências mudarão tudo.

Perceberam que essa é a terceira segunda-feira seguida que posto resenha negativa NOVO CONCEITO? Estou ficando com muito medo :s

Vocês sabem que ADORO o PATTERSON. Acompanho todas as séries do autor lançadas aqui no país. Algumas idolatro de paixão, outras tenho verdadeiro pavor, mas, apesar das ferrenhas criticas negativas da série BRUXOS E BRUXAS, eu gostava dela. Sim, gostava, no passado...

Achei o primeiro livro da série fantástico! Adorei a mistura de distopia com fantasia. Poderes, governo, submissão do povo, magia, etc, tudo isso me envolveu de tal forma, que realmente pensei que estaria diante de uma série FANTÁSTICA. Quando O DOM foi lançado, choveram comentários negativos, contudo, defendi a série e meu ponto de vista. Sério, gostei do livro! Não achei um fenômeno, ou algo maravilhoso, mas fiquei num meio termo e o considerei bastante bom, não como o primeiro, mas, como um todo, fiquei satisfeita. Por isso, que quando O FOGO chegou, passei logo na frente. Ou eu iria amar e ficar empolgadíssima com a série, ou iria odiar e achar que não ia mais dar em nada.

Fiz minhas apostas e o resultado foi que, mesmo não tendo odiado o livro, ele realmente não deu em nada, não apresentou nada, e não foi a lugar algum. Até a metade do livro, os irmãos Allgood estavam tentando se esconder, depois queriam encontrar os amigos, que estavam sumidos, para tentar dar continuidade à rebelião, tudo que já tinha acontecido nos volumes anteriores.

O fato é que foi tanta coisa igual e nada diferente, que cansei. Abandonei o livro na metade, porque, ler cento e tantas páginas e só encontrar as mesmices dos livros anteriores, e as mesmas dúvidas dos protagonistas, os mesmos anseios, os mesmos desejos, os mesmos tudo, me cansou. Os livros passam e os irmãos não crescem, não amadurecem, ficam sempre iguais.

Enfim, decidi abandonar a série, por enquanto, claro. Como disse, gosto do PATTERSON e bem ou mal, gosto de ler todos os livros do autor, porém, só vou ler essa série quando todos os volumes estiverem lançados e a série finalizada, o que, vindo do PATTERSON que escreve sempre em companhia, pode demorar bem uns 10 ou 20 anos para terminar.


Aliás, acho que um dos grandes problemas da série é esse. Em vez de PATTERSON escolher apenas UM autor para ser seu colaborador, cada volume ele escolhe alguém diferente, que ao tentar retomar ao enredo do volume anterior, acaba num mar de repetições, deixando a história perdida e com a sensação que jamais vai chegar a lugar algum, pois são muitas mãos e cabeça para pensar, que acabam direcionando nada para lugar nenhum. Foi terrível.



Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Olá Mari, tudo bem?

    Eu tinha que vir comentar sua resenha assim que vi em meu feed no GFC, principalmente em ver como começou... daí pensei que compartilhávamos da mesma opinião sobre a série... bem, vi que não - e sim - em partes.
    Desde que li Bruxos e Bruxas eu fiquei escandalizada com a história muito ruim, não gostei (eu nunca tinha lido nada de Patterson) daí quando chegou O Dom resolvi ler, mas a decepção continuou e ganhou proporções gigantescas... fiquei com aversão a série... agora chegou O Fogo, mas não pretendo ler... pelo menos não está nos meus planos, mas veremos... Eu simplesmente achei essa série muito sem graça... dão dá para mim...
    Conclusão, se você que gostou dos dois primeiros livros não conseguiu engolir o terceiro, imagina eu que detestei os dois primeiros? Seria uma experiência horrível ler o terceiro, não?

    xoxo
    Mila F.
    @camila_marcia
    De Livro em Livro
    Devaneios Fugazes

    ResponderExcluir
  2. Eu sabia que seria uma trilogia, vai ter mais livros? Vixi... Li Bruxos e Bruxas e achei razoável, mas pretendia das uma chance pros próximos livros. Mas se até você que era super fã detestou O Fogo, vou desistir. :/ Enfim, ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.