13 de março de 2014

RESENHA: O TRIBUNAL DAS ALMAS - Donato Carrisi (Ed. Record)



Oi, gente!

Hoje vou falar de um livro policial que estava em desespero para ler: O TRIBUNAL DAS ALMAS do DONATO CARRISI, lançado pela RECORD.

O Tribunal das AlmasO TRIBUNAL DAS ALMAS
DONATO CARRISI
Editora: RECORD              
Ano: 2013                  
Nº págs: 434    
Gênero: Policial

SINOPSE: Em O tribunal das almas, Donato Carrisi mostra novamente seu talento e o porquê do sucesso de seu thriller anterior, O aliciador. Conciliando um enredo repleto de reviravoltas e personagens complexos, Carrisi aborda os mais obscuros recônditos da psique humana. Enquanto uma chuva desaba sobre Roma, dois homens se reúnem num antigo café na piazza Navona. O sigiloso encontro tem como assunto principal o desaparecimento de Lara, uma jovem estudante. O caso poderia ser como muitos outros, a não ser por um pequeno detalhe: a porta do apartamento dela estava trancada por dentro. Agora, um deles, Marcus, tenta descobrir o que aconteceu com Lara – e se ela ainda está viva. Sofrendo de amnésia, ele não sabe a própria identidade; apenas que tem um talento notável para perceber as pequenas incoerências que o ser humano inevitavelmente deixa para trás. Marcus vive em meio às sombras e geralmente passa despercebido pela multidão, e talvez justamente por isso ele saiba como circular com habilidade pelo mundo do crime. Apenas um homem que conhece verdadeiramente o mal que a alma humana é capaz de provocar consegue enxergar certas coisas. Enquanto isso, a especialista em fotografia criminal Sandra Vega lida com seus próprios demônios. Seu marido David faleceu há cinco meses em circunstâncias extremamente suspeitas, e agora cabe a ela desvendar o ocorrido naquela fatídica noite.

Sempre havia ouvido falar no CARRISI por conta de seu livro de estreia, O ALICIADOR. Mas só ano passado tive a oportunidade de conferir essa obra prima. O ALICIADOR é um livro medonhamente genial. Uma trama incrível, com situações tensas e uma agonia constante que cresce dentro da gente. Por tudo isso, sempre esperei para ler um outro livro do autor, e sempre mantive uma expectativa muito alta em relação a essa leitura, que comprovou-se mais que certeira com O TRIBUNAL DAS ALMAS.

É muito difícil expor em palavras esse livro, pois são várias vertentes tomadas por ele para se chegar a um ponto comum. É impossível apontar aqui cada pequena história que o livro apresenta para conectá-las de forma espetacularmente convincente ao final. O importante é que vocês saibam que as histórias aparentemente paralelas têm uma conexão fantástica.

Um diferencial na narrativa do CARRISI é sua forma de escrever. Enquanto sinto vontade de devorar alguns livros policiais para que terminem logo e saiba o final, senti algo totalmente avesso a isso nas duas leituras que fiz do autor, mas muito mais em O TRIBUNAL DAS ALMAS. O livro é bastante complexo, extremamente detalhado e dá um medo danado de ler rápido e perder algum ponto importante. Foi uma leitura lenta, mas tão instigante quanto qualquer suspense.

Adorei o fato de o autor explorar pontos arquitetônicos de Roma e algumas pinturas. É muito gostoso encontrar História da Arte mesclada em livros policiais, contudo, em momento algum esperei por algo estilo Dan Brown, pois, por já conhecer a narrativa mais lenta do autor, sei que ele não é dado a muitas cenas de ação, elas existem, claro, mas são narradas de forma completamente diversa a de muitos autores.

Além disso, pela sinopse não podemos imaginar o que mais o livro traz, passando a impressão de ser apenas um livro sobre serial killer, mas, O TRIBUNAL DAS ALMAS fala muito mais que apenas a morte. CARRISI explora alguns segredos do Vaticano e da Igreja Católica, não de forma a criar controvérsias ou conspirações, mas de modo a esclarecer alguns aspectos que as pessoas desconhecem sobre essa instituição.

Se o autor havia me ganhado ao falar de História da Arte, me conquistou completamente ao me fascinar com a história dos penitencieiros do Vaticano. Não vou me aprofundar para explicar quem são, mesmo porque tiraria todo o brilho que o livro tem ao ir revelando em doses homeopáticas mais um mistério que assola a igreja católica.

Quando achava que CARRISI já havia ido suficientemente fundo em sua história, abordando aspectos avassaladores, ele resolve me surpreender com um novo tipo de serial killer, o serial killer camaleão. Com tantos livros policiais que já li, jamais me encontrei com tal personagem, nem jamais ouvi falar dessa personalidade, porém, a cada página CARRISI me surpreendia com sua criatividade e mostrava meus erros em todos os meus achismos.

 Ao me dar por satisfeita com a história criada pelo autor, e ter achado O TRIBUNAL DAS ALMAS um dos livros mais criativos que já li, deparo-me com a NOTA DO AUTOR, explicando de onde surgiu a história para o livro e que os fatos sobre os penitencieiros eram reais (imaginei mesmo que fossem), e que de fato existiu, em toda a história do mundo, apenas um serial killer camaleão, e essa parte me deixou de queixo caído, pois tinha certeza que essa personalidade do assassino havia saído da criatividade de CARRISI. Foi ao mesmo tempo incrível e medonho saber que existiu alguém assim. Mais incrível ainda foi também confirmar como verdadeira a história da mexicana Angelina, que obviamente não vou contar para vocês, mas que teria me deixado muito mais assoberbada durante a leitura do que fiquei se já soubesse desse fato.


Como disse acima, a forma de narrar de CARRISI é mais lenta, pede um esforço maior por parte do leitor, que não é apenas um “se jogar” para ver aonde vai dar. Tudo é muito complexo e é necessário mais cuidado ao ler algumas passagens, mas, para o leitor menos apressado e disposto a ler com extremo zelo e cuidado, cada página, cada revelação de O TRIBUNAL DAS ALMAS será uma surpresa. CARRISI é o cara!



Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Não conhecia nem livro nem autor, mas agora fiquei curiosa. Parece bem instigante. Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que interessante.
    Imagina um serial killer camaleão? É de dar medo mesmo, independente de onde você esteja no momento. E, por cima, falar de alguns mistérios da igreja católica e revelar algumas coisas bem estranhas e tudo mais no meio... Bem legal!
    Abraços!!!
    Blog Saphiy

    ResponderExcluir
  3. Shoooow!
    Adoro suas resenhas de livros policiais. Sempre me fazem morreeer de vontade de ler.
    Sem falar que fala do Vaticano, me deixando mais animada ainda o/

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.