27 de outubro de 2014

RESENHA: A NAMORADA DO MEU AMIGO - Graciela Mayrink (Ed. Novo Conceito)



Oi, pessoal.

Faz algum tempo que combinei com vocês que todos os sábados postaria resenha da NOVO CONCEITO, mas como tenho muitas resenhas de livros mais antigos acumuladas e consegui ler boa parte dos últimos lançamentos da editora, resolvi que essa será uma semana especial dedicada a eles. De hoje até sábado vocês vão conferir resenhas dos últimos lançamentos da editora, e na próxima semana voltamos com as resenhas dos livros mais antigos aos sábados.

O primeiro livro que vou falar nessa semana especial é  A NAMORADA DO MEU AMIGO, da GRACIELA MAYRINK.

A namorada do meu amigoA NAMORADA DO MEU AMIGO
GRACIELA MAYRINK
Editora: NOVO CONCEITO              
Ano: 2014                  
Nº págs: 336
Gênero: Romance

SINOPSE: Quando voltou das férias de verão, Cadu não imaginava a confusão em que a sua vida se transformaria. Era para ser um ano normal, mas ele entrou em uma enrascada e está correndo o risco de perder a amizade do cara mais legal do mundo. O que fazer quando a namorada do seu amigo vira uma obsessão para você? Os churrascos da turma da faculdade talvez ajudem a esquecer Juliana, e, se depender do esforço do divertido Caveira, não faltarão garotas gente boa para preencher o coração de Cadu. Mas não adianta forçar... Quem consegue mandar no coração? Alice, a irmã de Beto, é só mais uma das dores de cabeça que Cadu tem que enfrentar. A vida inventa cada cilada!

Dos últimos lançamentos da NOVO CONCEITO que chegaram, A NAMORADA DO MEU AMIGO foi um dos que mais me atraiu, isso porque foi escrito pela MAYRINK,  e eu simplesmente AMEI o primeiro livro dela que a editora lançou: ATÉ EU TE ENCONTRAR (dei 5 estrelas).

Empolgada por conta desse primeiro contato com a autora, peguei A NAMORADA DO MEU AMIGO para ler. Pensei que seria uma leitura rápida e maravilhosa, mas foi terrível! Não teve um único personagem na trama que me atraiu. Achei todos eles mornos, chatos, imaturos e rasos. Aliás, rasos também foram os diálogos, que pareciam conversas entre adolescentes de 13, 14 anos, ou até menos. Achei super forçado o amor avassalador que atingiu Cadu, ainda mais pelo rapaz ter 20 anos (parecia que não tinha nem 12). Acho que nunca vi um cara tão imaturo quanto ele. Achei bastante feio ele se apaixonar pela namorada do amigo e roubar beijos dela de vez em quando. Ok, sei que não mandamos no coração, e até teria aceitado a situação se o amor tivesse surgido aos poucos, mas não, foi à primeira vista! Ando de saco cheio dessas histórias de jovens que se vêem uma vez e se amam perdidamente e esquecem do mundo ao redor. Resumo isso em uma palavra: forçado!

Para mim, o amor é um sentimento gradual, que cresce com o tempo, com a convivência, etc. Mas Cadu e Juju se apaixonaram perdidamente depois que se reencontraram. Detalhe: a garota tinha 8 anos quando foi embora e voltou com 16. Não dá nem pra falar que Cadu guardou o amor desde os 8 anos de idade, porque ela era uma criança e Cadu um pré-adolescente de 12 anos.

O enredo é batido, já explorado mil vezes, mas acho que daria para ter feito algo interessante, não um jogo de imaturidade como me pareceu. Foi difícil de acreditar que esse livro também foi escrito pela MAYRINK, pois eu queria ter encontrado algo tão interessante quanto ATÉ EU TE ENCONTRAR.

No momento as notas para os livros da autora estão 5 estrelas para o primeiro livro, 1 estrela para esse segundo. Espero realmente que os próximos melhorem. Gosto da GRACIELA e não quero ter apenas um livro dela como excelente. Quero outros no mesmo nível, mas, tenho que ser sincera e dizer que não recomendo A NAMORADA DO MEU AMIGO :S



Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. É muito triste quando a segunda experiência com autor que gostamos tanto na primeira seja decepcionante, Mari. Espero que os próximos livros da Graciela voltem a ser espetaculares. Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.