27 de maio de 2011

RESENHA: HERESIA - S.J. Parris (Arqueiro)

Bom dia queridos!

Vamos começar essa sexta com resenha.

O livro de hoje é HERESIA da autora S.J. Parris (pseudônimo de Stephanie Merritt). Lançado pelo selo Arqueiro, da Ed. Sextante, HERESIA é o primeiro livro da série Giordano Bruno que chega ao Brasil e promete ser sucesso total.


HERESIA não é aquele tipo de livro que você senta e lê metade dele de uma única vez. Pelo contrário, sua leitura é lenta, as descrições são imensas, o assunto é profundo e ele demora até conseguir aguçar a nossa curiosidade. No entanto, uma vez que a história penetra em nossa mente, ficamos dispostos a percorrer essa longa jornada para conhecer a fundo a pessoa de Giordano Bruno, sua história de herege exilado e excomungado, e os assassinatos que permeiam a narrativa.

Parris apresenta Giordano de forma muito bem construída e carismática, e não bastando, coloca-o contando sua própria história. Sim, o livro é em primeira pessoa, forma de narrativa que eu adoro e admiro imensamente.  

Giordano é um monge que foge do mosteiro por ser acusado de heresia. Por vários anos ele vive em condições precárias até conseguir se estabelecer. Como filósofo e estudioso, ele vai até Oxford para participar de um debate, mas um homem é morto de forma atroz dentro da universidade. Giordano quer descobrir a causa dessa morte, afinal, a vítima estava em um lugar trancado e não havia muitas pessoas que tinham acesso às chaves.

Enquanto isso a Inglaterra quer derrubar a rainha Elizabeth, que é protestante. Há indícios de haver um complô em Oxford contra ela, e Giordano, que é muito mais do que aparenta ser, tem o dever de descobrir o que acontece dentro das paredes do colégio.

Quando outras mortes acontecem o monge percebe que está envolvido em uma teia de crimes em nome da religião e vai a lugares nunca antes imaginados em Oxford para encontrar pistas e desvendar mistérios.

Como todo romance histórico policial, HERESIA surpreende com o suspense em relação ao verdadeiro caráter das personagens, as grandes reviravoltas, e, principalmente, nos mata de curiosidade para descobrir qual parte da narrativa é verdadeira e qual é ficção, fazendo com que passemos longas horas pesquisando sobre os fatos contados.

Outro ponto bastante diferente é que não existe o maniqueísmo presente na grande maioria dos livros e, por isso, fica ainda mais difícil de descobrir culpados, afinal, trata-se de política e religião, portanto, é tudo uma questão de posicionamento e crença.

HERESIA é isso: um suspense histórico “detetivesco” incrível que mescla ficção e realidade, religião e ciência, política e intriga. Falo “detetivesco” porque sempre que há um crime queremos descobrir o criminoso, mas a história de Giordano Bruno é tão intensa e interessante que por vezes deixamos nosso lado Sherlock de lado para enfocar no passado e na vida desse homem. 

O segundo volume da série, chamado PROFECIA, foi lançado nos EUA em março desse ano. Vamos aguardar para ver a continuação da série por aqui.

FICHA DO LIVRO

HERESIA
S.J. PARRIS  
Editora: ARQUEIRO
Ano: 2011                    
Nº págs: 360
Gênero: Romance Histórico Policial

Cortesia da editora para resenha.


Comente com o Facebook: