4 de maio de 2011

RESENHA: FRAGMENTO - Warren Fahy (Amarilys)


Bom dia pessoal.

Prontos para a resenha de um livro totalmente diferente?

Há algum tempo indiquei para vocês a leitura de JURASSIC PARK. Adorei o livro, vi várias diferenças com o filme e achei que era um livro que merecia ser indicado.

Faz pouco mais de um mês que o blog fechou parceria com a Editora AMARILYS e na hora de escolher o livro para resenha encontrei um que me chamou muita atenção no site da editora: FRAGMENTO do Warren Fahy. Nunca havia ouvido falar no autor, mas a sinopse do livro dizia: “Se você pensou em thrillers científicos como Jurassic Park, de Michael Crichton, pensou bem.” Diante tal afirmação, claro que escolhi FRAGMENTO para resenhar.

Existe semelhança com Jurassic Park? Sim. Quais? Apenas que a história se passa numa ilha e alguns personagens são devorados. É, as semelhanças param por aí. Nada de dinossauros, parque turístico, velhinhos querendo fazer um novo tipo de zoológico, nada de ciência para clonar animais, nada disso. FRAGMENTO é excelente, independente e dispensa comparações.


O início do enredo é muito simples e convidativo. Uma equipe de cientistas (botânicos, biólogos, zoólogos) estão participando de um reality show onde pontos remotos do globo são visitados. No meio desses cientistas existe Nell, louca para conhecer a ilha Henders. Ninguém nunca pisou na ilha, e quem se aproximou, não voltou para contar o que havia lá.

Com a audiência do programa em baixa, os participantes, diretores e equipe, temem que ele seja cancelado. Mas um dia recebem um sinal de socorro. O sinal vem da ilha Henders. Sem saber o que fazer, contatam a Marinha Americana. Eles, por estarem muito distante, pedem para que a equipe do programa se dirija até a ilha para atender ao pedido de socorro.
Quando chegam à ilha nada avistam, mesmo assim resolvem atracar e descer do navio. Toda a equipe encontra-se empolgada, afinal, estão em uma ilha nunca antes visitada e transmitindo o programa ao vivo. Eis que alguma coisa estranha acontece e um dos participantes do programa é estraçalhado. Assustados, todos começam a correr, mas é tarde demais e onze deles já estão mortos.

Se vocês leram até aqui e acharam: “Ah, mas é igual Jurassic Park sim”; digo-lhes que estão enganados. Os animais de FRAGMENTO não são dinossauros, são muito piores. Como a ilha nunca teve a interferência do homem sofreu um tipo de evolução diferente. Suas plantas e animais em nada se comparam com o que conhecemos, e aquele ambiente hostil está preparado para destruir seus invasores.

Achei o livro extremamente interessante. Com longas explicações sobre ciência, botânica e biologia nos leva a conhecer de forma profunda as espécies encontradas na ilha e, exatamente por isso, acaba por deixar-nos tensos e receosos, pois não seria nada impossível de ser realidade. Quem garante que em algum lugar isolado, nunca modificado pelas mãos do homem, não tenha havido uma forma de evolução diferente?

FRAGMENTO é um livro genial e único. Enquanto Jurassic Park traz à tona animais do passado, FRAGMENTO nos coloca diante espécies prováveis de existência, que se tornam mais verossímeis ainda com a leitura das páginas iniciais, as páginas de cor cinza, pois elas trazem informações científicas e verdadeiras sobre como algumas espécies tornaram-se extintas devido à evolução de outras.

Por tudo isso FRAGMENTO entrou na minha lista de livros preferidos, e por toda a pesquisa e informação que o livro traz, Warren Fahy entrou para minha lista de autores brilhantes.

A única forma de terminar essa resenha é dizendo a vocês: leiam e surpreendam-se com esse mundo de ficção possível de acontecer criado por Fahy.

FICHA DO LIVRO


FRAGMENTO
WARREN FAHY
Editora: AMARILYS  
Nº págs: 396
Gênero: Aventura
                
Cortesia da editora para resenha.


Comente com o Facebook: