7 de novembro de 2015

RESENHA: REVIVAL - Stephen King (Ed. Suma de Letras)



Boa noite, gente!

A resenha de hoje está saindo no sábado porque amanhã tem sorteio desse livro INCRÍVEL para vocês. Claro que estou falando do novo livro do mestre KING lançado pela SUMA DE LETRAS: REVIVAL.

RevivalREVIVAL
STEPHEN KING
Editora: SUMA DE LETRAS              
Ano: 2015
Nº págs: 376
Gênero: Drama, Suspense, Terror

SINOPSE: Em uma cidadezinha na Nova Inglaterra, mais de meio século atrás, uma sombra recai sobre um menino que brinca com seus soldadinhos de plástico no quintal. Jamie Morton olha para o alto e vê a figura impressionante do novo pastor. O reverendo Charles Jacobs, junto com a bela esposa e o filho, chegam para reacender a fé local. Homens e meninos, mulheres e garotas, todos ficam encantados pela família perfeita e os sermões contagiantes. Jamie e o reverendo passam a compartilhar um elo ainda mais forte, baseado em uma obsessão secreta. Até que uma desgraça atinge Jacobs e o faz ser banido da cidade. Décadas depois, Jamie carrega seus próprios demônios. Integrante de uma banda que vive na estrada, ele leva uma vida nômade no mais puro estilo sexo, drogas e rock and roll, fugindo da própria tragédia familiar. Agora, com trinta e poucos anos, viciado em heroína, perdido, desesperado, Jamie reencontra o antigo pastor. O elo que os unia se transforma em um pacto que assustaria até o diabo, com sérias consequências para os dois, e Jamie percebe que “reviver” pode adquirir vários significados.

Vocês sabem que sou fã desse homem e que adoro os livros dele, mas acreditem, não vivo apenas de “puxa-saquismo” quando falo de suas obras. Obviamente, tenho tendência a idolatrá-las, mas vez ou outra as odeio, e algumas consigo enxergar o que não me cativou tanto no enredo. E sei dizer exatamente o que não me conquistou em REVIVAL: as passagens “assustadoras” ou que eram para assim ser. Talvez por já saber do que se tratava a obra, por ter lido a dedicatória dele, e por perceber o que iria acontecer com o personagem do pastor após a tragédia, tive um palpite, errôneo, confesso, sobre os caminhos pelos quais a obra iria enredar, justamente por isso não tive medo.

Mas esse não foi o primeiro livro do KING em que considerei o fator medo como zero e mesmo assim o considerei brilhante, isso já aconteceu com outros, mas REVIVAL me pegou de jeito por falar de um tema que adoro: religião. Como não sou religiosa, adoro livros em que os autores a exploram e a colocam sob o ponto de vista de diversos personagens, e foi o que aconteceu em REVIVAL; e foi por isso que, ao menos para mim, esse foi um dos livros mais grandiosos do mestre.

KING tem vários tons para falar do assunto: sarcasmo, ironia, humor. E não sei qual o meu preferido. Além da questão da religião, ele aborda o assunto da fé, que para mim são coisas diversas, e percebi que pelo ponto de vista dos personagens também, afinal, podemos ter fé em várias coisas e entidades, não apenas Deus. Acreditar é preciso, mas cada um deve ser livre para escolher em que acreditar e o quanto.

Apesar de as passagens sobrenaturais não assustarem, elas foram, sim, divinas e absolutamente pertinentes ao enredo, mas, mais uma vez, o que se sobressaiu em REVIVAL foram os personagens. Sempre falo isso e vou repetir: KING tem o dom magnífico de humanizar seus personagens, sempre consegue fazer com que sintamos que tudo aquilo que o sujeito conta poderia estar saindo da boca de um conhecido nosso. E pior, esse personagem sempre consegue fazer com que soe real, por mais absurdo ou fantasioso que pareça, e isso é uma coisa que me espanta nesse homem.


Mas não foi apenas isso que me espantou em REVIVAL. Muitos fãs do mestre criticam seus finais e dizem que eles não são condizentes e não têm a mesma excelência de toda a história, mas nesse caso TEM! E como tem! O desfecho me assombrou pelo quanto me surpreendeu. Desde o início da história, por causa das dicas e da dedicatória, supus que a ideia do pastor era algo de muito famoso que já aconteceu na literatura, e apostei todas as fichas nisso, um tanto quanto frustrada, admito, pois apesar de estar adorando o livro não gostaria de ver KING repetindo um grande clássico, apesar de odiar o clássico em questão, rs. Mas não, quando chegou ao final, KING desenvolveu algo completamente diferente e jamais imaginado por mim, algo que me fez vibrar e continuar com a minha certeza: ele é o cara! E esse cara é MUITO, MUITO, MUITO foda! Quem ainda não leu, deveria fazer isso IMEDIATAMENTE!


Comente com o Facebook:

30 comentários:

  1. Oie!!

    Estou de olho neste livro... Mas agora com essa rasgação toda, ficou impossível não querer pra ontem.

    Uma amiga está lendo e meio que me contanto, estou acompanhando sua empolgação com a leitura e morrendo de rir!!

    Adorei a resenha apaixonada!!

    Bjksssssss

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Com certeza vou ler esse livro logo logo ^^ tenho outros do mestre na fila ainda mas esse pode pular pra frente rs'
    Mas Mari, o que era aquela lâmpada que veio junto na caixa de correio? Você vai sortear junto? Se não, onde consigo uma??
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Estou louco para ler esse livro.
    Esse mistério sobre o pastor e o menino, que anos depois se reencontram já me deixou curioso. King tem essa mania - que continue né - de escrever personagens incríveis e te envolver na história de uma maneira louca.E essa capa está linda também.

    ResponderExcluir
  4. Espero ler, pois fiquei curiosa e como você falou ele sabe trabalhar os personagens de uma forma que se tornam inesquecíveis, às vezes, até achamos no nosso meio, pessoas bem parecidas.

    ResponderExcluir
  5. Fiquei muito curiosa para ler, e descobrir os mistérios que envolvem o pastor e achei muito interessante ele abordar a religião e como os personagens lidam com a questão da fé. Amei a resenha me deixou morrendo de vontade de ler!!!

    ResponderExcluir
  6. Os momentos finais são magníficos, tanto que talvez seja o melhor final dos quase vinte livros que li do King até agora.

    bomlivro1811.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Eu amei essa resenha!
    Fiquei mega curioso agora, e Revival ja ta na minha lista desde que lançou! Espero poder ler em breve! E King eh foda mesmo!

    Www.cidadedosleitores.blogspot.com (TÁ ROLANDO SORTEIO)

    ResponderExcluir
  8. Quero muito ler. Parece demais. Parabéns pela resenha

    ResponderExcluir
  9. Mari, acho que nunca li uma resenha que fizesse tantos elogios para o nosso querido King. Revival é um dos livros que mais anseio em ler desde seu recente lançamento e sei que esta obra irá me conquistar desde o começo ao fim e sua resenha só confirmou minhas suspeitas e aumentou minhas expectativas.
    Espero ter a oportunidade de lê-lo em breve.

    ResponderExcluir
  10. Hello!
    Esse livro é um dos que fiquei bem curiosa pra ler assim que soube dele, e sendo escrito pelo King é de se ficar com as expectativas bem altas.
    E vc tem razão KING tem o talento nato de humanizar seus personagens, e incrivel como a gente se envolve ao ler qq obra dele.
    Bom saber que o desfecho te deixou assombrada pela surpresa.
    Ainda vou ler com certeza.
    Beijos

    ♥ Blog Livros e Sushi ♥
    https://livrosesushi.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  11. Dificil não gostar, fã assumida do Stephen, mais um livro surpreendente e sua resenha veio aguçar mais ainda minha vontade de ler! edithgio1966@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. Um dos novos livros do King que estou mais ansioso.

    ResponderExcluir
  13. Mais uma das perfeitas obras do genio Stephen King.
    Ótimo Livro!

    ResponderExcluir
  14. Mari!
    King é do tipo: ame ou deixe-o...
    Sou daquelas que o amo e ver um livro sobrenatural, mesmo sem muito terror e com desfecho completinho, não tem como não desejar a leitura.
    “A gente todos os dias arruma os cabelos: por que não o coração?”(Provérbio Chinês)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  15. Ame livros que fazem sentir medo e King é King sempre.
    Fiquei super curiosa sobre o que de tão famoso aconteceu na literatura e mais ainda pela surpresa guardada pelo mestre. Apesar de não ter te dado muito medo, vi que agradou demais.
    Morrendo de vontade de ler e se pudesse já teria começado.

    bjs.

    ResponderExcluir
  16. Adoro os livros do autor justamente por saber mesclar todos esses elementos que você citou.
    A gente torce para o vilão, mas fica com o coração apertado com o mocinho. É sempre muito bom de se ler e o medo contido em suas obras é de tirar nosso sono.
    Sem dúvida desejo ler este livro.

    ResponderExcluir
  17. Já estava bastante interessada em ler esse livro só pela sinopse e pelo autor, agora depois de ver essa resenha fiquei ainda mais ansiosa em conferi essa história que parece mesmo ser ótima.

    ResponderExcluir
  18. Resenha muito boa.
    Apesar de não ser fá dessa linha sobrenatural, esse depertou minha curiosidade.
    A capa é legal, vai ficar lindo na minha estante rs

    ResponderExcluir
  19. Não sou muito fã do SK, não, mas essa resenha me deixou muito curiosa e pelo que li aqui, o livro parece ser muuuuito bom. Já quero ler!!!!

    ResponderExcluir
  20. Nossa, fiquei hiper curiosa pra ler, principalmente pelo o que vc falou do final da história. Pra mim finais bons são o que fazem um bom livro, e quando são surpreendentes, melhor ainda. Sobre a questão da trama não ser assustadora não me incomodo tanto assim, é ruim quando criamos uma expectativa que não é suprida mas o importante mesmo é uma história bem construida e nisso eu sei que o King é mestre! Já está na minha lista de desejados ;)
    Abraços

    herdeiradelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Nossa eu já queria muito ler o livro, ele parece realmente incrivel e depois da resenha eu realmente necessito ler ele *-*
    aaaah quero muito descobrir esse final ... (kkk) *-*

    Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  22. Eu sou muito parcial no que diz respeito ao King. Gosto de tudo, rs. Sim, alguns livros poderiam ser mais "ajustados" no final, mas as histórias são tão boas que eu acabo relevando esse fato.

    ResponderExcluir
  23. Por mais que as cenas que eram para ser assustadoras não estejam tão assustadoras (entenderam? hahah), eu continuo interessado pelo livro. Adorei saber que nesse livro os personagens tem um grande destaque. Além disso, pude perceber que a introdução, o desenvolvimento e a conclusão da obra ficou magnífico. Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  24. A cada coisa que leio do King, me torno mais fã dele. Como você disse, ele é o cara. Esse dom de criar personagens próximas do real e surpreender os leitores com suas reviravoltas e finais, é algo fora do comum. Então, claro que vou querer conferir esse livro também. E espero que seja muito em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  25. Oi, Mari!
    Nossa, amo de paixão os livros do King e estou mega ansiosa em ler esse. Cada resenha me faz querer mais ainda esse livro e sua resenha não ficou de fora!
    Confesso que faz muito tempo que livro nenhum, dele ou de outro autor, me deixe com medo. Só que sei que não será empecilho para o bom aproveitamento da leitura!
    E gostei do que falastes sobre o final.
    Bjão =D

    ResponderExcluir
  26. Eu leio muitos livros do King mas esse ainda não tive a oportunidade de ler. Tenho lidos algumas resenhas e a cada vez fico mais vontade ainda de ler o livro. Gostei da sua resenha.

    ResponderExcluir
  27. Também sou viciada no autor. Sempre que posso leio algo a respeito dele. Suas histórias são incríveis e pelo jeito este veio arrebentando. Com certeza vou ler. Pois você me deixou bastante curiosa com a trama.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  28. Oi, Mari!
    Adorei principalmente essa frase da sua resenha: "Acreditar é preciso, mas cada um deve ser livre para escolher em que acreditar e o quanto."
    Concordo plenamente com você! E acredito que amaria o livro por ele abordar religião dessa forma sarcástica e até humorística. Quanto às partes assustadoras, talvez fosse bom não ter muitas delas. Assim eu conseguiria ler sozinha durante a noite kkkkk se bem que eu não achei o A estrada da noite (Joe Hill) muito assustador e o odiei por isso...
    Enfim, espero ter a oportunidade de descobrir se vou ou não gostar. Faz MUITO tempo que não leio nada do King :/

    Beijos

    ResponderExcluir
  29. Essa resenha me fez ficar com mais vontade. Comecei a ler as obras do Stephen esse ano e, claro, me apaixonei. Mal posso esperar para ler esse

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.