12 de novembro de 2015

RESENHA: A CHAVE DO CÉU - James Frey e Nils Johnson-Shelton (Ed. Intrínseca)



Oi, gente!

A resenha de hoje é de um livro que me deixou “embananada”. Estou falando de ENDGAME: A CHAVE DO CÉU, segundo volume da trilogia escrita pelos autores JAMES FREY e NILS JOHNSON-SHELTON, lançado pela editora INTRÍNSECA.

Endgame - A Chave do CéuENDGAME: A CHAVE DO CÉU (vol.2)
JAMES FREY e NILS JOHNSON-SHELTON
Série: ENDGAME
Editora: INTRÍNSECA              
Ano: 2015
Nº págs: 512
Gênero: Distopia

SINOPSE: O Jogo que definirá o futuro do planeta ganha um novo e eletrizante capítulo. No primeiro volume da série, O Chamado, conhecemos os doze Jogadores: seus medos, ensinamentos e o desejo implacável pela vitória. Na busca pela primeira chave, alianças foram sacramentadas, segredos foram revelados e a morte inevitável chegou para alguns. Mas o Jogo continua, e agora os nove Jogadores remanescentes precisarão ser mais ágeis, inteligentes e cruéis, se quiserem salvar suas linhagens e a si mesmos. A Chave do Céu — onde quer que esteja, o que quer que seja — é a próxima meta. E nada será capaz de deter os Jogadores. 

Será um tanto complicado falar desse livro, pois o primeiro volume me fez ir às alturas. Quem acompanha o blog sabe que tenho a intenção de abandonar a literatura jovem, contudo, distopia sempre é uma exceção, pois é um gênero que adoro e nunca me canso. Por ter idolatrado o primeiro livro, aguardei MUITO ansiosa por essa continuação, mas quando comecei A CHAVE DO CÉU, algo da magia do primeiro livro se partiu...

O motivo foi um só: minha falta de memória! Acompanho várias e várias séries literárias, e às vezes é, sim, difícil lembrar um ou outro detalhe, o problema aqui é que não foram os detalhes que me fugiram, foi praticamente tudo! Tive a sensação de ler um livro fora de ordem, pois parecia que estava vivenciando algo completamente inédito! O começo foi bastante confuso, pois os personagens apareciam e eu não lembrava quem era quem, quem estava vivo, quem tinha morrido, a ligação que o morto tinha com o personagem que estava em voga, como tinha acontecido a morte... Também não lembrei dos personagens vivos, quem era quem, quem pertencia a qual grupo, quem tinha determinados objetivos, habilidades, formas de jogar. Sério, eu fiquei MUITO confusa com essa leitura. E isso acabou acarretando em uma enorme lentidão para que eu a concluísse, afinal, parecia que eu lia várias e várias páginas e a história não fazia sentido para mim! O que eu lembrava do primeiro livro era apenas que tinha sido foda e sensacional.

Na metade de A CHAVE DO CÉU, resolvi deixar de lado o que não lembrava e mergulhar na leitura, sem me importar com o que tinha deixado para trás. Fez falta? Fez sim, e muita, mas depois de ter relaxado consegui aproveitar mais a história, e a dificuldade em prosseguir com as páginas acabou. Mesmo porque, os autores capricham no quesito narrativa, e ela é bastante dinâmica. Apesar de o livro ser um tanto quanto volumoso, por ser bastante interessante, abordar importantes questões e ressaltar vários aspectos e pontos da história da humanidade, ele é um livro possível de se ler em um dia. Creio que se tivesse feito a leitura logo após o primeiro o teria devorado em poucas horas, afinal, muito de O CHAMADO se perdeu em minha memória, mas a sensação de prazer que a leitura me proporcionou na época eu não esqueci.

Um aspecto que devo ressaltar é a violência. Também lembro dela do primeiro livro e aqui não foi diferente. São cenas de ação que surpreendem e chocam ao mesmo tempo, e, confesso, minhas partes preferidas, assim como as que envolveram a CIA (é, eu adoro essa coisa governamental das distopias).

Como relatei a vocês, fiquei muito perdida em relação aos personagens, mas sei dizer que Sarah foi CHA-TA. E aí me impressionei, pois fui reler a resenha do primeiro livro e vi que eu tinha passado por altos e baixos com a personagem, mas que havia gostado dela... Bem, se gostei antes, desgostei agora, o menina cheia de mimimi, affff. Ela cometeu um ato horrível, e só relembrei do que foi de tanto que ela falou disso e deixou que influenciasse sua vida. Menininha foi um porre!


Apesar de minha dificuldade com a leitura, sou obrigada a dizer que essa sequência foi ótima, e que acho uma lástima não ter tido tempo para reler o primeiro livro. Sem dúvida irei fazer isso quando a série chegar ao fim, pois até lá, com certeza, terei me perdido novamente em meio de tantos personagens e povos. Mas leiam! Leiam na sequência! Vocês vão vibrar enlouquecidamente.


Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Eita! Com essa sua resenha, Mari, fiquei muito mais empolgado em ler O Chamado! Com certeza um livro sensacional, e A Chave do Céu tb (mesmo com essa dificuldade em relembrar as coisas). E eh mtttt ruim qnd um autor de uma serie n relembra oq aconteceu nos volumes anteriores :(

    Www.cidadedosleitores.blogspot.com (TÁ ROLANDO SORTEIO)

    ResponderExcluir
  2. Oi, Mari! Tudo bom?

    Vou pegar o livro pra começar hoje e tô com medo de não lembrar nada do primeiro livro (e, de fato, agora eu não lembro direito). Li O Chamado no começo do ano e tô com medo de não entrar totalmente na leitura de A Chave do Céu pelo motivo de não lembrar das coisas e, infelizmente, também não tenho tempo de reler o primeiro volume, mas espero gostar tanto quanto você ou até mais rs

    Abraços,
    http://claqueteliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá Mari,

    recentemente eu comprei o primeiro volume dessa série, porque vi a sinopse no skoob e gostei da proposta. Estou ansiosa pela leitura.
    Sobre o fato de acompanhar várias séries e esquecer alguns fatos importantes eu passo por isso também.

    xoxo
    Mila F,
    @camila_marcia
    www.delivroemlivro.com.br

    ResponderExcluir
  4. Mari!
    O maior problema com as séries é justamente esse, demoram a editar o novo volume e aí, esquecemos tudo que já tínhamos lido antes e acabamos ficando perdidos com o novo livro.
    Por isso que só pego séries para ler agora se tiver todos na mão, caso contrário, nem começo, só se for obrigada mesmo.
    “Só é lutador quem sabe lutar consigo mesmo.”(Carlos Drummond de Andrade)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.