16 de novembro de 2015

RESENHA: E NÃO SOBROU NENHUM E OUTRAS PEÇAS - Agatha Christie (Ed. L&PM)



Noite, pessoal!

Como vocês bem sabem, segunda é dia de SEGUNDAS L&PM e AGATHA CHRISTIE, hoje vou falar do livro mais marcante da rainha do crime e que a L&PM lançou há pouco: E NÃO SOBROU NENHUM E OUTRAS PEÇAS.

E não sobrou nenhum e outras peçasE NÃO SOBROU NENHUM E OUTRAS PEÇAS
AGATHA CHRISTIE
Editora: L&PM              
Ano: 2015
Nº págs: 490
Gênero: Policial, Suspense

SINOPSE: Conhecida principalmente por suas intrigantes histórias de mistério, Agatha Christie foi também uma exímia autora de peças de teatro. Mais de uma vez ela adaptou seus livros para os palcos, sempre com enorme sucesso. Neste volume encontram-se reunidas três destas adaptações: Encontro com a morte (1945), A Mansão Hollow (1951) e a célebre E não sobrou nenhum (1943). Nesta última, que é o maior best-seller da autora, dez pessoas isoladas em uma ilha são forçadas a pagar por seus crimes passados, num jogo de expiação perverso e mortal. Vale ressaltar que cada peça apresenta, em termos de enredo, diferenças significativas do romance que a inspirou, demonstrando mais uma vez que a Rainha do Crime sempre consegue surpreender o leitor.

Quem ainda não leu nada da AGATHA, não recomendo de jeito nenhum começar por esse livro! O motivo: ele é o mais fantástico da autora, o mais inesquecível, o mais vibrante, o mais tudo, e aí vocês podem achar os demais um tanto quanto fracos perto desse. Mas se você já é leitor da AGATHA não deve perder tempo, tem que mergulhar nessa história para ontem!

A primeira vez em que li esse livro ele ainda se chamava O CASO DOS DEZ NEGRINHOS. Com essa coisa do politicamente correto, teve que mudar de nome, o que é um tanto exagerado, uma vez que os negrinhos do título nem se refere à pessoas, mas tudo bem. Esse é um dos livros mais instigantes da literatura policial, não apenas da AGATHA. É aquele que a gente pega, começa e não solta, pois o enredo é fantástico! Querem coisa mais interessante que pessoas confinadas em uma ilha deserta e que passam a desaparecer e momentos depois seus corpos são descobertos? Pois é, não tem nada tão magnífico e surpreendente quanto isso, e não tem nada tão fabuloso do que participar dessa caçada contra um frio assassino e seus motivos sombrios. Até hoje não conheci uma única pessoa que leu esse livro e não o adorou, portanto, tenho certeza de que todos que aproveitarem a dica vão se esbaldar nessa história.

Uma coisa que AMO nesse enredo é a musiquinha cantarolada quando os personagens começam a desaparecer. Para mim, ela tem sabor de infância, pois sempre me faz lembrar dos filmes A HORA DO PESADELO e a musiqinha do Freddy Kruegger. Sempre que leio esse livro imagino o canto com o mesmo ritmo <3.

A L&PM trouxe duas novidades com essa edição: a primeira, o fato de o livro vir estruturado em forma de uma peça teatral. A primeira vez que o li não era nesse formato que o texto se apresentava, a segunda, é que a edição possui duas outras peças: ENCONTRO COM A MORTE e A MANSÃO HOLLOW, ambos também já lançados pela L&PM sem ser no formato de peça. Adorei ver essas três histórias fantásticas adaptadas <3 

Particularmente, gosto muito quando as obras da AGATHA são apresentadas em forma de teatro, pois elas ficam extremamente dinâmicas, rápidas de serem lidas e o mais interessante, totalmente possíveis de serem imaginadas. É MUITO difícil não imaginarmos um palco, seus atores e cada uma das cenas tão bem descritas e estruturadas.


Já amava O CASO DOS DEZ NEGRINHOS, e agora amei a nova forma de apresentar E NÃO SOBROU NENHUM. Parabéns a L&PM! <3 


Comente com o Facebook:

8 comentários:

  1. Eu sou um dos que leram primeiramente o espetacular E Não Sobrou Nenhum primeiramente que os demais, e em razão disso todo livro que leio da autora não acho tão bom assim.

    bomlivro1811.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Mariii, me indica um da Agatha pra começar a ler? Nunca li nada dela, apesar de sempre ter tido vontade nunca peguei pra ler #pecado
    Vejo que vc adora os livros dela e isso me deixou com vontade de conhecer as obras dela, alguma dica pra quem nunca leu nada dela?

    Bjim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kau, já que nunca leu nada, indicaria começar na ordem cronológica, ou de todos os lançamentos, ou por detetive, aí fica a seu critério. Meu sonho sempre foi ler os livros dela nessa ordem, rs.

      Bjs
      Mari

      Excluir
  3. Ai eu quero mt esse livro! Parece incrivel! Mas acho q devo seguir sua dica e ler outro livro da Agatha primeiro... acho que vo tomar vergonha na cara e ler o Os Crimes ABC q tenho aqui.

    www.cidadedosleitores.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Mari!
    Talvez esse seja o livro mais conhecido e amado da autora.
    Bom ver que deram edição, mudaram o nome (o que não era necessário) ainda acrescentaram outros contos dela. Bem completinho.
    “Sem a música, a vida seria um erro.”(Friedrich Nietzsche)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  5. Mari... Quero presentear esse livro... Você acha mais legal para presente esse ou a versão normal do livro (sem ser peça de teatro)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que posso responder: o final da PEÇA do E N SOBROU NENHUM é beeem mais agradavel que a do romance.

      Excluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.