30 de outubro de 2013

RESENHA: WAYNE DE GOTHAM - Tracy Hickman (Ed. Fantasy)



Oi, gente!

TUM! SOC! PAFF! POW! Quem lembra dessas palavras aparecendo bem grande na tela de um famoso seriado? Certeza que muitos de vocês lembram do seriado do BATMAN, aquele da roupinha azul meio arroxeada. Bem, eu lembro e desde novinha BATMAN sempre foi meu super herói preferido *____*. Aí, na semana passada, chegou de parceria com a editora FANTASY, WAYNE DE GOTHAM, escrito pelo TRACY HICKMAN. Gente, pirei! Fico sempre acompanhando pré-vendas e lançamentos, mas não sabia da existência desse livro! Como pode? Maravilhada de tê-lo em mãos, mergulhei na leitura.

Wayne de GothamSINOPSE: Por trás de toda máscara existe um homem de verdade. Ainda criança, Bruce Wayne testemunha o assassinato dos pais – e o mistério sobre o motivo o impulsiona a fazer uma busca pelo seu passado. É quando descobre um diário secreto de seu pai Thomas, um médico rebelde que parece finalmente revelar o seu lado obscuro. Sua identidade é seriamente abalada quando um convidado levanta, inesperadamente, questões sobre o evento que acabou com a vida de sua amada mãe e seu admirável pai – caso que provocou para sempre sua vontade insaciável de proteção e vingança. Para descobrir a história real da família, Batman precisa confrontar o antigo inimigo, como o perverso Coringa, seu próprio mordomo Alfred, além do passado que assombra o asilo Arkham, para assumir o novo fardo de um legado sombrio. Muito mais próximo dos filmes de Burton e Christopher Nolan e das HQs de Frank Miller do que dos seriados de TV dos anos 1960 e dos outros quadrinhos. Um olhar imaginativo sobre o lado humano de um super-herói icônico. 

A primeira coisa que me vem à mente quando penso em BATMAN é George Clooney, Chris O’Donnell, Alicia Silverstone, Schwarzenegger (é, olhei no Google), e a diviníssima Uma Thurman. Sempre gostei muito de BATMAN, até mesmo daquele seriado tosco de 1900 e bolinha, mas, para mim, nenhum dos filmes da franquia é tão bom quanto Batman & Robin (1997). Ok, eu sei, vocês vão dizer: O CAVALEIRO DAS TREVAS É O MÁXIMO! Desculpe, mas não é! Não acho! Desses novos filmes da franquia só assisti o que tem o Heath Ledger porque o cara era demais, mas não suporto o Christian Bele. Deus! Com aquele nariz fino de mocinha, ele não é nem nunca vai ser o meu BATMAN!  #ProntoFalei

Depois de sofrer de decepção com o Bale, tive um surto de alegria com o livro  WAYNE DE GOTHAM, afinal, agora eu podia imaginar meu BATMAN como eu queria: George Glooney \o/

A premissa maior do livro é descobrir os assassinos dos pais de Bruce Wayne, o BATMAN; para isso, a história inicia em um ponto bastante cabuloso, quando Patrick e Thomas Wayne estão passando por um momento de tensão. O avô e o pai de Bruce nunca tiveram um relacionamento muito bom, e isso ocorreu por conta de quando Patrick quis ensinar Thomas a usar uma arma. A cena é de dar pena. Patrick submete o filho à humilhação e degradação.

Esse início é o que basta para convencer qualquer um a ler o livro. Contudo, logo após tem uma passagem chata, pois fica falando do BATMAN combatendo o crime, fala do batmóvel, da roupa, dos acessórios, da capa... Eu adoro tudo isso nos filmes, mas em WAYNE DE GOTHAM eu queria ler o suspense que o autor havia preparado. E, graças a Deus, essa parte foi rápida e quase não apareceu mais. O livro fez com que eu não mais pensasse em BATMAN, e sim em Bruce, tudo que eu queria era ler sobre o passado dos pais de Bruce.

O enredo passa então a ser dividido entre passado e presente. O presente com as descobertas que Bruce vai fazendo em relação à família, e o passando dando total enfoque em Thomas, um garoto milionário, que não se dava bem com o pai e que para “fugir” foi estudar medicina em Harvard. Já formado, ele retorna para casa, mas para todos ele ainda é, e sempre será, filho de Patrick. Cansado de ser visto dessa forma, Thomas se junta a um médico que está desenvolvendo um projeto para varrer a corrupção e o crime de Gotham. Thomas acredita que essa será sua chance de brilhar e de mostrar ao pai a que veio.

É aí que o livro ganha um novo fôlego e você pensa: WTF?

Sério, TRACY HICKMAN conseguiu desenvolver uma história de suspense fabulosa! Seu enredo mistura ciência, experiência genética, vingadores, chantagistas, criminosos, manipuladores de mentes e tudo mais que vocês podem imaginar para tornar o livro um excelente representante do gênero policial. Sim, fiquei de boca aberta!

HICKMAN foi brilhante ao explorar a morte dos pais de Bruce e trazer tantos elementos positivos para sua história. Achei que WAYNE DE GOTHAM seria um livro de super-heroi combatendo o crime, mas a verdade é que o livro é um suspense de primeira e que a todo momento surpreende com as mais variadas explicações.

A única coisa que não gostei, e que por isso parei de ver o BATMAN como o Clooney, foi o modo como ele tratava Alfred. Todo mundo sabe que o mordomo está na família há anos, e que antes dele, seu pai ocupava o mesmo cargo. Alfred cuidou com todo zelo e carinho de Bruce, mas, ao descobrir que Alfred esconde alguns segredos da vida de Thomas, Bruce o trata extremamente mal! É grosseiro e estúpido com o senhor que sabemos ter idade bastante avançada. Bem, BATMAN CLOONEY seria incapaz de tratar dessa forma uma pessoa do bem, ainda mais alguém que lhe deu tanto afeto depois de ficar órfão, portanto, quem era o BATMAN / Bruce Wayne que formei na minha mente? Não sei. Já faz alguns dias que li o livro e não consigo ter uma imagem do personagem, mas, quem disse que isso importa? Como eu disse, o perfeito enredo policial que TRACY HICKMAN criou, torna a caracterizações do BATMAN dispensável. Por isso, enquanto BATMAN eu imaginava a fantasia do Homem-Morcego, e enquanto Bruce... Enquanto Bruce não imaginava nada, afinal, como filho de Thomas, ele estava ali como um “detetive” do passado do pai, e fiquei mais interessada em suas descobertas do que em sua aparência.


WAYNE DE GOTHAM é simplesmente o máximo! A-D-O-R-E-I! Fãs de BATMAN, Leiam! Leiam! Leiam! Não fãs de BATMAN, leiam mesmo assim! Esqueçam a parte do super-heroi e embarquem na maravilhosa trama policial que TRACY HICKMAN criou, vocês vão se surpreender ;)



FICHA DO LIVRO

WAYNE DE GOTHAM
TRACY HICKMAN
Editora: FANTASY
Ano: 2013                   
Nº págs: 270
Gênero: Policial, Suspense



Comente com o Facebook:

9 comentários:

  1. Não sou exatamente fã do Batman, mas gosto e quero ler esse livro. Parece mesmo ótimo.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Não sou fã de livros desse tipo, nem do Batman... Não sei se eu leria , mesmo com sua resenha maravilhosa rs
    Beijinhos

    http://www.meumeiodevaneio.com.br

    ResponderExcluir
  3. Achei interessante, não conhecia muito sobre o livro até ler a postagem.
    Mari, convido para conhecer "Feitiço" livro vencedor do concurso "Do manuscrito ao livro" já publicado pela editora Novo Conceito.Espero que goste!
    Bjs
    Liza Jones
    http://lizajoneslivros.wix.com/lizajones
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Acabei de comprar o livro, por isso vim atrás da crítica e ela me cativou ainda mais a ler, mas sinceramente em alguns pontos achei um tanto desnecessário dizer sobre George Clooney. Filme é filme, livro é livro e BATMAN é o BATMAN, não importa o ator que o interprete ou artista que o desenhe (até porque Batman & Robin é um filme no minimo ridiculo, mas gosto é gosto). E o outro ponto foi que o mordomo do Batman se chama Alfred, não Albert. Até dei uma folheada no livro para ver se o erro não estava no autor chamando-o assim, mas mesmo no livro está escrito Alfred.

    Fora isso parabéns, uma bela crítica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, bom dia!

      Primeira coisa: Muito obrigada por avisar sobre o nome do mordomo, arrumei :D (que gafe!, rs).

      Quanto ao filme, quis comparar porque acho impossível desvincular a imagem da roupa do Batman dos filmes ao ler o livro. E achei essa parte do livro bastante chatinha, pois creio que todo mundo já sabe como é a roupa, o batmóvel, etc... Mas ri muito quando você disse que Batman & Robin é ridículo, rs. Realmente, gosto é gosto. Gosto dos filmes até este, como disse, passei a não gostar por causa do Bale, e para mim, importa bastante o autor que interpreta :S (acho ele sem sal, rs)

      Mas fiquei feliz por você dizer que ficou mais cativado ao ler. Depois que ler, volta pra contar o que achou. A história policial por trás é realmente fabulosa e muito bem trabalhada.

      Bjs

      Excluir
    2. Não é só gosto do cara quase todo mundo ama a nova Trilogia e odeia o Batman & Robin

      Excluir
    3. Não é só gosto do cara quase todo mundo ama a nova Trilogia e odeia o Batman & Robin

      Excluir
  5. Legal! Sou fã de Batman nos quadrinhos e filmes, estava com um pé atrás nesse formato de livro.. Mas pelo visto vou comprar essa idéia também :)

    ResponderExcluir
  6. Triste alguém realmente gostar do filme do Batman Clooney, eu gostei da parte do comentário sobre a investigação. Quer saber do Batman leia Ano um e Cavaleiro das trevas de Frank Miller.

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.