18 de outubro de 2013

RESENHA: REPLAY - Marc Levy (Suma de Letras)



Oi, pessoal.

Vou fechar a semana com a resenha de REPLAY, do MARC LEVY, lançamento da SUMA DE LETRAS.

ReplaySINOPSE: Tudo que Andrew Stilman queria era uma segunda chance. Após partir o coração da mulher que amava, seu maior desejo era voltar no tempo e consertar os erros, mas isso é impossível – ou, ao menos, era o que ele pensava. Na manhã do dia 9 de julho de 2012, durante sua caminhada matinal às margens do Rio Hudson, o prestigioso repórter Andrew Stilman é violentamente atacado, sem conseguir ver o criminoso. Após sua morte, o inesperado acontece. O jornalista não vê uma luz no fim do túnel, nem muito menos abre os olhos no céu, mas acorda dois meses antes de seu assassinato. Quando acorda, Andrew está de volta ao dia 9 de maio do mesmo ano. Ele vai reviver os dois próximos meses atento a qualquer detalhe que possa ajudá-lo a descobrir quem o agrediu – ou melhor, irá agredi-lo – dois meses depois. Do coração de Nova York até as ruas de Buenos Aires, Andrew vive uma aventura repleta de reviravoltas, enquanto tenta salvar a própria pele e não decepcionar seu grande amor mais uma vez. O protagonista de Replay, best-seller de Marc Levy, além de consertar os erros que cometeu, terá de correr contra o tempo para tentar evitar sua morte e encontrar seus possíveis assassinos. 

Após ler a sinopse fiquei interessadíssima no livro. Torci imensamente para recebê-lo da SUMA e quase morri de felicidade quando o peguei nas mãos. Fui ler imediatamente e... Não sei o que dizer ¬¬

Não é o caso que odiei o livro, mas também não gostei. Fiquei tão dividida com a leitura que foi difícil até encontrar uma nota para dar.

As primeiras 55 páginas do livro me incomodaram MUITO! Acontece TANTA coisa nessas páginas que chega a dar desespero. Juro, foram muitas informações. LEVY parece que não se preocupou em criar uma narrativa, apenas em expor fatos e mais fatos. A sensação que tive, foi a de estar lendo um texto jornalístico, não um romance, pois tudo parecia ser contado de forma brusca e seca, com pouca ou nenhuma emoção. Como não li outros livros do autor, não sei se isso é o comum da narrativa dele, ou se foi assim pelo fato de o protagonista ser realmente um jornalista, e o autor querer refletir isso nesse começo.

Após a página 55, os fatos começam a se desenrolar. É quando o personagem de Andrew consegue voltar ao passado para desvendar seu assassinato.

O fato é que nessa parte eu já estava com uma birra ENORME do Andrew. Nunca li um livro com um protagonista tão tosco, egoísta, imbecil e ridículo! O cara se acha o tal, magoou a noiva, e gente, juro, RÍDICULO o que ele fez! Quem ler vai entender. Quando li que na volta ao tempo ele tentaria reconquistar a mulher que magoou, imaginei mil situações, mas, JAMAIS, a descrita, que foi ridícula².  Depois disso, passei a considerar o personagem o mais boçal dos boçais.

Por que então continuei lendo? Porque sou curiosa! E mais que o assassinato de Andrew, queria saber como ele tinha voltado ao passado. E esse foi um dos pontos favoráveis: a explicação; que imaginava ser absurda, foi plausível (amém).
Outro ponto que fez com que eu continuasse a leitura foi a matéria que ele estava elaborando, e essa é a parte do livro que merece nota 10. Aliás, quando chegava na parte jornalística, parecia que era outro livro. Enfim... O autor abordou a época do Regime Militar na Argentina, e isso foi demais! ADORO quando fatos reais são explorados na ficção.

REPLAY é um livro que não consigo avaliar como um todo. Daria 10 pela história do Regime Militar Argentino, 10 para explicação plausível da volta ao passado, 10 pelo personagem do alfaiate e 10 para a noiva de Andrew. Mas, a rapidez com que os fatos do começo do livro se desenvolveram, o melhor amigo do Andrew, a vida do protagonista no jornal, e a investigação dele sobre seu próprio assassinato, não merecem nota maior que 5. E Andrew, claro, merece um ZERO!

Tenho mais seis livros do MARC LEVY,  e confesso: estou com medo :S


FICHA DO LIVRO

                  REPLAY
MARC LEVY
Editora: SUMA DE LETRAS                          
Ano: 2013                   
Nº págs: 240
Gênero: Romance

Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Já havia lido uma resenha sobre esse livro e não tenho muitos comparativos, já que nunca li nada do Levy. Mas devo confessar que me surpreendi com sua resenha. Achei divertido o modo como você expôs sua irritação com alguns aspectos da história e, ao mesmo tempo, me pareceu bem plausível o final, onde você separa as notas que dá em cada aspecto, ao invés de dar uma nota para o todo e acabar deixando a sensação de falta de justificativas. Morro de curiosidade de ler o autor, e olha, honestamente, só ouvi falar bem dos livros dele. Então, mesmo que eu não saiba o que estou dizendo (hahaha como já disse, nunca li Marc Levy), não tenha (tanto) medo dos outros seis livros que você tem pela frente!

    Um beijo, Livro Lab

    ResponderExcluir
  2. A sinopse tinha me interessado, mas depois de ler sua resenha... Acho que não vou ler não. :/

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ainda não conheço a escrita do autor.
    Achei a premissa legal!

    Bjo!

    Visita o meu cantinho e se puder segue, =D
    http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. O único livro do autor que li foi "E se fosse verdade..." e eu ACHO que não tinha informações jogadas dessa forma, mas como já tem um tempinho que li, não posso garantir. Eu também recebi Replay, mas vou te confessar que não tinha lido nem a sinopse até agora. E apesar do Andrew ser um personagem nota 0 (e eu tenho pavor de protagonista desagradável) acho que vou dar uma chance em breve.
    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  5. Ei Mari

    Este eu ainda não li, no geral gosto muito do autor, embora ele surte total rsrs.
    Eu amei Tudo aquilo que nunca foi dito, mas odiei O primeiro dia hehe.
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Primeiro comentário aqui no seu blog (só descobri por causa do skoob...haha).

    Bem, eu adoro os livros do Marc e ainda não li esse que vc resenhou e, mesmo com os pequenos contratempos da leitura que vc evidenciou, fiquei com muita vontade de ler.

    Não sei se entre aqueles que vc já tem está "E se fosse verdade", mas, se tiver, vale a pena ser a próxima leitura. =)

    Parabéns pelo blog! Passarei a ser seu novo leitor.

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.