16 de outubro de 2013

RESENHA: PAIXÃO DE PRIMAVERA - Mary Kay Andrews (Ed. Essência)



Oi, gente.

Hoje vou falar sobre PAIXÃO DE PRIMAVERA, da MARY KAY ANDREWS, lançado pela ESSÊNCIA, selo da Editora Planeta, no mês passado.

  
Paixão de PrimaveraSINOPSE: Convencida de que o fim de seu casamento com o charmoso Mason Bayless já faz parte do passado, Annajane Hudgens se prepara para deixar a cidade de Passcoe, no sul dos Estados Unidos, e recomeçar a vida ao lado de seu novo amor, um homem atencioso que fará de tudo para torná-la feliz. Mason está prestes a se casar com a bela e astuta Célia, e Annajane decide assistir à cerimônia como prova de que as feridas do passado estão cicatrizadas e de que o início de uma nova etapa da vida de ambos é uma coisa totalmente natural É um belo dia de primavera, a cerimônia começa na igreja mais pitoresca da cidade... mas o destino intervém, trazendo grandes surpresas para os protagonistas desta apaixonante aventura de primavera.
  

Quem acompanha o blog sabe que não sou muito ligada aos romances sentimentalóides e que exalam amor por cada página. Com exceção do SPARKS, são poucos os livros “melosos” que li, mas, PAIXÃO DE PRIMAVERA era uma leitura obrigatória para mim, pois conheci a autora com ALUGA-SE PARA TEMPORADA, livro que considero um dos Chick Lit mais engraçados que já li, e que, além de trazer personagens incríveis, histórias fantásticas e o bom humor típico dos Chick Lit, nos apresenta um tema bastante polêmico: a violência contra mulher. Como me apaixonei pela escrita da autora em ALUGA-SE PARA TEMPORADA, tinha que conferir o que ela preparou para o leitor em PAIXÃO DE PRIMAVERA.

Claro que a princípio pensei estar diante de outro Chick Lit, mas, conforme fui prosseguindo na leitura, percebi que estava mergulhada em um romance com passagens bastante melosas... E adivinhem? AMEI todo o amor que exalou das páginas de PAIXÃO DE PRIMAVERA.

Todos os personagens são maravilhosos, aliás, a autora capricha MUITO em seus personagens, até mesmo aqueles bem secundários, que têm mínima participação, têm uma caracterização completa e fascinante. Alguns personagens chamam muita atenção nesse livro: Annajane e Mason, o casal principal, nos conquista desde as primeiras páginas. Eles têm um relacionamento complicado, que já chegou ao final, mas que deixou faíscas de paixão. O embate entre Annajane e a ex-sogra é delicioso de acompanhar. Falas inteligentes, escolhas sensatas, um verdadeiro duelo de titãs. Annajane é a mocinha dos sonhos: madura e inteligente, expõe seus sentimentos sem medo, e não deixa que pisem em seus calos. Mason não é o melhor dos mocinhos, afinal, em muitas situações ele é bobo, grosseiro, fraco, não é aberto ao diálogo, foge de algumas situações, mas enfrenta outras bravamente, o que vai mostrando o amadurecimento do personagem ao longo dos anos. A vilã da história, Célia, é uma megera daquelas que desde o segundo em que aparece nos dá vontade de torcer o pescoço. Ela é má, cruel, cínica, dissimulada, ardilosa, e muito inteligente; uma víbora que merece ter seu pescoço cortado. Mas, quem rouba a cena (no caso as páginas), é Sophie, a filhinha de Mason. A garotinha é incrível e nos faz ansiar por sua participação em cada página.

E quem pensa que PAIXÃO DE PRIMAVERA é só um livro de amor, está enganado. Uma das coisas que mais apreciei no livro foi a intriga existente dentro da família de Mason. Eles são os ricaços da cidade, e, por isso, têm muitos e muitos segredos guardados a sete chaves. O pai de Mason já é falecido quando a história começa, vamos tendo a caracterização dele apenas pelas lembranças das personagens. Contudo, ele é um personagem bastante importante para o desenvolvimento da história, pois seu testamento, que só poderia ser aberto após 5 anos de sua morte (coisa de rico excêntrico), traria muitas surpresas à vida de todos. MARY KAY soube manter o suspense em torno desse testamento até o fim. A autora sempre nos deixava curiosos a respeito do assunto, mas nunca ficávamos irritados por ela não aprofundar logo na questão. Pelo contrário, foi delicioso acompanhar cada passo dos personagens diante da protelação da leitura desse testamento. E quando ele finalmente é lido, CHOQUE total! Já li livros policiais em que o autor não preparou uma surpresa tão maravilhosa ao leitor, já ANDREWS conseguiu, em um romance água com açúcar, criar a curiosidade, mantê-la sem cansar o leitor, e principalmente, surpreender com a revelação.


Havia me apaixonado pela escrita da autora em ALUGA-SE PARA TEMPORADA, mas PAIXÃO DE PRIMAVERA foi a cereja do bolo. E, sim, dois livros foram mais que suficientes para dizer que MARY KAY ANDREWS tem uma narrativa perfeita, impecável e deliciosa. Quem tiver a oportunidade, deve correr para ler. Será paixão na certa! Garanto!


FICHA DO LIVRO

PAIXÃO DE PRIMAVERA
MARY KAY ANDREWS
               Ano: 2013                 
Editora: ESSÊNCIA
Nº págs: 416
Gênero: Romance


Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Juro que quando vi pensei que era algo sobre maquiagem!
    Não conhecia essa escritora, mas gostei do estilo do livro!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  2. Também não sou fã de romance, mas esse parece bom. Vou ver se consigo.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Já estava curiosa por causa dessa capa fofa e singela.
    Quero muito conhecer a escrita da Mary Kay!

    ResponderExcluir
  4. Parece interessante!! Amei a resenha!!

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.