15 de outubro de 2013

RESENHA: FRANKENSTEIN: O FILHO PRÓDIGO - Dean Koontz (Ed. Prumo)



Oi, gente!

A resenha de hoje é de um livro que me deixou em choque! FRANKENSTEIN: O FILHO PRÓDIGO, do DEAN KOONTZ, lançado pela editora PRUMO em 2010.

Frankenstein: O Filho PródigoSINOPSE: No século XIX, o Dr. Victor Frankenstein, que trouxe à vida sua criação mais notória, teve de se esconder e escapar dos olhos do público, após uma série de horríveis acontecimentos. 
Dois séculos mais tarde, um serial killer está à solta em Nova Orleans, "coletando" partes do corpo de cada uma de suas vítimas, como se planejasse montar um ser humano perfeito. A cínica, fria e geniosa investigadora Carson O'Connor e seu parceiro, Michael Maddison, são designados para averiguarem as estranhas mortes. Enquanto apuram os misteriosos assassinatos, os investigadores acabam chegando a um homem muito sinistro chamado Victor Hélio. Ele é um cientista e magnata da tecnologia que vive em uma confortável mansão com um exército de serviçais. O cientista, conhecido pelas notórias obras de caridade e pelas festas suntuosas, desperta a atenção dos investigadores que passarão a observá-lo de perto. 
O mito de Frankenstein, eternizado por Mary Shelley no século XIX, é trazido de volta à vida na América dos nossos dias. Tão sombrio quanto o primeiro; mais assustador do que nunca.

Antes de qualquer coisa, preciso resumir essa resenha em poucas palavras: PUTA MERDA!, QUE LIVRO FODA DO CARAMBA! Desculpem os palavrões, mas não existem melhores palavras para definir a excelente narrativa que encontrei em FRANKENSTEIN: O FILHO PRÓDIGO.

O livro é o primeiro de uma série que mistura o gênero policial com sobrenatural, e ainda tem uma pitada de Ciência. Já havia ouvido falar nessa série, mas nunca tive um interesse real em conferi-la, pois a grande maioria dos livros policiais que são séries, não precisam ser lidos em sequência, isso porque os autores repetem seus detetives, mas sempre apresentam uma nova história. Porém, a série do KOONTZ era diferente, ela tinha que ser lida na sequência, e por isso protelei a leitura. Se arrependimento matasse, estava morta! Quando fechei o livro, descobri estar de frente a um dos melhores policiais que já li e de um enredo dos mais fantásticos, inteligentes e mirabolantes. Por tudo isso, só posso dizer: KOONTZ é o cara!

O livro conta com MUITOS e MUITOS personagens. Cada um tendo enorme importância dentro da trama. Tudo começa quando um serial killer passa a matar mulheres e recolher partes de seus corpos. Os policiais Carson e Michael estão atrás do assassino, mas vão descobrir algo muito mais terrível que um homem.

Não bastando um assassino, temos também um imitador, mas esse recolhe partes internas dos corpos, o que deixa a polícia louca e confusa, pois, enquanto uns atribuem o crime ao primeiro serial, outros acham que se trata de dois matadores diferentes.

No meio desses crimes, temos Victor Hélio, um filantropo multimilionário, que deixa a Ciência conduzir sua vida. Mas Victor não é um humano normal, ele é alguém que vive há dois séculos e esconde terríveis segredos.

Temos também um personagem fantástico: Deucalião. Um gigante cheio de máculas que aparece para ajudar Carson e Michael na caçada aos criminosos.

Carson é uma das melhores detetives que já encontrei nos livros policiais. A mulher é durona, feroz, tem uma língua ferina, e uma mente bastante aberta para aceitar o impossível. Michael é um piadista que sempre tem algo engraçado para dizer. A dinâmica dos dois é fabulosa, e a crença que eles têm um no outro é fantástica. Além disso, Carson cuida de seu irmão autista, e KOONZ explora de forma linda o autismo e coloca Deucalião, com toda a sensibilidade que adquiriu com o passar dos anos, na vida de Arnie para ajudá-lo.

Além disso, o livro conta com seres da “Nova Raça”. Homens e mulheres criados em laboratórios, com perfeição, e com o lado racional extremamente aguçado. Eles estão invadindo à Terra para acabar com os humanos da “Velha Raça”, e dar um novo sentido à humanidade. Um planeta sem crenças, sem fé, sem amor, sem sentimentos. Esses seres são programados por downloads, ainda dentro do laboratório, para responderem a um só mestre e serem sempre racionais. O problema é que a convivência de alguns deles com os humanos normais, faz com que eles queiram descobrir sentimentos que a Velha Raça possui, como a felicidade; na busca por esse sentimento, esses seres acabam por descontrolar-se e estão disposto a tudo para saber como é se sentir feliz.

Sério!, nunca li um livro policial com tantas coisas diferentes, com tantos elementos-chave, e com uma história plausível apesar de parecer tão fantástica. KOONTZ foi maravilhoso ao recriar a história de FRANKENSTEIN e inserir situações atuais para tornar essa história mais verossímil. Já li FRANKENSTEIN da Mary Shelley e confesso não ter gostado. São MUITOS detalhes, a maioria desnecessária, que está lá para tornar a história apenas cansativa e enfadonha. KOONTZ conseguiu inserir muito mais detalhes que Shelley, mas a singularidade do universo que ele criou não permite que fiquemos dispersos em nenhum momento. O Dr. Frankenstein criado por KOOTZ é um homem realmente assustador e medonho.

O primeiro volume é um fenômeno! Ao mesmo tempo em que a história investigativa sobre os assassinatos é fechada, várias brechas são deixadas para os volumes posteriores. Como o Dr. Frankenstein e seu Monstro sobreviveram por dois séculos, ainda é um mistério. A morte dos pais de Carson continua sem ser desvendada, e o ser que está atrás de Arnie, continua a solta e atrás do garoto. E esses são só exemplos de fatos que não foram explicados no livro. Muitas outras pontas estão soltas e estou em verdadeiro desespero para ler as sequências dessa série.


Quem gosta de policiais, se joga em KOOTZ que é paixão na certa! Livro 5 estrelas que entrou para os favoritos. Fiquei em êxtase. Corram para ler.


FICHA DO LIVRO

FRANKENSTEIN: O FILHO PRÓDIGO
DEAN KOONTZ
Editora: PRUMO
Ano: 2013                   
Nº págs: 492
Gênero: Policial, Suspense



Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Nossa... Sua resenha me deixou assim "Caramba! Caramba!". Preciso demais ler essa série.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da resenha, fiquei também com vontade de adquirir o livro para ler, vou ver se encontro ele com o preço mais em conta, abraço...

    ResponderExcluir
  3. Poxa, depois dessa resenha, esse livro entrará para minha estante de "Desejados".
    Vlw.

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.