5 de outubro de 2013

RESENHA: DOIS RIOS - T. Greenwood (Ed. Novo Conceito)



Boa tarde, pessoal.

Hoje a resenha é do 5º e último livro dos lançamentos de setembro da NOVO CONCEITO. Claro que deixei o melhor para ler por último, pois ouvi tanta gente falando bem de DOIS RIOS da T.GREENWOOD, que tinha certeza que ia amar. E amei!

Dois Rios SINOPSE: Harper Montgomery vive ofuscado pela tristeza. Desde a morte de sua mulher, há 12 anos, ele aprisionou-se em uma pequena cidade, Dois Rios, onde todo mundo se conhece, porque ali — justifica-se — poderia criar melhor sua única filha. Atormentado pelo desgosto, Harper prefere esconder-se. Mas a verdade é que a morte de sua mulher é somente um dos motivos de sua dor. Além de sofrer por sua perda, ele se sente culpado por um ato abominável: quando mais jovem foi cúmplice de um crime brutal e sem sentido. Há muito sentimento em jogo quando se trata de sua vida cheia de remorsos... Então, um acidente de trem oferece a Harper a chance de redenção: uma das sobreviventes, uma menina de 15 anos, grávida, precisa de um lugar para ficar, e ele se oferece para levá-la para casa. No entanto, a aparição dessa menina, Maggie, não tem nada de simples acaso, talvez, ela tenha alguma coisa a ver com o crime do qual ele participou um dia...

Só solicitei DOIS RIOS porque fiquei muito, mas muito interessada pela sinopse. Apesar disso fiquei com certo receio, pois não gostei de UM MUNDO BRILHANTE. Na verdade, não posso dizer que não gostei, pois não simpatizei com o personagem principal e acabei abandonando a leitura. No entanto, agora, após ler DOIS RIOS, acho que darei uma nova chance, pois a escrita de GREENWOOD me conquistou.

Não vou ficar falando do enredo em si, pois são muitas as coisas que quero falar e são muitos os elogios que quero fazer.

Primeiramente, quero chamar atenção à forma como o livro é narrado: Harper nos conta sua história, oscilando sua narrativa entre seu passado e seu presente. Alternadamente, cada capítulo vai expondo todas as nuances do personagem. Harper é um homem encantador, que não teme se mostrar como de fato é. Ele nos põe a par de todos os seus sentimentos, medos, anseios, angústias...

ADORO livros que vão mesclando passado e presente para uni-los ao final. E as pontas que GRENWOOD conecta... São realmente surpreendentes! O mistério do livro gira em torno de Maggie, a garota misteriosa que aparece na vida de Harper. A princípio ele não desconfia da menina, mas depois percebe algumas estranhezas e resolve investigar. Quando descobre que ela foi para Dois Rios para de fato encontrá-lo, ele entra em pânico, pois tem certeza que ela está ali para cobrar uma dívida do passado, uma dívida de morte.

A autora soube manter os segredos de Maggie muito bem, quase como em um livro policial. Foi angustiante saber que ela tinha um segredo. Pensei milhares de coisas, mas JAMAIS imaginei a história tomando o rumo dado por GREENWOOD. Ao saber quem era Maggie e por que ela estava ali, só consegui pensar: ‘puta merda!’ (com o perdão da expressão). Fiquei de boca aberta com o desfecho que a autora deu. Não apenas pelo fato de eu não ter imaginado as razões, mas porque quando elas se revelaram foi realmente emocionante.

Até a metade do livro eu gostava mais da narrativa de Harper sobre seu passado. Adorei saber como foi o desenvolvimento do relacionamento dele com Betsy, sua falecida esposa. A história dos dois é linda. O envolvimento ocorreu de forma gradual, com a amizade vindo primeiro. É muito prazeroso ler sobre relacionamentos que iniciam com a amizade e se mantêm firme e forte com o passar dos anos. Como melhores amigos, o casal já me encantou; quando passaram para um namoro, fui conquistada de vez. Nesse momento tenho de dizer que comparei a escrita da autora a SPARKS. Sabe quando nas resenhas dele falo que o cara consegue escrever que o personagem foi ao banheiro para fazer xixi, mas escreve isso de forma tão tocante, que fica parecendo extremamente interessante? Pois é, GREENWOOD também tem esse dom. Diversas passagens do passado de Harper são simplórias e nem precisavam ocupar páginas no livro, mas a autora escreve de um jeito tão fabuloso, que a gente fica desejando que ela conte só mais um pouquinho, pois está bom demais!

Quando Harper começava a falar do presente, eu ficava meio desapontada, pois o Harper atual é melancólico, pacato demais e sem graça. Por isso achei mais interessante seu passado; nele, ele foi bem mais intenso. Entendo que o Harper de hoje sofria com a morte da esposa e de seu segredo, mas, ainda sim, ele pareceu amargurado (e avoado) demais.

Contudo, em certo momento na narrativa, passei a ansiar por passado e presente da mesma forma. O passado porque eu tinha extrema necessidade de acompanhar a vida de Harper com seus pais, Betsy, seus amigos, a faculdade, etc. E o presente porque eu estava desesperada para saber quem era Maggie e porque ela estava lá.

A forma como GREENWOOD conduziu o enredo para inserir o tema do racismo foi fantástica. A história se passa nos anos 60 e 70, e o racismo ainda era muito forte. As pessoas odiavam os negros e não se importavam de matá-los. Até mesmo os brancos que prestavam ajuda à população negra, eram odiados, pois eram considerados “amantes de negros”. Não vou ficar falando sobre essa parte, pois ela contém pontos importantes do livro e não quero soltar spoilers, mas foi extremamente triste ler o que a intolerância e ignorância humana foram capazes de fazer. Duas passagens que tiveram o racismo como tema fizeram com que eu ficasse realmente triste. Não triste para chorar, mas triste por revolta, por raiva.


O final do livro é tocante e belo. GRENWOOD concluiu seu romance de forma bastante digna e com finais primorosos para todos seus personagens. Eu sabia que iria gostar de DOIS RIOS, mas não imaginei que ele teria a história que tem. Livro excelente! Mais um que merece mais que as 5 estrelas que o Skoob permite dar. 



FICHA DO LIVRO

DOIS RIOS
T. GREENWOOD
Editora: NOVO CONCEITO
Ano: 2013                   
Nº págs: 448
Gênero: Drama

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Acabei de querer "mais" esse livro. É que eu já queria, mas não tanto. Mas saber que a história tem vários e até fala sobre racismo me interessou. Vou procurar de certeza.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. O livro parece ser muito bom, ótima resenha! Com certeza adicionarei a minha lista de próximas leituras!

    Já estou seguindo o blog :)

    Abraços, Samuel.
    http://recodificado.blogspot.com/

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.