6 de junho de 2011

SEGUNDAS L&PM: UM ASSASSINO ENTRE NÓS


Buenos días muchachos e muchachas.

Vamos começar mais uma semana, e como vocês sabem, hoje é dia de SEGUNDAS L&PM. Escolhi para resenha de hoje um livro que segue caminhos diferentes ao que estamos acostumados ao ler um livro policial.

Geralmente, nos enredos policiais, um crime é cometido e passamos páginas e mais páginas bancando o detetive para tentar descobrir o criminoso, porém, em UM ASSASSINO ENTRE NÓS da Ruth Rendell, um caminho contrário é explorado.


Rendell narra a  história da família Coverdale. Uma família privilegiada em vários sentidos: financeiro, intelectual, afetivo, etc. Eles vivem em uma mansão no interior da Inglaterra e são muito felizes, mas o sr. Coverdale e os filhos, Giles e Melinda, passam grande parte do tempo fora de casa. Sem suportar ver a esposa cuidar da enorme casa sozinha, o sr. Coverdale contrata Eunice Parchman como empregada doméstica. Eunice tem uma personalidade estranha, é soturna, esquisita e até grosseira...

A surpresa do livro acontece nas primeiras páginas: Eunice matou a família Coverdale. Por várias páginas acreditei que, ao prosseguir com a leitura, o assassino se revelaria outro, mas isso não acontece. Na contramão das histórias similares, Ruth Rendell logo de cara nos apresenta a assassina e passa o restante do livro adentrando no psicológico dessa mulher e nos motivos que a levaram ao crime. E os motivos se revelam tão chocantes e surpreendentes quanto essa nova forma de narrar que Rendell escolheu.

Não pensem vocês que a história fica menos interessante por ter um assassino rapidamente revelado. Pelo contrário, ao entrar na mente de Eunice ficamos cada vez mais curiosos para descobrir como ela desenvolveu seu lado sombrio e, principalmente, como o caráter assassino dessa psicopata veio à tona.

UM ASSASSINO ENTRE NÓS foi um dos melhores e mais diferentes livros que já li. Para todos que adoram um policial, recomendo muito, pois o livro nos faz refletir sobre muita coisa que envolve o ser humano.






Comente com o Facebook: