6 de junho de 2011

RESENHA: O DIVÓRCIO DOS MEUS SONHOS - Clare Downling (Bertrand)

Oi gente. Voltei!

Nesse fim de semana li um livro muito legal e não vou agüentar deixar para postar a resenha amanhã. Precisa ser hoje!

Esse livro vai estrear uma nova categoria aqui no blog: Chick Lit. Não li muitos livros do tipo, pois sempre opto por ler romances policiais, mas claro que já li quase todos da Marian Keyes e da Helen Fielding, e tenho alguns da Sophie Kinsella, no entanto, não conhecia outras autoras do gênero. Foi quando comecei a ver algumas resenhas e sorteios de O DIVÓRCIO DOS MEUS SONHOS em alguns blogs. A primeira vez que vi o título pensei que fosse um livro de auto-ajuda. Mas, ao conhecê-lo melhor, minha reação foi: PRECISO LÊ-LO! Então, solicitei o livro com a Luiza, e ela sempre muito legal, me enviou. Acho que começo a gostar desse tipo de leitura mais do que supostamente pensei que fosse, rs.


Jackie Ball é dona de uma floricultura na Irlanda e tem um relacionamento maravilhoso com Dan, um homem gentil, carinhoso e que adora esportes. Em um jantar para comemorar um atrasado aniversário de namoro, Dan pede Jackie em casamento e ela... bem, ela aceita. Aceita, mas tenta desesperadamente (em vão) contar algo para Dan, ele está tão eufórico, que naquele momento, Jackie não consegue contar.

Mas... Oooops, volta a fita. Jackie estava na Irlanda há apenas um ano e meio. Onde estivera Jackie antes disso? Na Inglaterra. Fazendo o quê? Curtindo a vida de casada. Sim, Jackie ainda era casada. Seu casamento não andava nada bem e um dia ela simplesmente arrumou as malas, deixou um bilhete para o (ex) marido e foi embora. Um ano e meio se passou. Jackie nunca procurou Hanry e Hanry nunca procurou Jackie, mas nenhum dos dois entrou com um pedido legal de divórcio. Agora Jackie precisa se divorciar antes que se torne uma bígama. Dan fica chocado com a notícia, mas dá todo apoio a futura esposa.

Um ano me meio sem se falar... Jackie e Dan acreditam que não terão problemas para sair o divórcio, mas Henry é pego de surpresa e não gosta nada nada dos motivos alegados por Jackie nos papéis do divórcio, faz então a única coisa que lhe resta: contesta o divórcio.

O DIVÓRCIO DOS MEUS SONHOS é um livro delicioso de ler. A autora Clare Dowling vai montando a vida das personagens de modo tão peculiar que várias vezes fiquei na dúvida se era Jackie ou Henry que estavam com a razão, pois por diversas vezes, ambos alegam que o casamento estava insustentável pelas mesmas razões e pelos mesmos defeitos que um via no outro. E falando nos defeitos, meu Deus que medo! Tenho tantos defeitos da Jackie que percebi que não posso me casar jamais!

Jackie é engraçadíssima, mas é imatura para resolver problemas, não sabe conversar, resolve as coisas ignorando-as e fugindo delas, achando que com o tempo elas vão se resolver. Além disso, deixa tudo pra depois, vive em dúvidas em relação que posição tomar e sempre espera que alguém faça as coisas por ela, como em seu casamento com Dan, ela apenas cuida do vestido que vai usar e deixa todo o resto nas mãos do novo.

O mais gostoso no livro da Dowling foi ver que as personagens tinham tantos defeitos quanto qualidades, e que mesmo aqueles que pareciam perfeitos no início da história, mostram suas fraquezas e tristezas em algum ponto.

Apesar de quase toda narrativa circular pelo triângulo Dan-Jackie-Henry, os personagens secundários têm muito espaço e alguns até roubam a cena. A mãe de Jackie é divertidíssima, muito dramática e inocente. Jura que a irmã de Jackie (que está no último ano da faculdade) é virgem. A irmã, por sua vez é uma mulher prática, engraçada, baladeira e que não dispensa drogas, até que engravida... Mas espera! Ela não era virgem? Rs.

A família de Jackie garante boas risadas o tempo todo, assim como sua amiga e sócia, Emma, que só veste roupas e sapatos marrons e trata os homens como objeto.
Adorei o livro. Muito mesmo. Preciso ler mais “literatura mulherzinha” e dispersar um pouco dos sangrentos policiais.

FICHA DO LIVRO

O DIVÓRCIO DOS MEUS SONHOS
CLARE DOWLING
PhotobucketEditora: BERTRAND BRASIL 
Ano: 2011                    
Nº págs: 431
Gênero: Chick Lit, Romance

Cortesia da editora para resenha.







Comente com o Facebook: