2 de maio de 2014

RESENHA: COMO VIVER ETERNAMENTE - Sally Nichols (Ed. Geração)



Boa tarde, pessoal.

Hoje vou falar de um livro belíssimo que entrou para meus favoritos: COMO VIVER ETERNAMENTE da SALLY NICHOLLS, lançado pela editora GERAÇÃO:

COMO VIVER ETERNAMENTE
SALLY NICHOLLS
Editora: GERAÇÃO              
Ano: 2014                  
Nº págs: 232
Gênero: Drama



SINOPSE: Sam ama fatos. Ele é curioso sobre óvnis, filmes de terror, fantasmas, ciências e como é beijar uma garota. Como ele tem leucemia, ele quer saber fatos sobre a morte. Sam precisa de respostas das perguntas que ninguém quer responder. ”Como Viver Eternamente”, é o primeiro romance de uma extraordinária e talentosa jovem autora. Engraçado e honesto, este é um livro poderoso e comovente, que você não pode deixar de ler.



Antes de COMO VIVER ETERNAMENTE sofrer a mudança de capa, já tinha visto resenhas bastante positivas, porém, ainda não havia me interessado pela leitura. Mas no fundo todo mundo tem uma quedinha com capas, e quando houve a mudança, tive um interesse absurdo em conhecer essa história que já tinha encantado tanta gente. Obviamente, me encantou também.

O livro é narrado por Sam, um garoto de 12 anos que tem câncer e sabe que vai morrer. Sempre que temos um livro como esse em mãos vamos às lágrimas, pois mesmo que já saibamos qual será o final do personagem, sempre nos envolvemos demais com sua história e seu sofrimento. Contudo, Sam me fez chorar por motivos diferentes. Apesar de já sabermos o final e de o próprio personagem também estar ciente do fato, ele não se deixa abater pela doença. Não porque tenha a ilusão de uma cura ou de um milagre, mas porque quer viver bem seus últimos momentos, e isso é o que emociona o leitor. É impossível não ficar com um nó no peito ao ver que esse garoto de 12 anos tem tanta determinação para realizar algumas coisas que propôs a si mesmo antes de sua morte. É impossível não ficar com o coração pequenininho ao ver que uma criança sabe lidar melhor com o tema da morte que alguns adultos, e é impossível conter as lágrimas quando vemos Sam questionar Deus sobre a doença e as razões de ela atingir crianças.

Adorei a forma como SALLY retratou os personagens do livro. O pai de Sam  parecia um homem frio e distante, mas o leitor consegue perceber que esse é seu jeito de sofrer e de lidar com a situação de ter um filho, ainda tão jovem, que a cada dia deixava um pouquinho de si para o mundo, e que o mundo tirava um pouquinho da vitalidade dele. A mãe de Sam já é mais aberta em relação a seus sentimentos de dor e sofrimento, mas também é quem é forte para aguentar todas as situações e as tristezas do filho. A irmã de Sam é uma garotinha fantástica que emociona o leitor com a relação deles.

Contudo, o mais interessante no livro é Felix. Um amigo de Sam que também tem câncer, mas que, ao contrário de Sam, que luta por viver o melhor possível os poucos momentos que restam, já se entregou à doença e está à espera de seu momento final. É bastante triste ver que uma jovem criança perdeu a esperança na vida, mas é mais triste ainda constatar que essa criança tem razão em relação à morte.

Se na figura de Sam, NICHOLLS explora a imagem do garotinho que realiza todos os sonhos antes de ir embora, na figura de Felix ela explora o ser humano que já não tem esperança, e realmente não sei dizer qual das duas situações é a mais triste, pois é doloroso ver que Sam busca fazer coisas para se realizar enquanto está com os dias contados, é triste ver que ele tem prazo para realizar planos que deveriam se estender por toda a vida, e é igualmente triste acompanhar Felix na sua melancolia e aguardo da morte. Mesmo que algumas vezes o garoto faça algumas coisas com Sam e que eles se divirtam juntos, percebemos que ele já desistiu, e isso causa uma dor enorme, principalmente por causa da idade dos personagens.


COMO VIVER ETERNAMENTE é um livro belíssimo e acho que poucos conseguirão segurar as lágrimas durante a leitura, mas com um lencinho tudo se resolve. Livro lindo! Recomendadíssimo! <3 


Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. Só vim descobrir sobre esse livro há poucos dias e a sinopse já tinha me deixado interessada. E agora com tudo que você falou me pareceu mesmo um livro lindo e imperdível, vou procurar. Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Mari, tenho acompanhado as resenhas deste livro e a cada uma que leio tenho certeza da beleza que está escondido nas páginas dele. Espero ler também.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  3. EI Mari

    Também sempre quis ler pq todo mundo fala muito bem, mas fiquei louca por ele com a capa nova rsrs. Já está em casa esperando, mas acho q tbm vai furar lugar na fila, estou curiosa.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Mari! Não sabia que o livro já tinha sido lançado aqui anteriormente, nunca tinha ouvido falar dele. Também nunca tinha prestado muita atenção, mas parece um livro bem bonito. E triste, claro. Deve emocionar muito o leitor, ver como tanto o Sam quanto o Felix estão passando o resto de suas curtas vidas e tal.
    O livro parece trazer uma mensagem linda, mas acho que eu não vou lê-lo tão cedo. Tenho uma dificuldade imensa com esse tipo de livro, morro chorando, então tento dar um espaço bem grande entre a leitura de um e outro. Mas ele vai para a fila, algum dia eu crio coragem e leio rs.

    Beijos,
    Adri Brust
    Stolen Nights

    ResponderExcluir
  5. Já tinha visto esse livro nas livrarias, mas nunca parei para dar muita atenção a ele. Agora estou com a impressão de que andei deixando passar uma grande leitura. Sempre me esquivo desses que fazem chorar, mas pelo o que você falou, parece ser bonito e emocionante de uma outra forma. Foi para a minha lista.
    Beijos!

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.