12 de novembro de 2013

RESENHA: O DOM - James Patterson (Ed. Novo Conceito)



Boa tarde, gente!

Hoje vou falar sobre o segundo livro que li da leva de outubro da NOVO CONCEITO: O DOM do JAMES PATTERSON e NED RUST.

O DomSINOPSE: Os irmãos Allgood nunca desistem de lutar contra os poderes autoritários e desumanos d’O Único Que É O Único, mas, agora, eles estão sem Margô — a jovem e atrevida revolucionária; sem Célia — o grande amor de Whit; e sem seus pais — que provavelmente estão mortos... Então, em uma tentativa de esquecer suas tristes lembranças e, ao mesmo tempo, continuar seu trabalho revolucionário, os irmãos vão parar em um concerto de rock organizado pela Resistência onde os caminhos de Wisty e de um jovem roqueiro vão se cruzar. Afinal, Wisty poderá encontrar algo que lhe ofereça alguma alegria em meio a tanta aflição, quem sabe o seu verdadeiro amor... Mas, quando se trata destes irmãos, nada costuma ser muito simples e tudo pode sofrer uma reviravolta grave, do tipo que pode comprometer suas vidas. Enquanto passam por perdas e ganhos, O Único Que É O Único continua fazendo uso de todos os seus poderes, inclusive do poder do gelo e da neve, para conquistar o dom de Wisty... Ou para, finalmente, matá-la.

A primeira coisa que tenho que dizer é que li O DOM com medo. Na verdade, com MUITO medo! Adorei BRUXOS E BRUXAS, primeiro volume da série, fiquei louca para ler logo O DOM quando vi que seria lançado, mas, conforme os blogueiros foram postando as resenhas... Fiquei tensa! Quase todos na minha TL no Twitter falaram mal do livro, os mais diversos pontos foram evidenciados para mostrar as razões de não terem gostado, e agora, vou ter que dar uma de “do contra” e dizer que eu gostei de O DOM ><

Ok, não é que eu tenha adorado o livro, longe disso, mas também não detestei tanto assim. Concordo com o que boa parte das pessoas falou: realmente, o livro é um mais do mesmo, não traz muita coisa nova e os personagens principais em nada amadurecem.

Por outro lado, os irmãos Allgood estão aprendendo mais sobre seus poderes e como controlá-los, por isso, esse volume tem mais magia. Quanto à distopia, sinto falta de maior aprofundamento nesse universo. Por diversas vezes vemos os personagens reclamando de não terem mais livros, filmes, músicas, que tudo foi queimado, etc, mas, como tudo isso foi “perdido”, deixado de lado, não é explorado. A sensação é que passa-se mais tempo relembrando o que tinham do que explicando ao leitor como perderam e como são as coisas agora. As maldades que a Nova Ordem comete são sempre mostradas, mas não sabemos como foi que esse novo regimento instituiu-se, como tudo o que conhecíamos acabou. A sensação é que a mistura de magia com distopia é fantástica, mas que nenhuma das duas vertentes são realmente aprofundadas.

Um ponto que todo mundo reclama do PATTERSON, são seus capítulos extremamente curtos, e suas descrições nada detalhistas. Acredito que por estar acostumada a ler os livros policiais do autor, que seguem exatamente essa mesma fórmula, estou adaptada a essa rapidez com que as coisas acontecem, com o atropelamento dos fatos. Pode parecer incrível, mas, mesmo nos livros policiais, que requerem todo aquele detalhamento para descobrirmos culpados, PATTERSON economiza nas palavras e deixa a narrativa bastante crua. E a série BRUXOS E BRUXAS segue esse mesmo padrão. A realidade é que sou do tipo que acha que quanto mais detalhes tiver, melhor. Adoro livros enormes, cheios de descrições, etc, mas estou tão acostumada à narrativa do PATTERSON, que teria um colapso se um dia me deparasse com uma forma diferente de ele narrar.


De fato, a sensação que O DOM passa, é de repetição. Parece que o autor apresentou uma série para a editora, o primeiro volume fez sucesso e eles falaram para aumentar a série e colocar mais livros no meio; o problema, é que faltou o que contar. Apesar disso, e sim, enxergo todos os defeitos do livro, todas as falhas, concordo com muita coisa que os pessoal que não gostou falou, ainda assim, gostei de O DOM. Talvez por já ter lido livros realmente horríveis do PATTERSON, não consegui achar esse tão ruim assim, e não tem jeito, vou continuar acompanhando a saga dos irmãos Allgood.


FICHA DO LIVRO

O DOM
JAMES PATTERSON
Editora: NOVO CONCEITO
Ano: 2013                   
Nº págs: 288
Gênero: Aventura, Fantasia, Distopia, Sobrenatural

Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. E eu estou com Bruxos e Bruxas aqui e ainda não li. :/ Preciso ler logo e comprar O Dom. Gostei da resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu achei O Dom melhor que Bruxos e Bruxas, #prontofalei! O problema é que muitos não gostaram do primeiro livro, logo a possibilidade de gostar do segundo é baixa. Eu, por exemplo, não fui muito com a cara do primeiro livro, mas resolvi arriscar com o segundo. Achei um pouco melhor, mas senti falta de mais explicações sobre o mundo, como você falou, e sobre a magia.

    ResponderExcluir
  3. Olá! Tudo bem? Vim conhecer o seu blog e adorei.

    Ainda não li esse livro, nem o primeiro, mas é uma série que eu pegaria para ler fácil.

    Estou seguindo!!! :)

    Beijos,
    www.livrosqueinspiram.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Acredita que eu ainda n li Bruxos e bruxas, estou super atrasada nas leituras. Gosto muito do James Patterson, acho a escrita dele muito leve. Realmente vi muita gente q não gostou de Dom. Vamos ver..
    Bjs
    Aline Lima
    http://alinenerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.