20 de novembro de 2013

RESENHA: A FERA INTERIOR - Lotte & Soren Hammer (Ed. Vertigo)



Boa tarde, pessoal!

Hoje teremos a primeira resenha da nova parceira do blog, a editora VERTIGO. A VERTIGO é um selo da AUTÊNTICA voltado para livros policiais. Imaginem minha felicidade ao ver esse selo criado e ainda mais ao conseguir a parceria *_* O primeiro livro que recebi para resenha foi A FERA INTERIOR, dos irmãos dinamarqueses LOTTE & SOREN HAMMER.

A Fera InteriorO livro chegou ontem e imediatamente comecei a leitura. Já sabia do que se tratava, pois está na contra-capa e na sinopse, no entanto, para vocês não vou revelar, acho que a leitura será mais prazerosa, instigante e surpreendente se vocês não souberem, portanto, NÃO LEIAM A CONTRA-CAPA NEM A SINOPSE.

Confesso que quase desisti do livro. Tenho um acordo comigo mesma que se um livro não engrena até a página 100 posso desistir. E até essa página A FERA INTERIOR não engrenava de jeito nenhum. A narrativa foi lenta e arrastada. Eu lia, lia, lia e parecia não sair do lugar. Leio super rápido, mas demorei mais de duas horas para ler essas 100 páginas. Aí comentei com meu namorado que o livro era extremamente chato e que pensava em abandonar, e ele disse para ler mais um pouquinho. Decidi então que leria até a página 150, e se mesmo assim continuasse com as mesmas impressões, desistiria. Mas prosseguir com a leitura foi a melhor coisa que fiz! De repente a história deu uma guinada, passou-se a ter muita ação e especulação, e a monotonia foi totalmente deixada de lado \o/

A partir desse momento me vi engolida pela narrativa dos irmãos HAMMER. Como disse acima, não vou falar sobre o tema que o livro aborda, mas as estatísticas mostradas em A FERA INTERIOR são assustadoras e alarmantes, o que por diversas vezes nos faz ficar ao lado dos “bandidos”. Os “bandidos” nesse caso são um grupo de pessoas que por um trauma ou tragédia em comum, se uniram para assassinar um determinado tipo de criminoso. Eles são como justiceiros, e após cometerem seus crimes, conseguem a atenção da mídia e do país inteiro para repensarem no assunto tão polêmico que assola a Dinamarca.

A situação é bastante triste e chocante. A forma como os irmãos conseguiram explorar um debate social tão forte em um livro policial foi fenomenal. A narrativa causa um enorme impacto social em quem lê. Imagino o que causou aos dinamarqueses ao se depararem com tal enredo. Não bastando o tema abordado já ser tão forte e pesado, os irmãos ainda desnudam ao leitor as leis da Dinamarca para tais atos, o que nos deixa ainda mais perplexos, pois as penalidades são mínimas e não há rigor algum no tratamento desses criminosos.

Em relação aos personagens, os irmãos criaram dois grupos realmente fantásticos. De um lado os policiais, que fazem de tudo para descobrir os crimes; e do outro os assassinos, que têm uma história de vida marcante, triste e que nos faz pensar se não agiram com a razão.

Não posso dizer que torci para que o crime fosse solucionado, e esse foi o fator que mais gostei em A FERA INTERIOR. Todo leitor de livro policial quer ver a resolução final do caso e os culpados sendo punidos, mas dessa vez eu quis que a polícia falhasse e que não conseguisse chegar aos assassinos, pois, em meu ponto de vista, eles não estavam tão errados em sua vingança. Claro que sou contra fazer vingança com as próprias mãos, mas, diante de uma política tão suja como a dinamarquesa, e de leis tão brandas para punir o tipo de crime tratado no livro, não consegui não ficar ao lado dos assassinos. Pensei por diversas vezes que se fosse comigo, ou algum familiar, e se a justiça não tomasse posição, o que faria. E é exatamente por isso que não condeno as atitudes do grupo de assassinos. Quando o Estado falha em prover assistência a seu povo, é preciso usar de artifícios para chamar atenção para um determinado problema. Obviamente, em um país com leis mais rigorosas, as pessoas não tenderiam a chegar a uma situação tão extrema para conseguir punir seus culpados.

Apesar de torcer para a polícia falhar, devo admitir que os personagens que compõe o grupo de investigadores são incríveis. A história de vida deles, a personalidade de cada um, a inteligência e o companheirismo, chamam muito a atenção. Provavelmente, em um livro com crimes comuns, estaríamos torcendo por eles e investigando com eles. Simonsen, o inspetor principal, é uma grande figura, o tipo de detetive que com certeza marca. Ele está sempre um passo a frente e tem uma inteligência fora do comum. Além disso, como todo bom detetive, ele também tem sua tragédia pessoal, o que humaniza mais o personagem e o aproxima do leitor.

Apesar de contar com grandes personagens, A FERA INTERIOR é um livro que chama atenção pelo tema de seu enredo. Mesmo que nenhum personagem salvasse e que todos fossem tediosos, ainda assim teríamos um incrível enredo em mãos, uma história sobre a luta para acordar um país diante a impunidade para um crime tão grave e absurdo.


A FERA INTERIOR é um livro fantástico, que preenche seu papel tanto como livro policial, quanto como alerta social. Dizer que é recomendadíssimo é pouco! Quero dar 11 estrelas! 





FICHA DO LIVRO

A FERA INTERIOR
LOTTE & SOREN hAMMER
Editora: VERTIGO
Ano: 2013                   
Nº págs: 448
Gênero: Policial
Coleção: Scandi Crime (azul)

Os livros da VERTIGO são separados por cores:
- Azul: para os Scandi Crimes (literatura escandinava)
- Laranja: Thrillers
- Vermelho: Policial de Época

Comente com o Facebook:

15 comentários:

  1. Não sabia desse livro... Adorei! Quero já!

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Instigante a resenha e depois a sinopse. Achei o que você fez na resenha um grande incentivo para leitura do livro, valorizando o mote. Li da Vertigo o policial histórico Os sete crimes de Roma escrito por Guillaume Prévost, e gostei muito. Agora terei que ler mais 1 da Vertigo.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Já estava na página 244 quando li sua resenha. Gostei muito do que você escreveu mas digo que fiquei preso ao livro mesmo nas 100 primeiras páginas.

    ResponderExcluir
  5. Nossa!
    Que virada!
    Depois de você quase desistir da leitura, acaba dando 11 para o livro, portanto o danado deve ser bom mesmo.
    Adoro livros policiais, porém não tenho me dado bem com os últimos que andei lendo. Espero que esse seja realmente bom.
    Uma semaninha carregadinha de luz e paz!
    “Imagine uma nova história para sua vida e acredite nela.” (Paulo Coelho)
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu sou fã de policiais e adoro esses que acontecem em países diferentes, que fogem do eixo EUA-Inglaterra, que são os cenários mais comuns, acho interessante ver como os métodos de investigação e o sistema judiciário de diferentes países funcionam. Vou ficar de olho nos lançamentos da Vertigo, parece que vem muita coisa boa por aí.

    ResponderExcluir
  7. Gosto muiiiitoo de livros policiais e sua resenha deixa aquela pulga atrás da orelha para sabermos do que, afinal, se trata esse livro. Com certeza tentarei lê-lo.

    ResponderExcluir
  8. Ai mulher!!! Você demorou 2 horas pra ler até a página 100 e ainda achou ruim??

    Fiquei 3 dias lendo outro livro aí pra chegar na 80. Li outro livro. Vou voltar hoje pra ver se desanda. Chato isso né??

    Enfim, gostei da resenha. É legal quando um livro faz a gente torcer ao contrário, rsrs. Adoro isso. Me sinto uma malfeitora, rsrsrs.

    Adorei!!

    Bjks

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Nossa, eu ia dizer que não ia nem chegar perto desse livro, mas depois do que disse, eu to querendo saber tim tim por tim tim, entendo seu ponto de vista sobre os assassinos e os policiais, quantas as vezes o povo também não faz injustiças por engano da internet ou boatos, sempre defendi que deveríamos fazer algo, mas depois de ver que o povo é sempre movido por alguém e que se engana muitas vezes, posso dizer que tenho medo até da internet ultimamente, as pessoas não buscam a informação para ver se é verídica, alguns agem no impulso e podem cometer uma grande injustiça e não ter como se arrepender depois. Hoje já não sei, se as tecnologias são boas ou ruins, porque a pessoas leigas que só fazem burradas. Desculpa o desabafo, mas vi cada coisa na internet ultimamente que somente uma foto, é distorcida de tal maneira, que muitos acreditam na mentira. Beijos Elis!!!

    http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Muito bom este livro,não é? Foi um dos melhores que li da editora até o momento. Fiquei encantada com a trama e personagens. Muita emoção rolou nas páginas. Não conseguia dar uma pausa na leitura,por ser viciante. Quando vi já havia acabado de ler. E ficou aquele gostinho de querer mais. Apaixonante.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Adorei a resenha, ja tenho o livro na minha lista de desejados mas agora to com uma urgencia para ler.
    Engraçado que a ideia que tenho da Dinamarca nunca me fez pensar que nesse pais um crime tao pesado poderia sair impune, muito os autores tratarem do tema tambem como uma forma de denuncia para leis tao brandas.

    ResponderExcluir
  12. É complicado quando se chega a página 100 de um livro, e não se sente envolvido por ele. Mas que bom que você não desistiu dele e continuou a leitura. Posso dizer que fiquei bastante curioso pra ler esse livro. Gosto bastante de tramas em que rolam essas vinganças. Nada de esperar que o "universo" se vingue. Espero ter a oportunidade de ler em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  13. AGORA que eu tô começando a entender o que é um selo...
    Mas enfim, pelo jeito esse envolve bem o que eu gosto! <3
    Fiquei curiosa pra saber mais detalhes dessa obra, acho que vou acabar procurando a sinopse kkkk
    Ali no que você disse sobre as leis da Dinamarca me fez pensar que muitas vezes reclamamos do Brasil, mas às vezes "lá fora" é pior :(

    ResponderExcluir
  14. Gosto muito de livros que envolvem investigação, mas curiosamente não li nada desse selo ainda. Preciso corrigir essa falha.
    Vc me deixou curiosa sobre as leis da Dinamarca. Não sei sobre qual tipo de crime estamos falando aqui, mas será possivel que exista algum lugar do mundo mais corrupto, permissível e com leis mais maleáveis que as brasileiras?

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.