19 de julho de 2013

RESENHA: UMA QUESTÃO DE SEGUNDOS - Harlan Coben (Ed. Arqueiro)

Oi, gente.

Passamos quase duas semanas sem resenha policial, mas, para fechar bem essa sexta, vou ter que falar sobre um livro do gênero. No começo do mês a ARQUEIRO lançou mais um livro do adorado HARLAN COBEN: UMA QUESTÃO DE SEGUNDOS, segundo volume da série Mickey Bolitar.

Uma Questão de SegundosSINOPSE: Mickey Bolitar nunca teve uma vida normal. Até os 15 anos, ele morou em diversos países por causa do trabalho beneficente dos pais. Quando, por fim, os três se estabeleceram nos Estados Unidos, o pai morreu em um acidente de carro e a mãe acabou internada em uma clínica de reabilitação. Forçado a morar com seu tio Myron, Mickey descobre que está sendo vigiado por uma organização secreta chamada Abrigo Abeona e começa a investigá-la.
Uma das poucas pessoas que podem ajudá-lo é dona Morcega, uma vizinha reclusa e de passado obscuro, mas suas revelações geram mais confusão. Quando mostra a Mickey a foto de um nazista cruel que perseguiu a família dela, ele reconhece o paramédico que anunciou a morte de seu pai. Será que o homem mentiu e Brad Bolitar ainda está vivo?
Enquanto Mickey é assombrado pelas dúvidas, a tragédia se abate sobre a cidade de Kasselton. Durante um suposto assalto, a mãe de sua amiga Rachel Caldwell morre e a garota é baleada. Com receio de que o incidente seja mais um ataque às pessoas que estão ligadas ao Abrigo Abeona, Mickey se junta aos amigos Ema e Colherada para descobrir quem é o criminoso.
Nesta sequência da série iniciada com Refúgio, Mickey precisa correr para proteger aqueles que mais ama, ainda que não saiba exatamente quem é o inimigo.

Gostei de REFÚGIO, primeiro volume dessa série, contudo, senti que o livro não era tão bom quanto os demais livros do COBEN. O enredo era perfeito, mas Mickey não me deixava confortável na leitura, e não conseguia criar laços com o rapaz, por isso, foi com certa desconfiança que comecei UMA QUESTÃO DE SEGUNDOS.

E esse segundo volume veio para mostrar que eu estava completamente enganada sobre a série! Deliciei-me com a leitura, achei o enredo cativante, e simpatizei um pouco mais com Mickey.

Vejam bem, Mickey ainda não me convenceu como personagem principal, mas senti que nesse segundo volume o rapaz amadureceu, passou a ouvir mais as pessoas e seus diálogos deixaram de ser tão rasos, coisas que me incomodaram imensamente em REFÚGIO.

A relação com o tio Miron começa a melhorar e gostei de ver esses laços se formando, acredito que até o final da série teremos uma dupla imbatível.

Os demais personagens também me agradaram muito, mas o que eu mais gostei em UMA QUESTÃO DE SEGUNDOS, foi o enredo. Acredito que mesmo que o livro contasse com personagens bem pobres, o enredo conseguiria salvá-lo, afinal COBEN começa a mesclar o passado do pai de Mickey com a 2ª Guerra Mundial.

ADORO tudo que se refere à 2ª Guerra, adoro quando os autores vão inserindo suas histórias nessa grande tragédia mundial, e vão tirando dela as mais variadas explicações, nos dando verdadeiras aulas de História.

Fiquei completamente presa à leitura e não conseguia soltar o livro de jeito nenhum, queria encontrar a explicação para a conexão com a 2ª Guerra, queria entender, mas, mais que isso, queria ter mais e mais informações sobre esse período.

COBEN foi brilhante nessa sequência e me conquistou por inteiro. Favoritei o livro e espero que a ARQUEIRO não demore a lançar mais um livro dessa série, pois estou muito curiosa para ver o que vem a seguir.

Ah, e para quem leu REFÚGIO e acha que em UMA QUESTÃO DE SEGUNDOS vai encontrar respostas para o Abrigo Abeona, não contem com isso, nesse segundo volume COBEN insere ainda mais informações e acontecimentos para nos deixar completamente curiosos, e isso foi o que mais me conquistou no livro, ver que temos uma trama maior, que pouco se desenvolve, mas que dá margem para se entrelaçar diversas tramas menores que acontecem em uma velocidade empolgante e impossível de soltar.

Por tudo isso, preciso dizer: LEIAM, LEIAM, LEIAM!


COBEN <3



FICHA DO LIVRO





UMA QUESTÃO DE SEGUNDOS
HARLAN COBEN
Editora: ARQUEIRO
Ano: 2013                   
Nº págs: 224
Gênero: Policial, Suspense


Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Quero muito ler essa série. E acabei de descobrir que se Refúgio não me empolgar, não devo desanimar. :)

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Quase tive um ataque cardíaco ao ler a última página, a última frase e quis imediatamente matar o autor! Amo Coben, amo seus livros e não vejo a hora dessa série continuar! *_*

    ResponderExcluir
  3. Ainda não li Refúgio e Uma Questão de Segundos, mas já li diversos livros da série do Myron Bolitar e fora das séries e amo esse autor.

    ResponderExcluir
  4. Como não ler um livro deste? HB é muito bom!
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.