17 de julho de 2013

RESENHA: O PROJETO ROSIE - Graeme Simsion (Ed. Record)

Boa tarde, pessoal!

A resenha de hoje é do muitíssimo comentado O PROJETO ROSIE do GRAEME SIMSION lançado pela editora RECORD.

O Projeto RosieSINOPSE: Perto de completar 40 anos, o peculiar professor de genética Don Tillman havia desistido do amor. Para acompanhar sua rotina severamente cronometrada, com esquema de refeições padronizadas, um cronograma para a execução de cada compromisso (inclusive para a prática de exercícios físicos antes de dormir) e lidar com sua falta de habilidade social, só mesmo a mulher perfeita. E ele já sabe como encontra-la. Ou pelo menos acha que sabe. Ele desenvolve o projeto Esposa Perfeita, um questionário meticuloso que irá ajudá-lo a selecionar candidatas adequadas a seu estilo de vida. Mas quando Don conhece a jovem Rosie ele descobre que nem tudo na vida pode ser programado... e que o amor pode, de repente, vir a seu encontro.

Este mês a editora RECORD surpreendeu os parceiros enviando o livro para todo mundo \o/. Não bastando nos mimar dessa forma, ainda fez diversas ações na internet para que passássemos a conhecer melhor Don, o personagem principal e criador do PROJETO ROSIE, e para que pudéssemos calcular nossa compatibilidade com ele. Resultado: Don é exigente demais e é impossível ser compatível com este ser.

O livro é engraçadíssimo e apesar das “nóias” de Don, adorei o personagem. Ele é neurótico, metódico, exigente, cheio de manias e peculiaridades. Ele é como as mocinhas dos Chick Lit: está quase nos 40 e quer uma companheira, mas não qualquer companheira, quer uma esposa adequada, que combine com ele em TUDO! Para encontrá-la, faz um questionário gigante, cheio das mais variadas perguntas. No meio dessa pesquisa ele conhece Rosie, uma moça encantadora, mas que não se adéqua em nada no que Don procura. Dessa parceria surge amizade, companheirismo, e muitas risadas, até chegar ao óbvio, rs.

Os dois pontos principais do livro são as pesquisas realizadas por Don, a primeira do Projeto Esposa, e a segunda do Projeto Pai, pois como amigo de Rosie, ele está empenhado em descobrir quem é o pai biológico da garota, e isso fará com que eles vivam grandes aventuras, passem por situações constrangedoras, e compartilhem de diversas opiniões.

Além disso, o livro conta com um vasto esclarecimento sobre a síndrome de Asperge (adoro quando livros de humor abordam assuntos delicados), e também conta com personagens secundários engraçados e cretinos. Leiam para compreenderem.

Identifiquei-me com Don em sua paranóia com horários. Assim como ele, sou uma escrava do relógio e cronometro cada minuto do meu dia de forma metódica. Se algo sai fora do que planejei, fico num mau humor imenso que ninguém suporta. Portanto, Don, querido, compreendo você quanto a esse quesito.


ADOREI O PROJETO ROSIE e acho que todos têm que ler, pois com certeza alguma das neuroses de Don vive em você, leitor. Mas, se você não as tem, leia mesmo assim, com certeza vai enxergar alguém conhecido nas muitas manias de Don e vai se divertir MUITO com isso.



FICHA DO LIVRO

O PROJETO ROSIE
GRAEME SIMSION
Editora: RECORD                       
Ano: 2013                  
Nº págs: 320
Gênero: Romance, Humor

Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Já comprei o meu, tô só esperando chegar! Sinto q ele vai acabar furando a fila de livros na espera por aqui, pq não vejo a hora de começar a ler... :)

    wwww.caldeiraodepensamentos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Céus, acabei de descobrir que preciso desesperadamente desse livro! Preciso de um livro que me faça rir. :)

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Achei o livro diferente, na verdade, o Don é diferente, fiquei curiosa pra saber como a Rosie mexe com ele, a reação dele a isso, o envolvimento dos dois, quero ler ele já.

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.