24 de julho de 2013

RESENHA: A GAROTA QUE EU QUERO - Markus Zusak (Ed. Intrínseca)

Boa tarde, pessoal.

Vou começar a semana falando de mais um livro do MARKUS ZUSAK: A GAROTA QUE EU QUERO, livro que fecha a trilogia dos irmãos Wolf, lançado faz poucos dias pela INTRÍNSECA.

A Garota Que Eu QueroSINOPSE: O Rube nunca amou nenhuma delas. Nunca se importou com elas. Nem é preciso dizer que Rube e eu não somos muito parecidos em matéria de mulher. Cameron Wolfe é o caçula de três irmãos, e o mais quieto da família. Não é nada parecido com Steve, o irmão mais velho e astro do futebol, nem com Rube, o do meio, cheio de charme e coragem e que a cada semana está com uma garota nova. Cameron daria tudo para se aproximar de uma garota daquelas, para amá-la e tratá-la bem, e gosta especialmente da mais recente namorada de Rube, Octavia, com suas ideias brilhantes e olhos verde-mar. Cameron e Rube sempre foram leais um com o outro, mas isso é colocado à prova quando Cam se apaixona por Octavia. Mas por que alguém como ela se interessaria por um perdedor como ele? Octavia, porém, sabe que Cameron é mais interessante do que pensa. Talvez ele tenha algo a dizer, e talvez suas palavras mudem tudo: as vitórias, os amores, as derrotas, a família Wolfe e até ele mesmo.

Há poucos dias postei a resenha de O AZARÃO e BOM DE BRIGA, os dois primeiros volumes dessa trilogia. Eu adorei O AZARÃO e comentei que gostei ainda mais de BOM DE BRIGA, porém, após ler A GAROTA QUE EU QUERO, sou obrigada a dizer que esse é meu preferido da trilogia e também que foi um dos mais belos livros que li esse ano.

Se nos volumes anteriores tive uma simpatia por Sarah, nesse volume não quis nem saber dela. Aliás, nessa continuação eu só quis saber de Cam. O garoto amadureceu, ficou mais intenso em suas palavras, pensamentos e atitudes. Se nos livros anteriores ele mostrava ter uma adoração e admiração por Ruben, em A GAROTA QUE EU QUERO, Cam passou a enxergar todos os defeitos do irmão, a prepotência, a metidez, a galinhagem, etc.

Cam também resolveu nos contar mais sobre sua relação com Steve, seu irmão mais velho. Mas o que torna o livro extremamente belo e apaixonante é o modo como Cam se expõe para o amor. Comentei anteriormente que o personagem se abre e se desnuda em sua narrativa. Nesse terceiro volume percebemos isso muito mais claramente. Temos um Cam que não tem medo de demonstrar seus pensamentos e sentimentos.

Os relatos de seu envolvimento com a primeira namorada são lindos, detalhados e intensos. Aquele tipo de história de amor que dá um apertinho no peito ao ler e que deixa os olhos marejados, não por ser triste, mas por ser descrita de modo infinitamente belo, profundo e singelo.

Cam ganhou meu coração em A GAROTA QUE EU QUERO. Ele se mostrou um rapaz de grande caráter, bom de coração, sincero em seus sentimentos, profundo em suas angústias e perfeito em suas palavras.

Meu primeiro contato com ZUSAK foi com essa trilogia e eu adorei a gradação de preferência que fui tendo durante os volumes. Primeiro achei que BOM DE BRIGA não me agradaria tanto quanto O AZARÃO e me enganei. Depois pensei que A GAROTA QUE EU QUERO não seria como BOM DE BRIGA, eis que o livro entrou para meus favoritos e tomou todas as minhas emoções enquanto lia. Agora entendo o porquê de ZUSAK ser tão aclamado e elogiado.  O cara manda muitíssimo bem!


Quem ainda não teve a oportunidade de ler essa trilogia, pode correr para ler sem medo, mas prepare o coração para morrer de uma verdadeira paixão por A GAROTA QUE EU QUERO. Tenho certeza que muitas leitoras vão sentir vontade de ser a GAROTA QUE CAM QUER ;)


FICHA DO LIVRO

A GAROTA QUE EU QUERO
MARKUS ZUSAK
Editora: INTRÍNSECA                      
Ano: 2013                  
Nº págs: 176
Gênero: Romance, Juvenil



Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Eu não sabia que o livro fazia parte de uma trilogia, mais fiquei curiosa já que ele está sendo super bem comentado.
    Muito boa a resenha, beijos.

    ResponderExcluir
  2. Hum adorei a resenha, estou lendo esse livro no momento mas fiquei de cara ao descobrir que esse livro é uma continuação, já que a Editora Intrínseca não havia deixado isso claro, sei que os outros são da Bertrand mas mesmo assim achei meio chato, pq desavisados como eu vão pegar o livro para ler sem saber que tem outros antes desse.

    ResponderExcluir
  3. Não sabia que era uma trilogia!
    Quero muito ler esse livro!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  4. Eu comprei O Azarão e Bom de Briga por conta de tantos elogios nas resenhas, tô esperando meus livros chegarem... rsrsrsrs
    Assim que tiver uma boa promoção eu compro A Garota que eu quero...

    bjs,
    Camila Márcia
    @camila_marcia
    De Livro em Livro
    Devaneios Fugazes

    ResponderExcluir
  5. Ai Mari, você me deixa cada vez mais louca pra ler essa trilogia. Preciso dos livros!

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Mari,

    Nossa que análise dos livros, ainda não conheço o autor, mas após ler esse post tenho uma imensa vontade de lê-lo. Creio que quero ser a garota que Cam quer. Beijokas elis

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.