5 de dezembro de 2012

RESENHA: O ESTRANHO - CAMILLA LÄCKBERG (ED. PLANETA)


Bom dia, queridos!

A resenha de hoje é um tantinho especial, pois vou falar sobre meu primeiro contato com a autora CAMILLA LÄCKBERG. Solicitei com a editora PLANETA o último lançamento dela, O ESTRANHO, e imediatamente mergulhei numa leitura bastante fluida e deliciosa.


O ESTRANHO conta com duas histórias paralelas que, como em todo bom livro policial, se conectam no final de forma surpreendente. De um lado temos um acidente de carro que deixou uma vítima fatal, os fatos indicam que a motorista estava completamente bêbada. Do outro temos uma jovem que pertencia a um reality show, gravado na cidade, brutalmente assassinada.

Os dois casos parecem não ter ligação nenhuma, mas o detetive Patrik Hedstrom, mesmo estando ocupado com os preparativos para seu casamento, vai conseguir interligá-los.

Isso é tudo que posso falar sobre o enredo, pois não quero correr o risco de dar informações a mais, nem de deixar a resenha enorme, pois gostaria de dizer muitas coisas a respeito do livro.

A principio tive bastante dificuldade na leitura em relação aos nomes dos personagens, como a autora é sueca, os sobrenomes me soaram estranhos, mas nada que não nos acostumemos com a leitura. Uma das coisas que gostei muito foi como a autora conseguiu mostrar o personagem de Patrik apenas citando seus casos passados, sem entregar nada do enredo ou da solução dos casos. Gostei disso por que, como disse no início, esse foi meu primeiro contato com a autora, e não me senti prejudicada por não ter lido os livros anteriores que contam com o detetive como protagonista. Em momento algum me senti sabendo coisas de menos sobre ele, ou sabendo coisas demais que poderiam interferir na leitura dos livros anteriores. O que realmente senti foi uma imensa curiosidade para saber a respeito da vida pessoal de Patrik, sua esposa e cunhada.

Confesso, porém, que os culpados são bastante óbvios. Daqueles que no meio do livro você já tem certeza de quem são e não existe como mudar de opinião. As dicas para se chegar aos culpados são bastante claras e é impossível não desvendá-los. No entanto, a grande surpresa e pegada do livro não é quem cometeu os crimes, e sim o porquê.
A forma como a autora liga as duas histórias é bastante impressionante, mas as razões que ela aponta para os crimes terem sido cometidos são de cair o queixo!

Eu adorei esse primeiro contato que tive com a autora e estou louca para ler outros livros dela. Tenho uma expectativa muito grande de continuar descobrindo seus culpados, mas permanecer me surpreendendo com seus enredos, conexões e razões.

Para quem gosta de policiais, O ESTRANHO é recomendadíssimo!


FICHA DO LIVRO

O ESTRANHO
CAMILA LÄCKBERG
               Ano: 2012                   
Editora: PLANETA 
Nº págs: 368
Gênero: Suspense, Policial



Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. É o segundo livro que leio da autora e estou apaixonada por eles. Adoro a escrita fluida. E, apesar dela relatar o ponto de vista de várias pessoas em cenas paralelas não fiquei perdida (como alguns autores me deixam quando fazem isso).

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.