12 de abril de 2011

RESENHA: CILADA - Harlan Coben (Ed. Sextante)

Bom dia meus queridos.

Essa semana o blog vai estar cheio de resenhas e hoje eu já trago mais uma. Dessa vez nossa resenha é da seção ESPECIAL: AUTORES.

Falei vários dias atrás que em breve teríamos resenha de CILADA, o novo livro do Harlan Coben, e aqui está ela.

CILADA é mais um livro do Harlan que você lê numa sentada só. Sabe aquele tipo de agonia que um livro provoca quando você dá uma pausa na leitura nem que seja só para ir ao banheiro ou comer alguma coisa? Pois é, parar de ler CILADA gera peso na consciência.

Creio que não tenho mais palavras para elogiar o autor. A cada livro dele que leio me surpreendo com sua criatividade e capacidade de cativar o leitor. No entanto, CILADA me cativou de uma forma diferente. Os outros livros do Harlan, por mais que as personagens sejam bem delineadas, a personalidade delas bem explorada, e as histórias profundas, nenhum me tocou da forma sentimental que CILADA conseguiu.

Dan Mercer é um bom homem, trabalha como assistente social e seu objetivo é tirar crianças abandonadas da rua e oferecer-lhes algum tipo de conforto. Divorciado, se dá muito bem com a ex-mulher e com o atual marido dela, servindo muitas vezes de babá à filha do casal. Uma alma boa e rara no mundo. Será?

Wendy Tynes é uma repórter de TV que atrai pedófilos para pegá-los em ação. Seu próximo alvo: o bondoso Dan Mercer. Uma criança de 13 anos o denunciou por abuso. Wendy quer caçá-lo de qualquer forma e derrubar sua máscara de caridoso.

Haley McWaid, 17 anos, excelente estudante, boa filha, nunca se meteu em encrencas, não costumava frequentar festas, um exemplo para os conhecidos. Desaparecida.

Todos eles têm um passado. Todos eles têm um segredo. Todos eles têm a vida ligada por muitas outras pessoas. Todos eles foram prejudicados de alguma forma.

Haley estava magoada. Não havia sido aceita na faculdade da Virgínia. Mas, sumir seria a solução? Por que ela haveria de tomar esse caminho?

Wendy sofre com a morte do marido. Ariana Nasbro atropelou-o enquanto dirigia alcoolizada. Agora ele está morto e ela quer consertar algumas injustiças. Dan Marcer é uma das injustiças à solta. Mas ele jura inocência. Wendy não aceita que a justiça inocentou-o no caso de pedofilia, mas, mesmo assim, aceita ter uma conversa com Dan. No meio da conversa alguém o assassina.

Dan também sofria. Carregava um peso do passado, um peso que jamais sairia de suas costas, um peso que arruinou com seu casamento, um segredo que o levou a uma vida solitária. Mas agora ele estava morto. Wendy não fora a única que o acusou de pedofilia. Ed Grayson tinha fotos do filho de 8 anos nu, fotos tiradas por Dan. Como ele conseguiu enganar as pessoas por tanto tempo?

Mas alguma coisa nessa história não batia. Quem conhecia Dan jurava que ele era inocente e que nunca seria capaz. Jenna, a ex-mulher, sai em defesa dele de todas as formas, e acusa Wendy de ter levado um inocente a morte, e fala que a jornalista tem obrigação de descobrir a verdade sobre Dan.

Assustada e com peso na consciência Wendy resolve ir atrás de respostas, e descobre que ninguém consegue escapar das próprias mentiras.

Mais uma vez Coben reúne personagens completamente diferentes, com passados e vidas que nunca se cruzaram, para entrelaçá-los uns as histórias dos outros.

Pedofilia, álcool, culpa, angústias, tristezas e perdão, são alguns dos temas abordados em CILADA.

Ao contrário de CONFIE EM MIM, NÃO CONTE A NINGUÉM e DESAPARECIDO PARA SEMPRE que acabamos por enxergá-los como livros policiais, pois há algum fator, algum personagem que nos remete a isso, CILADA nos leva a personagens mais profundos e sentimentos mais reais, pois até as autoridades presentes no livro são exploradas em seu lado humano e solidário, com as tristezas e sofrimentos do passado, e com a esperança do presente, e não como “caça-culpados” ou agentes em busca de resolver mistérios a qualquer preço.

CILADA não é meu livro preferido do Harlan, mas é, com certeza, aquele que mais mexeu com meu lado emocional. Aquele que mais conseguiu fazer com que eu sentisse as personagens e suas angústias de forma real e chocante.

FICHA DO LIVRO

CILADA
HARLAN COBEN
Editora: SEXTANTE
Ano: 2011                    
Nº págs: 272
Gênero: Romance Policial

Cortesia da editora para resenha.




Comente com o Facebook:

15 comentários:

  1. Não li mas parace ser um livro maravilhoso. Estou louco para ler o Não Conte a Ninguém.
    :-)

    ResponderExcluir
  2. Puxa, em geral passaria longe desse livro. Com sua resenha, senti uma grande vontade de o ler. Não sou leitor de gêneros policiais, apesar de gostar de alguns títulos. Obrigado pela dica!

    ResponderExcluir
  3. Comecei a ler Cilada. Na verdade estou lendo nesse instante. Comprei essa semana, no sábado, de promoção na Saraiva, mas já depois de ter lido 2 livros do autor. Ainda estou na parte do interrogatório e tenho certeza de que vou adorar. Posso dar uma dica de Autor? Sidney Sheldon, bom mesmo.

    Agatha Christie também está entre as minhas favoritissimas! =)
    Parabéns pelo blog, ótima iniciativa.

    ResponderExcluir
  4. nossa que história!!!!
    com certeza tá na minha lista "quero ler"!!! rs

    otima resenha!! parabens!!!!

    bjos!!!

    ResponderExcluir
  5. Hey, Mari!

    Eu confesso que eu li sua resenha apenas por cima, porque esse será um dos próximos livros que eu vou ler e não quero estragar meu suspense.. ahahaha.
    Mas todo mundo fala muito bem de Cilada mesmo. Eu tenho esse e Não Conte a Ninguém, e estou pronta pra devorar ambos! =)

    Beijocas pra vc!
    E uma lambida dos gatos! huahuahua

    ResponderExcluir
  6. bom eu me apaixonei pro esse livro primeiramente pela capa ..achei lindaaaaaaaaaaa
    segundo pq amooo suspenses policiais, terceiro todas as resenhas que li foram otimas e todos q leram so elogiam esse livro ...
    ele esta na minha lista a uns 2 meses, mas ainda n consegui compra-lo....

    ResponderExcluir
  7. quem percebeu que Frank Tremont (o mesmo personagem de Confie em Mim) está dando o ar da sua graça em Cilada hein? :)

    ResponderExcluir
  8. Eu to loucooooooo nesse livro....

    ME DÁ O SEU!?!?!?!?

    HEHEHE. Pidão? não... Não se perde uma oportunidade de pedir neah!!!

    kkk

    bjuss

    Clodo Junior
    Abstraia-se

    ResponderExcluir
  9. Mari, agora vc me deixou com uma dúvida cruel: Cilada ou Não Conte a Ninguém?
    Ou os dois? ahaha.
    Viu oq suas resenhas fazem? Me deixam falida!
    Bjos

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Muito boa a resenha, espero ler logo *-* não conhecia o livro, mas você apresentou bem ele :D

    ResponderExcluir
  12. Essa vai ser o primeiro livro que vou ler do autor, ele esta ali na estante me esperando já que meu irmao me emprestou...\o/...bela resenha, ja senti que terei uma leitura prazeirosa...beijokas elis

    ResponderExcluir
  13. Tinha visto esse livro por aí nas livrarias mas nunca me chamou muito a atenção pra ler alguma resenha.
    Mas agora que eu li a sua fiquei interessada, parece ser uma história de suspense bem amarrada.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Doida pra ler, ter esse livro, amo muito esse autor, nossa e só tenho um livro dele, acabei de ler me apaixonei, me encantei, quase enloquecir de surpresa, estou querendo tanto "Não conte a ninguém", "Alta tensão", "Fique comigo", "O preço da Vitória", "Confie em mim", "Quando ela se foi" e "Cilada" (na verdade todos), mas esses são os que mais quero. Amei amei a resenha, parabens...
    :)

    ResponderExcluir
  15. O livro é ótimo, com reviravoltas que não acabam mais e uma protagonista das mais apaixonantes. Mas tem um detalhe no final que não me convenceu
    SPOILER

    Não compreendi como Wendy através de um vídeo concluir tudo o que aconteceu com a garota. Achei que ela fez conexões demais, baseada numa pista tão fraca. Ela praticamente adivinhou o que aconteceu. A não ser que alguma pista me tenha passado batido.

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.