28 de abril de 2011

RESENHA: A FARSA - Christopher Reich (Sextante)

Bom dia pessoal.

Vocês estão por dentro do novo lançamento da parceira SEXTANTE?

Como muitos de vocês devem saber agora a SEXTANTE tem um selo especial para seus títulos de Ficção, o ARQUEIRO, e o mais novo lançamento do selo é A TRAIÇÃO do autor Christopher Reich. O lançamento conta com Jonathan Ransom como protagonista. Ransom está em outros dois livros do Christopher, e para tornar o personagem mais conhecido para vocês, antes da resenha de A TRAIÇÃO, teremos resenhas de A FARSA e A VINGANÇA. Começando hoje com A FARSA:

Jonathan Ransom é um respeitado cirurgião que viaja muito com sua esposa e enfermeira Emma. Os dois procuram leva assistência médica a lugares marcados por guerras, terrorismo e desastres naturais. Em um final de semana o casal viaja a fim de esquiar nos Alpes. Jonathan está feliz. Há algum tempo Emma andava esquiva e não participava mais das viagens nem fazia brincadeiras picantes entre os dois, mas nos Alpes o humor de Emma está diferente. Ela está contente, brinca com o marido e até aposta que ainda é melhor que ele no esqui. 

No entanto, a felicidade do casal dura pouco. Com uma tempestade se aproximando e dificultando a visão dos dois, Emma acaba por acidentar-se. Machucada, ela não consegue seguir em frente. Os rádios não funcionam e o casal fica impossibilitado de pedir ajuda. Jonathan tem que ser forte e abandoná-la na neve para poder buscar socorro para a esposa. Quando ele retorna, é tarde demais. Emma está morta e não há mais nada que possa ser feito.

Após a morte da esposa ele recebe um envelope endereçado a ela. Lá dentro, apenas dois recibos de bagagens. Bagagens que se encontravam em uma distante estação de trem. Ao retirar as malas é perseguido por dois homens que o atacam. Ao defender-se, um deles acaba morrendo, e então Jonathan descobre que eram policiais. Intrigado com a perseguição às malas, ele resolve abri-las, eis que encontra uma surpresa: documentos de Eva Kruger. Mas na foto, Eva era Emma!

Confuso, Jonathan começa a se perguntar quem era a esposa e o que ela fazia, qual a razão de tantos segredos. Em uma frenética busca por respostas acaba se deparando com um plano terrorista. E nem tudo é o que parecia, e a FARSA que sempre foi sua vida vai ficando cada vez maior.

A FARSA é o primeiro livro de Reich a ter Jonathan  Ransom como protagonista. É nesse livro que conhecemos a personalidade doce e inocente de Ransom e também as decepções que assolaram sua vida e o ajudaram a transformar-se num espião.

A escrita de Reich é deliciosa e rápida, como todo livro de ação policial deve ser.  O personagem de Jonathan é descrito de forma tão rica, que de imediato criamos grande empatia com ele e com sua confusão de sentimentos. É o tipo de personagem que vai crescendo na trama devido suas decepções; um homem pacato, que vai se tornando corajoso e sagaz. As demais personagens são igualmente bem construídas, mas Jonathan rouba a cena e faz com que queiramos sempre mais.  Por isso, mal posso esperar para começar A VINGANÇA e apresentar essa resenha pra vocês.

Comente com o Facebook: