18 de abril de 2011

SEGUNDAS L&PM: CONTOS DE FANTASMAS

Bom dia queridos!

Começamos mais uma segunda-feira com resenha, e como vocês sabem, segunda é dia de resenha da L&PM.

Escolhi para hoje um livro de contos do Daniel Defoe. O autor é muito conhecido por ter escrito Robinson Crusoé, mas, apesar de ter escrito muitos outros textos, foi Crusoé que o tornou famoso, e pouca gente sabe de outros títulos do autor.

CONTOS DE FANTASMAS
(Daniel Defoe)

 O livro de contos de Defoe, lançado pela L&PM em 1997, é dividido em duas partes: a primeira com contos de Histórias Verdadeiras de Fantasmas, e a segunda com contos de Fantasmas Falsos e Aventuras Divertidas.


Os doze contos do livro giram em torno de histórias fantasmagóricas, mas, apesar disso, a maioria das histórias não causa medo ou susto. No entanto, a simplicidade com que os relatos são contados, nos faz ter a sensação que os fatos realmente aconteceram.

Chamo atenção para os dois primeiros contos do livro.

 A APARIÇÃO DA SENHORA VEAL é um relato até meio óbvio. No decorrer do conto já é possível prever os fatos e saber o final, contudo, nos dá a sensação de ter realmente acontecido. Se a intenção do autor era fazer crer que algum desses contos foi real, esse primeiro conto não deixa dúvidas. Na verdade, acho que todo mundo já ouviu história semelhante a do conto e pessoas que juraram ela ser real, daí o sentimento de verossimilhança.

O FANTASMA DE TODOS OS CÔMODOS foi o único conto que me causou medo. Creio que por estar na primeira parte, nas Histórias Verdadeiras, ele mexe com o imaginário do leitor, pois não se trata apenas de um conto sobre fantasmas, e sim sobre a personificação do mal na figura do diabo.

Uma vez que não gostei de Robinson Crusoé, as narrativas curtas do Defoe me surpreenderam bastante, mesmo não causando medo, o livro é agradável de ler e nos leva a conhecer um outro lado do autor. Daniel nos leva a crer que as histórias de fato são reais, e se não são... Faltou bem pouco para me fazer crer que eram. 



Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Gosto de contos, e está uma indicação legal, gostei da sua resenha...ha descobri que na Nobel aqui da minha cidade tem muitossss livros da LP&M e já comprei um, sempre que eu puder quero comprar um lá agora, amo ficar olhando os livros...\o/...beijokas elis!!!

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.