20 de abril de 2011

RESENHA: JULIETA - Anne Fortier (Ed. Sextante)


Boa tarde queridos.


Apresento para vocês a resenha de um livro fantástico que li. Confesso que é um livro um pouco complicado de resenhar, pois além de ter muitas informações, fica sempre o receio de contar alguma coisa que não deveria.  



O livro é JULIETA, de Anne Fortier. Ao olhar para a capa e o título logo sabemos, ou achamos que sabemos, sobre o que o livro vai falar. Sem dúvida, todos conhecem a história de Romeu e Julieta. Shakespeare imortalizou o amor dos jovens, mas Anne Fortier foi além, ela desvendou a verdade por trás do romance mais conhecido da literatura. E a descoberta é que a maior das histórias de amor não é uma mera ficção literária, mas sim uma história real que aconteceu em Siena no ano de 1340. Uma história real de confrontos familiares, busca pelo poder, amor, morte, vingança e maldição. 




JULIETA é uma mistura de romance histórico (que desvenda todo o mistério por trás das figuras de Romeu e Julieta) e ficção. A história que conhecemos pelas mãos de Shakespeare é apenas uma das tantas versões que atravessaram os séculos. Fortier foi a fundo numa pesquisa histórica para revelar a verdade por trás do maior e mais famoso romance, brindando o leitor com uma narrativa incrível e cheia de informações. 


Julia Jacobs é uma doce mulher. Leciona para crianças as histórias do Bardo e desde sua infância tem uma profunda ligação com o romance shakespeariano ROMEU & JULIETA. Julia é calma, romântica, sonhadora e recatada, nunca teve um romance e sonha com seu príncipe.

Janice Jacobs é sua irmã. Completamente diferente de Julia, ela é ativa, engraçada, atrevida e sem pudor. Tem um humor ácido e provocante, e o usa para provocar Julia. Duas irmãs completamente diferentes, mas com alguma coisa em comum: são gêmeas.

Quando tinham 3 anos a família das meninas morreu. Órfãs, foram levadas da Itália para os Estados Unidos por sua tia-avó Rose. Rose sempre fora amorosa e criara as meninas como filhas, porém, omitindo tudo que se relacionava com o passado, com a Itália e com a família delas.

Sem ninguém no mundo, elas viam na figura da tia e do mordomo Umberto a única família. Umberto é a figura masculina que as meninas veem como pai. No entanto, o jeito impetuoso de Janice faz com que a relação deles seja fria e distante, enquanto que com Julia seja cheia de afeto e conselhos.

Com a morte de Rose Julia sente-se perdida. A tia deixara a casa e todo o dinheiro para Janice. Julia fica magoada, afinal, ela sempre havia sido a gêmea boa, qual a razão da tia Rose fazer isso? É quando Umberto lhe entrega uma carta de tia Rose. Na carta, a explicação: sua mãe havia deixado um tesouro para ela, um tesouro na Itália e Janice não deveria saber, por isso ela havia deixado os bens para Janice, para que as coisas ficassem em igualdade entre as irmãs. Junto com a carta, uma passagem para Itália e uma revelação: seu verdadeiro nome era Giulieta Tolomei. Intrigada com a revelação e sem nada a perder, Julia decide partir para Itália em busca de seu tesouro, sua identidade, e a verdade sobre seu passado.

Na Itália Julia conhece Eva Maria Salimbeni, uma mulher fina e elegante que prontamente a ajuda. Ao saber o verdadeiro nome de Julia, ela diz que sabe muito sobre os Tolomei, inclusive que ela, Julia, descende de outra Giulieta Tolomei, a Giulieta que viveu a tragédia contada por Shakespeare.

Sem acreditar nas revelações de Eva, Julia resolve procurar mais informações sobre seu passado. É quando encontra uma caixa que sua mãe lhe havia deixado. Na caixa, muitos papéis velhos, o diário do pintor italiano Maestro Ambrogio e uma edição antiga de Romeu e Julieta de Shakespeare.

Na leitura do diário, Julia se depara com uma verdade: Sim, ela era descendente da Julieta shakespeariana. E mais que isso, não era uma obra de ficção, a história de amor entre os dois jovens havia de fato acontecido, mas em Siena, não em Verona. Os Montechios e Capuletos não existiram, eles eram os Tolomei e os Salimbeni, e Romeu, era um Marescotti. A tragédia que envolveu o amor dos dois jovens foi muito maior do que o romance escrito pelo Bardo.

No diário de Ambrogio, Julia descobre que os Tolomei e os Salimbeni não foram apenas famílias rivais em busca de poder, e sim famílias amaldiçoadas pela morte do jovem Romeo Marescotti. Agora Julia tem que descobrir a verdade por trás desse triângulo familiar do passado e os mistérios que cercam sua vida no presente.

O passado a levará ao encontro de um secreto e valioso tesouro, enquanto o presente a colocará diante de um amor: Alessandro Salimbeni, mas poderia uma Tolomei e um Salimbeni se unir par quebrar a maldição que durante séculos levou as duas famílias à morte?

JULIETA nos leva uma volta ao passado, mais precisamente ao ano de 1340, para que conheçamos a verdadeira história imortalizada na literatura mundial. Shakespeare não a contou como realmente acontecera, mas Anne Fortier brinda o leitor com páginas e mais páginas de História, informações e curiosidades que revelam novas passagens de um romance tão conhecido. Mais que isso, Fortier transforma o livro em uma verdadeira caçada por identidade e tesouro; com uma mistura surpreendente de passado e presente, a autora nos instiga a procurar as relações desses dois tempos para que façamos conjecturas acerca da narrativa, e o melhor de tudo é que as revelações nunca são o que pensamos e nem todos são quem parecem ser, mas todos querem alguma coisa.

JULIETA é um romance doce, mas com aquele toque especial de pimenta, que faz com que a narrativa tenha uma energia deliciosa e nos conquiste do começo ao fim. Diria, portanto, que não é apenas um romance histórico, mas um maravilhoso romance histórico policial que TEM que ser lido por todos.


FICHA DO LIVRO


JULIETA
ANNE FORTIER 
Editora: SEXTANTE

Ano: 2011                    

Nº págs: 445
Gênero: Romance Histórico

Cortesia da editora para resenha.






Comente com o Facebook:

28 comentários:

  1. Tenho vontade de ler esse livro, parece ser muito bom. Sem falar que a capa é linda :)
    Beeeijos

    Marina - http://distribuindosonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Gostei da resenha.
    vou procurar este livro.
    Beijos
    ..........................
    www.rimasdopreto.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Mari, gostaria de parabenizá-la pela resenha, entretanto não concordo em um ponto: quando você diz que Fortier conta a "verdadeira história" sobre Romeu & Julieta. Pois bem, na verdade, a escritora utiliza alguns elementos reais incorporados à narrativa; além do mais, não há como saber se existiu uma peleja que tivesse terminado do modo como conhecemos a história dos "eternos enamorados", assim, o que podemos dizer com um pouco mais de certeza é que durante a Idade Média a disputa entre famílias era algo comum e que, portanto, Shakespeare poderia ter se baseado em algum caso que tenha chegado ao seu conhecimento para compor os personagens de sua tragédia, o que, é claro, não o coloca como pioneiro nesta questão, pois, antes dele, Fernando de Rojas (pelo menos está atribuído a ele) teria escrito uma história semelhante, atualmente conhecida como La Celestina, mas que anteriormente teve chegou a ser chamada de: Comedia de Calisto y Melibea e depois Tragicomédia de Calisto e Melibea. Enfim, gosto muito de falar e, neste caso, escrever sobre literatura e confesso fiquei muito feliz ao saber que algum dos meus amigos do Skoob leu esse livro, o que me permitiu fazer essas considerações.
    Beijocas ;)
    http://conformealetra.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela resenha Mari! Estou ansiosa para ler Julieta. Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela resenha Mari
    Nossa, eu não fazia idéia que o livro era desse jeito.
    Nunca me interessei por ele por causa da capa e o nome, mas a história parece ser mais legal do que pensei.

    Thiago
    http://outroconceito.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Adorei a reseha!
    TInha ouvido falar desse livro antes, e já estava com vontade de ler, depois de ler a resenha essa vontade só aumentou.
    Adoro romances históricos, e fiquei surpresa em saber que a história de Romeu e Julieta é baseada em fatos reais.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Esse livro já tá aqui em casa e na minha lista dos próximos livros que lerei!
    Estou muito afim de ler o livro... me encantei pela história e pela capa!!!
    Deve ser mto bom! *-*

    Beijos
    Ale
    http://introducingyouabook.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito da resenha, e sendo um romance histórico policial, com certeza vou querer ler, e o que é essa capa, muito linda....beijokas elis!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Romeu e Julieta meu clássico prefiro apesar de épico e indomável é o que mais me seduz por sua singularidade e descrição adorei o blog

    ResponderExcluir
  10. Esse romance deve ser lindo de ler. Mesmo que seja um romance parecido com o de Romeu e Julieta só por lembrar me faz delirar. Otimo blog, beijos

    ResponderExcluir
  11. Estou doida atrás desselivro faz um bom tempo!
    Achei na história tudo o q eu gosto de ler, parece ser aquele livro q te prende!!

    Parabéns pela resenha,ótima!!

    bjoos

    kastmaker.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Parece ser bem interessante! Gostei da resenha!
    Parabens! :D

    ResponderExcluir
  13. Louca para ler, desde que li a resnha de outros blogs, ahh parabens pela resenha

    ResponderExcluir
  14. Estou ansioso para ganhar este livro e para devorá-lo.

    ResponderExcluir
  15. Confesso que não dei nada pra capa desse livro, e nem pro começo da sua resenha, mas conforme fui lendo meu interesse surgiu e cresceu bastante até o final da leitura, gostei da ideia desse livro, de contar além da história conhecida por todos. Parabéns pela resenha :)

    ResponderExcluir
  16. quero muuito ler esse livro, já tinha até lido outras resenhas *-*

    ResponderExcluir
  17. Aii, minha amiga leu e falou que é maravilhoso o livro !
    Quero muito ler agora *--*

    ResponderExcluir
  18. Quero muito ler esse livro, parece ser o máximo!
    Parabéns pela resenha :D

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. P falar a verdade n tinha interece no livro, mas depois dessa resenha deu vontade de ler.

    ResponderExcluir
  21. Nosssa quando li essa resnha fiquei commais vontada de ler o livro... ele para ser muito bom e pelo que voce escreveu uma historia fascinante!

    ResponderExcluir
  22. Ouvi ótimas criticas sobre este livro e estou louco para ler

    ResponderExcluir
  23. O livro parece ser muito bom.
    louca para ler.

    ResponderExcluir
  24. Uau! Adorei a resenha, fiquei ainda mais anciosa para ler esse livro.
    Fantástico!

    ResponderExcluir
  25. Louca para ler.
    Sou apaixonada pela história de Romeu e Julieta.
    Amei seu blog.
    Sua resenha me deixou com mais vontade ainda de querer ler.
    beijos.

    ResponderExcluir
  26. Louca para ler, desde que li a resnha de outros blogs, e a sua está de parabens também ótima resenha ;)

    @angelKiller_

    ResponderExcluir
  27. Esta capa é simplesmente maravilhosa, chega a ser hipnotisante!!
    Não sabia praticamente nada sobre a história do livro e não imaginava que ele continha uma história tão interessante e pelo que pude perceber intensa!
    Ainda prefiro os sobrenomes como Montechios e Capuletos, não sei acho tão nobres ;D
    Parabéns pela resenha, está bem completa, agora fiquei com muito mais vontade de ler este livro x)
    Bjs ~~~~

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.