27 de agosto de 2014

RESENHA: MEU INVERNO EM ZEROLÃNDIA - Paola Predicatori (Ed. Suma de Letras)



Olá, pessoal.

Hoje vou falar sobre o lindíssimo MEU INVERNO EM ZEROLÂNDIA, da italiana PAOLA PREDICATORI, lançado pela SUMA DE LETRAS.

Meu Inverno em Zerolândia MEU INVERNO EM ZEROLÂNDIA
PAOLA PREDICATORI
Editora: SUMA DE LETRAS              
Ano: 2014                  
Nº págs: 184          
Gênero: Drama, Romance

SINOPSE: Romance de estreia da italiana Paola Predicatori, Meu inverno em Zerolândia é a história de uma perda, da vida escolar conturbada e dos caminhos desajeitados e incertos que o amor pode tomar. Alessandra tem 17 anos quando sua mãe morre. Sua dor é como uma redoma e quando retorna à escola, se afasta dos amigos e vai sentar junto a Gabriel, conhecido como Zero, a nulidade da turma. Deseja apenas ser ignorada, como acontece com ele. Zero, porém, é mais interessante do que parece. Em sua falsa indiferença, é atento e sensível. É ele quem socorre Alessandra, aparecendo inesperadamente ao seu lado quando ela precisa de ajuda. Viram um par: Zero e Zeta. Aos poucos, um sentimento indefinível ganha forma entre as paredes da classe e a praia de inverno, surgindo uma história delicada e forte que mudará para sempre a vida desse casal de adolescentes. De maneira realista, Meu inverno em Zerolândia mostra a juventude italiana e seu cotidiano, em uma história dura e envolvente, capaz de mostrar que a soma de dois zeros não é zero, mas sim dois. 

Apesar de detestar romances adolescentes, resolvi ler MEU INVERNO EM ZEROLÂNDIA apostando que seria uma coisa diferente, e de fato foi J Não que não tenha o mimimi adolescente dos romances escritos para essa idade, até tem, mas o caso é que o mimimi é feito por motivos reais, verdadeiros, e não por conta daquela bobajada de adolescente de colocar o amor de um garoto como a coisa mais importante na vida.

Alessandra é a adolescente que perdeu a mãe para o câncer, e isso garante as passagens mais lindas e tocantes do livro. É impossível não sentir o coração apertar e ir a boca com as descrições que a protagonista faz da mãe e da relação que vivia com ela. É impossível para qualquer filho não se enxergar em uma ou outra situação, seja ela de companheirismo ou de briga. Todo mundo vai conseguir se achar em um momento ou outro dessa tocante história.

Fragilizada com a morte da mãe, Alessandra, que enxerga seus amigos adolescentes como superficiais (exatamente como são nesses romances e por isso eu os odeio), se afasta e passa a sentar com o garoto mais impopular da turma, Gabriel, chamado por todos de Zero. É dessa convivência que nasce um sentimento e uma relação de amor bastante confusa, que nos deixa perdido em relação aos sentimentos e atitudes dos personagens. Ora parece que vão viver uma intensa história de amor, outras que será algo passageiro, sem importância.

Gostei muito da forma como PAOLA expôs o relacionamento dos adolescentes, mas não vou dizer que a mesmice abordada quanto ao “garoto perdido” não me incomodou, porque foi ela a responsável por o livro não ter uma avaliação mais elevada. Não que Gabriel faça o estilo “bad boy” tão comum nos enredos de hoje, mas, ainda assim, o garoto foi retratado como o “malandro”. A autora foi tão feliz no diferencial que apresentou, que não precisava ter colocado Gabriel como o “bad boy” da história. Ele é aquele garoto pobre, que senta no fundão, não tem esperanças e expectativas na vida... Tão igual a tantos outros livros. Gostaria de Gabriel fosse diferente quanto a isso. Contudo, um diferencial saltou das páginas, foi que apesar dessa mesmice toda, ele não se encosta em Alessandra, não a usa como uma escada para subir ou chegar em algum lugar, pelo contrário, suas convicções são fortes, e ele leva a vida como bem entende, não é o rapazinho que muda por amor. 

O final foi a parte que mais gostei, pois foi BASTANTE diferente dos romances adolescentes comuns. Fosse só pelo intenso e tocante retrato do relacionamento com a mãe, teria dado 5 estrelas para MEU INVERNO EM ZEROLÂNDIA sem pestanejar, mas por conta de uma coisinha ou outra que não gostei em Gabriel, baixei para 4 estrelas, mesmo assim, considerei uma excelente leitura e que vale muito à pena. Confiram!


Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Não imaginei que pudesse ser um livro tão lindo, Mari. Estava com receio de que fosse mais do mesmo, mas agora fiquei com vontade de ler. Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá Mari,
    Puxa eu ainda não tinha ouvido falar desse livro e, confesso, minha surpresa em relação ao enredo, mas mesmo assim não me despertou tanto interesse... não por enquanto.

    xoxo
    Mila F.
    @camila_marcia
    http://www.delivroemlivro.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Mari, eu não tinha a menor noção sobre o que era esse livro. Depois de ler a sinopse e a sua resenha, percebi que ele deve ser lindo, um livro de se emocionar mesmo. Sinto que vou chorar demais lendo ele, mas mesmo assim fiquei curiosa. Espero ter a chance de lê-lo logo.

    Beijos,
    Adri
    Stolen Nights

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.