26 de agosto de 2014

RESENHA: PLACEBO - Steven James (Ed. Nacional)



Boa tarde, pessoal!

A resenha de hoje é do meu gênero favorito: policial, e do meu autor favorito do gênero: STEVEN JAMES <3 Vou falar sobre PLACEBO, lançado pela editora NACIONAL.

PlaceboPLACEBO (Vol.1)
STEVEN JAMES
Série: A Experiência de Jevin Banks
Editora: NACIONAL              
Ano: 2014                  
Nº págs: 384
Gênero: Policial

SINOPSE: Ilusionismo, ciência e magia negra. Uma combinação improvável, com resultados eletrizantes. Ao investigar um polêmico centro de pesquisa neurológica para seu programa televisivo, o ex-ilusionista Jevin Banks descobre uma conspiração envolvendo o Pentágono e uma das maiores companhias farmacêuticas do mundo. Jevin está atrás de respostas, não apenas sobre o duvidoso programa de comunicação telepática e o que está por trás dele, mas também para a tragédia familiar que ele sofreu. Placebo explora os limites da ciência, da consciência e da fé. Este livro leva o leitor a uma jornada intensa, em um mundo onde homens de negócios, políticos e militares atuam por trás dos panos o tempo todo, e nada é o que parece ser! 

Desde que li O PEÃO, primeiro livro da série OS ARQUIVOS DE BOWERS, do JAMES, fiquei apaixonada pelo autor. Considero que hoje a editora NACIONAL é a responsável por lançar a melhor série policial da atualidade, e agora, depois de ler PLACEBO tenho que dizer que a editora é responsável por lançar as duas melhores seres policiais do momento, ambas do JAMES.

O que mais gostei em PLACEBO foi a impossibilidade de comparação com a série anterior. A única coisa passível de comparação entre as duas séries são as pessoas das narrativas, pois em ambas temos o personagem principal contando sua história em primeira pessoa, e outros fatos acontecendo, esses narrados em terceira, mas as comparações terminam aí, pois PLACEBO não é uma série puramente policial, ela pende também para o lado da ficção científica, falando sobre conexão entre pessoas através do pensamento, poder de ação e reação através da mente, e vários outros fatores; se fosse para fazer uma comparação, diria que PLACEBO lembra bastante o seriado FRINGE, mas, obviamente, não deixa de ter a pegada de ação dos livros policiais, nem de explorar o lado político que envolve os experimentos.

O protagonista é bastante diferente e deixa a história ainda mais soberba, pois ele não é um policial, detetive, investigador ou alguém ligado a lei, pelo contrário, ele é um ilusionista! Isso mesmo, um David Copperfield, rs. Sua especialidade é o escapismo e ele consegue sair dos mais diversos locais, nem sempre ileso. A única característica que o personagem tem em comum com os diversos heróis desse gênero é sua vida pessoal. Ele é viúvo (como muitos dos protagonistas policiais são) e mesmo depois de passado algum tempo ainda sofre pela morte da ex-mulher e dos filhos gêmeos, contudo, mesmo nessa mesmice, JAMES conseguiu apresentar um diferencial, pois Jevin não é um viúvo comum, e isso vocês vão ter que ler para descobrir, pois obviamente não vou contar :D

O enredo é magnífico e fabuloso, mas não vou enganá-los dizendo que não me senti confusa com algumas explicações científicas. Por mais que o autor tenha tentado explicar tudo de forma fácil e compreensível aos leigos, ainda assim senti minha pobre cabecinha dando um nó :S

Quando o Pentágono e o presidente americano foram inseridos na história, para mim,  PLACEBO ganhou um novo fôlego e se tornou mais interessante do que já estava. Já comentei aqui no blog e repito: tenho fascínio por obras que falam sobre presidentes americanos *_*

Mas, apesar de ter achado tudo muito incrível, foram duas as coisas que me chamaram mais atenção e fizeram com que passasse a achar PLACEBO uma série tão excelente quanto OS ARQUIVOS DE BOWERS. A primeira: os insetos. É nojento, eu sei! Mais nojento ainda vai ser quando vocês lerem sobre as vespas e baratas; ainda assim é uma parte fascinante e que prendeu minha atenção de um jeito incrível! Sadismo a parte, foi uma das melhores partes. Segunda: Riah, ou melhor, Dra. Riah, de longe a melhor e mais fascinante personagem de PLACEBO. Também não vou contar as razões, mas seu passado me tirou o fôlego e sua personalidade me arrepiou até o último fio de cabelo. Mulher incrível que promete muito para a continuação. Achei até que ela e sua história é que mereciam ser as protagonistas. Quem sabe isso não acontece em algum próximo volume da série... Estou torcendo.

E como é de praxe nos livros do STEVEN JAMES, vocês devem estar preparados para uma miscelânea incrível de assuntos: ligação entre irmãos gêmeos, indústria farmacêutica, assassinos treinados, maldições, vodu, pesquisas médicas reais e muito mais. É absolutamente incrível a forma como ele consegue unir tantos elementos.

Para quem gosta de livros policiais inteligentes, STEVEN JAMES é o autor certo! A cada livro amo mais esse homem. Espero que a editora NACIONAL lance em breve a continuação de PLACEBO, estou louca para conferir. Livro verdadeiramente EXCELENTE! Claro que foi para os favoritos *_* Super recomendo! <3




Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Se lembra Fringe não precisa dizer mais nada. Certo que que vou ler. kkkkkk Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Mari, ainda não consegui ler a série Os Arquivos de Bowers, porque estou tentando conseguir o primeiro por troca e não acho, mas a cada comentário seu sobre os livros do autor me dá mais vontade de ler. Não sabia que Placebo seria tão bom, e o melhor é que ele é o primeiro da série, então é mais fácil de eu consegui-lo *--*. Espero conseguir logo ler um livro desse autor que você gosta tanto, e gostar bastante das histórias.

    Beijos,
    Adri
    Stolen Nights

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.